House of the Dragon: Como Rhaenyra se conecta a Daenerys

Uma pergunta que povoa alguns fãs de House of the Dragon: entenda como Rhaenyra se conecta a Daenerys de Game of Thrones.

House of the Dragon: Como Rhaenyra se conecta a Daenerys
Imagem: Divulgação.

A linhagem Targaryen é longa e complicada no universo de Game of Thrones. Na série principal, a árvore genealógica era bastante simples, considerando que restavam tão poucos Targaryens em Westeros. Mas as coisas se perderam um pouco na tradução quando House of the Dragon, centrada nos Targaryen, surgiu em 2022.

Apesar da diferença de tempo de quase 200 anos antes de cada série, uma coisa permaneceu verdadeira: os Targaryen são a família mais poderosa de Westeros, mas não reconhece a força de suas próprias mulheres.

Desde a primeira temporada de House of the Dragon, Rhaenyra Targaryen está lutando para manter seu domínio sobre Westeros como a rainha legítima, enquanto seu meio-irmão Aegon II usurpou o trono com a ajuda dos Hightowers.

Séculos depois, Daenerys é vítima da “loucura Targaryen” que amaldiçoa o nome de sua família, encerrando seu reinado antes mesmo de começar.

Como as Targaryens mais populares de suas respectivas séries, algumas pessoas podem estar se perguntando como exatamente Rhaenyra e Daenerys estão relacionadas entre si. Através de uma longa linhagem de reis e rainhas incestuosos, elas compartilham o sangue do dragão.

Tudo começa com o casamento de Rhaenyra e Daemon

House of the dragon ligação Daenerys Rhaenyra
Imagem: Divulgação.

A ligação entre Rhaenyra e Daenerys começa com o relacionamento de Rhaenyra com seu tio Daemon Targaryen, que é irmão do Rei Viserys I. Os dois tiveram um relacionamento de flerte enquanto Rhaenyra ainda era adolescente, irritando Viserys e a melhor amiga de Rhaenyra, Alicent Hightower.

Rhaenyra e Daemon se casaram anos depois, após a morte de seus cônjuges, e tiveram três filhos, sendo o último natimorto. Seu segundo filho, Viserys II, é a conexão direta de Daenerys com Rhaenyra. Durante a Dança dos Dragões, Rhaenyra enviou Viserys II e seu irmão mais velho Aegon III para Essos para proteção, e acreditava-se que ele havia morrido na Batalha da Goela. (via CBR)

Leia também: House of the Dragon: 2ª temporada ganha elenco novo

No entanto, Viserys II estava sob a custódia da rica família Rogare em Lys, na qual ele se casou com sua filha mais nova, Larra. Eles tiveram três filhos: Aegon IV, Aemon e Naerys. Como muitos Targaryens antes deles, Aegon IV e Naerys se casaram e tiveram dois filhos: Daenerys (não a amada de Game of Thrones) e Daeron II.

É através de Daeron II que a Daenerys de Game of Thrones entra, já que a primeira Daenerys continua a linhagem da família Martell.

Os descendentes de Daeron II Targaryen levaram à queda da casa

House of the dragon ligação Daenerys Rhaenyra
Imagem: Divulgação.

Com Myriah Martell, Daeron II teve quatro filhos e viveu um período bastante difícil para os Targaryen. A Primeira Rebelião Blackfyre ocorreu durante seu reinado e seu filho mais novo, Maekar, matou acidentalmente seu Baelor mais velho.

Mas enquanto Maekar parece ser o traidor precipitado e implacável da família, ele fornece o caminho para o nascimento de Daenerys. Maekar e sua esposa Dyanna Dayne tiveram seis filhos: Daeron, Aerion, Aemon, Daella, Rhae e Aegon V.

O filho mais novo, Aegon V, era comumente conhecido como Egg em sua época e será um dos personagens centrais do próximo spin-off. Um Cavaleiro dos Sete Reinos: O Cavaleiro Hedge. Ele só se tornou rei depois que seu irmão mais velho, Aemon – o sábio e estimado Meistre de Castle Black em Game of Thrones – recusou o trono.

Leia também: Ator de House of the Dragon sumiu em lista de elenco da 2ª temporada

Neste ponto no tempo em Westeros, os Targaryens estavam diminuindo. Eles não tiveram relações incestuosas como antes, fazendo com que a quantidade de dragões loiros prateados desaparecesse.

Alinhando-se com os padrões mais tradicionais de Westeros, Aegon V se casou com Betha Blackwood e teve cinco filhos. Duas dessas crianças, Shaera e Jaehaerys II, provavelmente reconheceram a gravidade da extinção dos Targaryens e se casaram, para desgosto de Aegon V. Shaera deu à luz dois filhos: Aerys II e Rhaella.

Aerys II e Daenerys eram a última esperança para os Targaryen

Game of Thrones final
Imagem: Divulgação.

Os fãs podem reconhecer os nomes até aqui na árvore genealógica. Aerys II era comumente conhecido como o “Rei Louco”, que deixou crescer as unhas e se recusou a cortar o cabelo. Embora seu reinado tenha começado promissor, logo mergulhou em um estado de caos quando sua paranoia cresceu e a continuação da linhagem Targaryen pesou sobre seus ombros.

Rhaella sofreu vários abortos espontâneos e natimortos, e três de seus filhos morreram pouco depois de nascerem. Os únicos três que viveram até a idade adulta foram Rhaegar, Viserys e Daenerys. A partir daí, tornou-se um Game of Thrones para os Targaryens restantes.

Tecnicamente, isso significaria que a Rhaenyra de House of the Dragon é a sexta bisavó de Daenerys. Elas podem ser parentes distantes, mas é revelador como a história tende a se repetir para as mulheres Targaryen. Tanto Rhaenyra quanto Daenerys lutaram por seu direito de primogenitura em eras em que eram ridicularizadas, e ambas falharam em ter sucesso em suas ambições.

O nome Targaryen pode estar enterrado na neve além da muralha, mas sua história está marcada para sempre nos livros.

Game of Thrones e House of the Dragon estão disponíveis para transmissão no HBO Max. Além disso, uma segunda temporada de House of the Dragon está em desenvolvimento.

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!