Herança: segredos escondidos no final do filme na Netflix
Herança, filme na Netflix, tem um final cheio de segredos. Analisamos os detalhes e explicamos tudo para você!
Lançado em maio de 2020, o filme Herança (Inheritance) chegou recentemente na Netflix e está fazendo muito sucesso.
A história segue uma promotora distrital que trabalha para estabelecer seu próprio legado, além de sua família proeminente e poderosa. Mas, quando seu pai morre repentinamente e deixa para ela seu segredo mais sombrio, ela herda uma vida inteira de decepções e verdades perturbadoras que ameaçam virar sua vida inteira.
Estrelado por Lily Collins e Simon Pegg, Herança recebeu principalmente críticas negativas, mas isso não impediu do público colocá-lo em primeiro lugar na Netflix. E, se você assistiu Herança e continua confuso sobre algumas das reviravoltas do filme, nós contamos todos os segredos a seguir!
Em Herança, por que Archer contou a Lauren sobre o bunker?
Uma das maiores questões de Herança é por que Archer Monroe (Patrick Warburton) deixa para sua filha, Lauren (Collins), o vídeo contando a ela sobre seu bunker secreto em primeiro lugar.
Se ele não tivesse deixado o vídeo para ela – que até diz a ela que “a verdade deve permanecer enterrada“, insinuando que ele não quer que ela liberte o homem que manteve preso nos últimos 30 anos, mas só quer que ela saiba sobre ele -, então Carson (Pegg) teria eventualmente falecido lá. E o segredo de Archer teria morrido com ele.
Durante grande parte do filme, a única explicação parece ser que, embora Archer tenha mantido um homem prisioneiro por décadas, ele traçou a linha do homicídio culposo.
Leia também: Herança: filme sucesso na Netflix tem história real? Eis a verdade
No entanto, no final do filme, outras explicações possíveis se apresentaram. A primeira é que Archer queria que alguém soubesse o que realmente havia acontecido com o pedestre que ele havia atropelado 30 anos antes.
Depois que o jovem estudante promissor — o verdadeiro Morgan Warner — foi morto e enterrado na floresta, Morgan foi declarado como uma pessoa desaparecida. E é possível que a culpa de Archer não o deixasse levar o segredo do destino de Morgan para o túmulo.
Mas a outra razão pela qual Archer pode ter contado a Lauren é que ele pode ter acreditado que Carson era o pai biológico de Lauren. E ele pensou que devia a ela a verdade sobre sua paternidade.
Ambas as possibilidades que se apresentam no final do filme fazem muito mais sentido do que o que está implícito no início. No entanto, nunca saberemos com certeza a motivação de Archer.
Por que a herança de Lauren era muito menor que a de seu irmão?
Na leitura do testamento de Archer Monroe, sua mãe, Catherine (Connie Nielsen), e seu irmão, William (Chace Crawford), ficam chocados quando cada um recebe milhões de dólares da fortuna de Archer. Tudo isso, enquanto Lauren recebe um valor comparativamente insignificante de um milhão de dólares.
Repetidas vezes ao longo do filme, os personagens garantem a Lauren que seu pai a amava. E que ela não deveria ler muito sobre sua herança reduzida. Catherine e William até tentam dar a ela uma parte do dinheiro, embora Lauren insista que não o quer.
Então, se Archer amava tanto Lauren e tinha orgulho dela — o que ele até reitera no vídeo que deixou para ela — por que ele comunicaria o contrário em seu testamento?
Lauren assume que é porque ela se tornou promotora distrital. Uma carreira que Archer desaprovava, mas mais tarde descobrimos que ele realmente mexeu os pauzinhos para conseguir aquele emprego para ela. Então essa explicação não se sustenta.
Tal como acontece com muitas das questões levantadas em Herança, o filme nunca nos dá uma resposta explícita sobre o que realmente estava acontecendo. Mas podemos fazer um palpite.
É possível que porque Archer sabia (ou pelo menos suspeitava) que Lauren não era sua filha biológica, ele decidiu que ela tinha direito a menos de sua fortuna.
Mas o que parece mais provável é que ele deixou uma parte muito maior para William, porque ele era o responsável por pagar os subornos. Estes que manteriam ele e Lauren em seus empregos de alta potência — uma tarefa da qual Lauren nada sabia.
Quem foi Morgan Warner?
