House of the Dragon: a conexão de Aemond e o Rei da Noite
Aemond Targaryen pode não virar um Caminhante Branco em House of the Dragon, mas seu olho azul é uma grande conexão.
Aemond Targaryen apareceu com um olho azul no final da primeira temporada de House of the Dragon, e muitos fãs estão especulando ou discutindo sobre o que poderia ser.
De todas os apontamentos, no entanto, isso não significa que ele está se transformando em um White Walker. Mas este olho tem sim uma conexão – ou aceno – para este ponto.
O personagem em si teve um papel importante no final da primeira temporada. Em uma batalha mortal e caótica fora de Ponta Tempestade, Aemond e Vhagar matam Lucerys Velaryon e seu dragão, Arrax, dando início à Dança dos Dragões.
Mesmo antes disso, porém, Aemond estava chamando a atenção graças à revelação de um “olho” azul embaixo de seu tapa-olho. De fato, o olho azul de Aemond levou a alguma confusão e dúvidas sobre se isso significa que ele está se tornando um Caminhante Branco.
Aemond vai virar um caminhante branco em House of the Dragon?
Embora Aemond possa compartilhar seu penetrante olhar azul gelado, essa é uma escolha muito mais deliberada de sua parte. E, assim, não há indicação de que ele se tornar um Caminhante Branco seja realmente possível.
Eles não farão seu movimento antes de 150 anos no futuro. E no máximo Aemond poderia se tornar um wight se fosse morto, mas, novamente, isso não se encaixa na história de House of the Dragon.
Leia também: House of the Dragon: 2ª temporada vai ter grande diferença
Em vez disso, o olho azul de Aemond é uma safira que ele usou para substituir seu globo ocular perdido (também é seu sigilo pessoal nos créditos de abertura). Isso é muito do que acontece em Fire & Blood também, embora nenhum livro ofereça uma explicação real de por que Aemond usa uma safira especificamente (além de adicionar à sua estética de vilão e ser uma pedra preciosa valiosa).
O que o olho azul de Aemond realmente significa
Aemond normalmente usa um tapa-olho em Fire & Blood e House of the Dragon. E a primeira menção da safira no livro só aparece quando ele está indo para Ponta Tempestade, conectando-o mais profundamente ao seu desejo de vingança. Sem saber se era conscientemente de sua escolha ou não, já que ele estava indo para lá sem garantias de que encontraria Luke.
Leia também: House of the Dragon, 2ª temporada: tudo o que você tem de saber
Isso certamente é levado adiante quando eles realmente se encontram, já que tanto no livro quanto no final da primeira temporada de House of the Dragon, Aemond só remove seu tapa-olho em Ponta Tempestade ao confrontá-lo e exigir vingança.
Ele faz isso, de forma clara, para chocar Luke e fornecer um lembrete angustiante do que ele tirou de Aemond e da dívida que precisa ser paga: ele pode ter uma safira, mas ainda precisa do “olho por olho”.
Aemond não é a única pessoa na história de Westeros com olhos azuis de safira
Aemond treinou para se tornar um grande espadachim, e a inspiração por trás de seu olho azul de safira pode estar profundamente na história de Westeros, com o lendário Sor Symeon Star-Eyes.
Pouco se sabe realmente sobre Simeão, mas ele é uma figura da Era dos Heróis, que, de acordo com as músicas, perdeu os dois olhos em batalha e os substituiu por safiras. Se isso é verdade ou não, é impossível dizer. Mas ele é um cavaleiro lendário que teria sido um dos melhores espadachins de Westeros. Então, não seria muito surpreendente se Aemond estivesse ciente e quisesse imitá-lo.
O olho azul de Aemond o conecta aos Caminhantes Brancos – e ao Rei da Noite
Embora Aemond não esteja se tornando um Caminhante Branco, a safira azul fornece um link para eles.
É justo dizer que o olho parece de um White Walker ou Wight Eye, e essa é talvez uma decisão mais deliberada em nome de George R.R. Martin e agora dos showrunners de House of the Dragon.
Um dos primeiros personagens a se tornar uma criatura no livro é um irmão da Patrulha da Noite chamado Othor, cujos olhos são considerados “azuis como safiras”. Da mesma forma, com Symeon vindo da Era dos Heróis, há outra sugestão de vincular as safiras aos Caminhantes Brancos. Já que A Longa Noite terminou essa Era.
House of the Dragon introduziu outra ruga com As Crônicas de Gelo e Fogo de Aegon, da qual apenas Rhaenyra (e agora Daemon) está ciente. Isso a apresenta lutando uma batalha em duas frentes: a luta contra os Verdes que está acontecendo agora e a luta contra a ameaça do extremo Norte que está por vir.
Ao dar a Aemond um olho azul que se parece com um White Walker, ou com o Rei da Noite, ele simbolicamente conecta os dois oponentes de Rhaenyra – reais e profetizados. Tudo isso, ao mesmo tempo em que adiciona uma reviravolta ao personagem de Aemond.