Na maior parte de Herança, o personagem de Simon Pegg atende pelo nome de Morgan Warner. Um ex-amigo e parceiro de negócios de Archer cuja vida deu uma guinada brusca quando Archer atropelou e matou um pedestre com seu carro e insistiu em enterrá-lo na floresta em vez de indo para a polícia.
Morgan afirma que estava determinado a fazer a coisa certa e que seus princípios lhe custaram a liberdade. Ele diz que, em vez de permitir que Morgan fosse à polícia, Archer o trancou no bunker por 30 anos para encobrir seu crime.
O que William e Archer fizeram para reeleger William?
No início de Herança, Lauren se orgulha da carreira de seu irmão William no Congresso. Pensando que ele é um político decente e honrado que conquistou seu cargo. Enquanto ela equilibra seu próprio número de casos de promotoria, Lauren ainda arranja tempo para fazer campanha ativamente pela reeleição de William. Dessa forma, falando em seus comícios e dando elogios à imprensa.
Quando começam a surgir rumores de que a campanha de William pode ter sida paga por votos, Lauren os descarta como uma campanha de difamação suja sem um pingo de verdade.
Mas, quando Lauren descobre a existência de Carson (alegando ser Morgan), ele revela que muitas das verdades que ela acha que sabe não são realmente o que parecem.
Acontece que, embora Archer estivesse determinado a punir Carson indefinidamente, mantendo-o trancado naquele bunker, ele também não resistiu a ter um confidente que nunca seria capaz de revelar seus segredos a ninguém.
Por 30 anos, Archer usou Carson como confessor. Assim, aliviando sua consciência ao revelar todos os atos imorais e negócios obscuros em que se envolveu. A começar pela primeira eleição, ganhando para William sua cadeira no Congresso. Além do mais, William sabia sobre as ações de seu pai. E foi um participante ativo em fazer a mesma coisa novamente para garantir sua reeleição.
Qual foi o significado de Gypsy Rose, LLC?
Se Archer realmente quisesse manter o legado de sua família intacto, ele provavelmente não deveria ter deixado todos os esqueletos em seu armário para sua filha promotora.
Uma das subtramas de Herança envolve Lauren processando um enorme escândalo de investimento semelhante a Bernie Madoff. E ela está determinada a fazer justiça às inúmeras pessoas e empresas que o réu em seu caso fraudou.
Mas um dia, no tribunal, enquanto Lauren examina a lista de investidores do réu, um nome salta aos olhos dela, Gypsy Rose, LLC, que ela intuitivamente percebe que pertence a seu pai.
Como exatamente Lauren faz a conexão entre Gypsy Rose, LLC, e sua própria família nunca é explicado, mas seu palpite acaba por estar certo. Ela confronta o advogado de seu pai, Harold Thewlis (Michael Beach), perguntando se ele sabia que seu pai era um investidor no esquema Ponzi. Ele admite que sim, mas estava tentando proteger os segredos do pai dela.
Lauren fica furiosa, explicando que o fato de sua família ser investidora no caso que ela está processando é um grande conflito de interesses. No entanto, Lauren nunca conta a ninguém sobre Gypsy Rose, LLC, indicando que, por mais que ela afirme que está do lado dos marginalizados, ela tem mais de seu pai nela do que gostaria de admitir.
O que realmente aconteceu na noite em que Archer trancou Carson no bunker?
Existem duas versões dos eventos que levaram Carson a ser trancado naquele bunker. O primeiro pinta Carson (então chamando a si mesmo de Morgan) como o herói trágico, que foi preso por seu amigo pelo crime de tentar fazer a coisa certa.
Mas, eventualmente, descobrimos que, embora essa versão contenha elementos da verdade, a maior parte é totalmente fictícia e que o que realmente aconteceu é ainda mais sombrio.
Acontece que 30 anos antes dos eventos de Inheritance, Carson drogou e estuprou a mãe de Lauren, Catherine. Quando Archer descobriu, ele forçou Carson a entrar em seu carro e começou a dirigir em direção à floresta, provavelmente para matá-lo. Mas seus planos de vingança deram uma guinada quando ele atropelou um pedestre, ferindo-o gravemente.
Carson terminou o trabalho e convenceu Archer a enterrar o corpo na floresta, mas enquanto Carson estava distraído com a eliminação do corpo, Archer conseguiu deixá-lo inconsciente. Quando Carson acordou, ele foi acorrentado no bunker de Archer, onde foi condenado a viver os próximos 30 anos de sua vida.
Como Archer morreu em Herança?
No início do filme Herança, embora Lauren seja informada de que seu pai morreu em um acidente na propriedade da família, o público sabe, por meio de flashes dos momentos finais de Archer, que há mais em sua morte do que um simples acidente de carro.
Archer é mostrado tropeçando na floresta, claramente lutando contra os efeitos de algo que o está deixando gravemente doente. Parecendo que já está à beira da morte, Archer entra em seu carro e dirige, possivelmente para obter ajuda, mas nunca chega ao seu destino. Quando o carro bate, Archer já está morto.
Leia também: Todo Dia a Mesma Noite: fãs revelam grande problema com a série
No final do filme, Carson revela a mecânica da morte de Archer. Aparentemente, ao longo dos anos, Archer brincou com a ideia de matar Carson mais de uma vez. E até trouxe pedaços de veneno para o bunker com a intenção de acabar com ele. Parece que, a cada vez, Archer mudava de ideia.
Mas Carson conseguiu colocar as mãos em um pouco desse veneno, acumulando-o até ter o suficiente para administrar uma dose letal. No dia em que Archer morreu, os dois homens estavam jogando xadrez e Carson conseguiu injetar o veneno na mão de Archer.
Archer escapou do bunker, frustrando qualquer esperança que Carson pudesse ter de roubar suas chaves e escapar. Mas ele não foi capaz de escapar do próprio veneno.
Por que Carson estava trancado no bunker?
Nós só ouvimos a explicação de Carson sobre o que levou Archer a trancá-lo no bunker, mas com base no que sabemos de Archer, podemos fazer algumas suposições sobre suas motivações.
Carson inicialmente presumiu que Archer o estava levando para a floresta para matá-lo depois que Carson estuprou sua esposa, mas então mudou de ideia e decidiu prendê-lo pelo resto de sua vida como um meio de tortura psicológica, como penitência por seus crimes.
No entanto, é perfeitamente possível que trancar Carson no bunker sempre tenha sido o plano de Archer, mesmo antes de atingir Morgan Warner com seu carro. Quanto ao motivo de Archer ter um bunker secreto em sua propriedade em primeiro lugar, essa é uma pergunta que nunca será respondida.
Carson era um assassino, mas nunca obtivemos nenhuma evidência de que Archer fosse. Archer foi destruído após a morte de Morgan e nunca conseguiu seguir com seu plano de envenenar Carson, embora tivesse todos os motivos para fazê-lo. Talvez Archer não quisesse torturar Carson. Talvez ele não pudesse matá-lo, mas também não poderia deixá-lo ir.
Há também a camada adicional da paternidade de Lauren, que Archer não poderia saber na noite em que colocou Carson no bunker pela primeira vez, mas isso se tornaria uma questão em sua mente logo depois. É possível que o nascimento de Lauren tenha sido o que deteve Archer todos esses anos, não querendo matar o homem que poderia ser seu pai biológico.
Quanto da história de Carson era verdade?
O brilho das mentiras de Carson está em como elas tecem pedaços da verdade. Carson fez várias grandes apostas antecipadamente — a principal delas é que Lauren não seria capaz de pesquisar rapidamente o nome Morgan Warner, o que a teria alertado instantaneamente de que algo estava errado.
Mas ele teve o cuidado de sempre dar a Lauren fatos suficientes para mantê-la envolvido na história que ele estava contando. Ele contou a verdade sobre ser amigo do pai dela e estar no carro com ele na noite em que acidentalmente atropelou um pedestre.
E deu a ela a localização correta de onde o corpo foi enterrado, esperando que seu desejo de proteger sua família superasse seu dever como promotora de denunciá-lo.
Leia também: Guerreiras, série da Netflix tem história real? Eis a verdade
Ele também contou a ela a verdade sobre muitos dos segredos de seu pai, incluindo a amante com quem ele teve um caso por muitos anos e o filho que eles compartilharam, bem como o nome do homem que intermediou os subornos que garantiram o casamento de Lauren e os trabalhos de William.
Ele também sabia muitos detalhes sobre a vida pessoal de Lauren e sua família, graças à compulsão de Archer em compartilhar os detalhes de sua vida durante suas visitas a Carson.
Considerando quantas das histórias de Carson acabaram sendo verdadeiras, não é de admirar que Lauren tenha acreditado completamente em sua história…, embora ainda fosse uma boa ideia esperar a combinação de impressões digitais antes de libertá-lo.
Qual é o problema com a receita de torta de limão?
Ao longo de Herança, sempre que Carson está sozinho, ele repete a lista de ingredientes de uma receita de torta de limão como se fosse um mantra. Ele até pede a Lauren um pedaço de torta de limão como um de seus requisitos para fazê-lo falar, mas quando o tem na frente dele, ele apenas repete os ingredientes para si mesmo enquanto olha para o pedaço de torta intocado.
Mais tarde, assim que Lauren o liberta, ele dá a ela uma página de revista bem gasta com a receita impressa, dizendo que sempre prometeu a si mesmo que, quando saísse, se deliciaria com um pedaço de torta de limão. Ele disse a ela que, por mais simples que fosse, a ideia de sua torta da liberdade foi o que o manteve vivo todos esses anos.
Isso explica por que ele não comeu o pedaço que ela trouxe para ele no bunker. Ele ainda não estava livre, então não merecia a torta.
Muito do que Carson diz a Lauren acaba sendo um estratagema cuidadosamente elaborado, mas sua explicação para a torta parece ser a verdade.
Por mais que Carson se revele um mestre da manipulação e um mentiroso desonesto, ele não estava mentindo sobre o quanto desejava ser livre ou sobre como se apegou à ideia simples de uma torta de limão como a luz no final de um túnel muito longo e muito escuro.
Qual era o plano de Carson no final de Herança?
Você pensaria que, depois de passar 30 anos trancado em um bunker, a ideia de pegar um jato fretado para uma ilha tropical onde você receberia uma conta bancária de um milhão de dólares seria bastante tentadora. Mas o desejo de vingança de Carson supera a tentação de passar o resto de seus dias em silêncio e conforto.
Dessa forma, levando-o a matar Harold, o advogado de Archer, e retornar à propriedade da família Monroe em vez de partir no jato. Uma vez lá, Carson sequestra Catherine e a usa para atrair Lauren, a quem ele também subjuga.
Depois de prender os dois no bunker, Carson faz muitos monólogos maníacos e parece mudar de rumo algumas vezes sobre o que pretende fazer. Mas parece que seu plano real de longo prazo é manter Catherine e Lauren como suas prisioneiras no bunker, sujeitando-as ao mesmo tipo de tratamento que Archer infligiu a ele.
Ele também pretende matar William cortando sua garganta, mas esse parece ser o único outro assassinato que Carson está planejando. Quanto ao marido e à filha de Lauren, ele pretende deixá-los intocados, perguntando-se por que Lauren os abandonou para o resto de suas vidas.
Mas onde Carson planeja viver ou como ele pretende se sustentar enquanto mantém Catherine e Lauren trancadas nunca são abordados. Então, apesar de todo o planejamento cuidadoso de Carson, parece que ele ignorou alguns detalhes importantes.
Carson era realmente o pai biológico de Lauren?
A última afirmação que Carson faz antes de ser baleado e morto por Catherine é possivelmente a mais devastadora de todas para Lauren. Ele diz que é seu pai biológico, o que implica que ela foi concebida na noite em que ele estuprou sua mãe.
Se isso é verdade, nunca é explicitamente confirmado. E Catherine e Lauren queimam o bunker, junto com o corpo de Carson, antes que qualquer teste de DNA possa ser realizado. Catherine garante a Lauren que ela é uma Monroe, e isso é bom o suficiente para sua filha.
Mas há uma quantidade razoável de evidências de que Carson poderia ser o pai de Lauren, ou pelo menos que Archer suspeitava que fosse. Há o fato de que Lauren sempre se sentiu distante de Archer e que sua herança monetária era muito menor que a de seu irmão.
Há a quantidade de informações que Archer passou para Carson sobre Lauren e sua família, talvez para permitir que ele visse a vida da criança que ele nunca deveria conhecer. Além disso, há o fato de que Archer manteve Carson vivo e que ele achou importante contar a Lauren que Carson existia.
Talvez Carson não fosse seu pai biológico, afinal, mas as ações de Archer pareciam indicar que ele não havia descartado a possibilidade, e ele queria dar a Lauren a oportunidade de saber a verdade, mesmo que nunca quisesse que ela a revelasse.