House of the Dragon Por Que Aegon se casa com sua irmã Helaena

O Casamento de Aegon em House of the Dragon: Tudo o Que Você Precisa Saber. Início da segunda temporada explicado.

House of the Dragon 2 temporada
Imagem: Divulgação.

Se os fãs relembrarem da 1ª temporada de House of the Dragon, Aegon II Targaryen, filho de Alicent Hightower, estava casado com sua irmã, Helaena Targaryen. Essa revelação, embora não explicada detalhadamente na época, levanta uma importante questão na 2ª temporada: por que esse casamento aconteceu?

O Salto Temporal e a Revelação em House of the Dragon

A primeira temporada de House of the Dragon trouxe algo peculiar em sua narrativa, com vários saltos temporais ao longo de seus episódios. O maior, talvez, entre os episódios 7 e 8. Ali, novos atores surgiram, como Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney), Aemond Targaryen, Lucerys Velaryon e Helaena Targaryen (Phia Saban). Então, no episódio 8 a série revela o casamento entre Aegon e Helaena.

Tradição Targaryen: Manter o Sangue Puro

Imagem: Divulgação.

Acontece que dentro da casa Targaryen há uma tradição entre manter o sangue puro. Como Cersei Lannister mencionou em Game of Thrones, “Os Targaryens casaram irmãos e irmãs por trezentos anos para manter as linhagens puras.”.

PUBLICIDADE

Tal prática, portanto, visa assegurar que o sangue Targaryen permaneça inalterado e dominante. Logo é possível entender que os casamentos entre parentes próximos não passa de uma estratégia para garantir que sua descendência seja de sangue puro.

Contexto do Casamento de Aegon e Helaena

Foi no oitavo episódio da primeira que temporada que House of the Dragon revelou que Aegon tinha se casado com a própria irmã, Helaena no salto temporal que referimos. Não existe, portanto, um ponto central dessa trama na primeira temporada, mas o casamento se torna importante na segunda temporada, devido às consequências para os filhos desse casal.

Motivos Políticos e Estratégicos

É uma decisão estratégica fazer com que Aegon e Helaena se casassem, para garantir a pureza e manter o poder dentro da família. Voltando para a coroação de Aegon como Rei dos Sete Reinos, seu primogênito precisava ter um sangue puro, quando ele reivindicasse a legitimação ao Trono de Ferro.

Durante o casamento, Viserys ainda estava vivo e servindo como rei, com Rhaenyra nomeada como herdeira. No entanto, é provável que o casamento tenha sido proposto por figuras influentes como Otto Hightower. Afinal, ele já estava conspirando para que Aegon assumisse o trono após a morte de Viserys.

Alicent e Otto Hightower

Na 1ª temporada, Alicent Hightower é quem organiza o casamento de Aegon com sua irmã Helaena. Contudo, é plausível que Otto Hightower, pai de Alicent e Mão do Rei, tenha influenciado essa decisão, aconselhando Alicent a garantir que seus filhos se casassem para fortalecer a posição de Aegon como futuro rei.

Consequências na 2ª Temporada

Com Aegon coroado rei e casado com Helaena, a decisão se mostra acertada. Já que eles têm dois filhos, sendo um deles um menino, o que fortalece ainda mais sua linha sucessória. No entanto, o final chocante do primeiro episódio da 2ª temporada deixa os fãs ansiosos para saber o que acontecerá a seguir com Aegon e Helaena.

O casamento de Aegon II Targaryen com sua irmã Helaena é uma decisão profundamente enraizada nas tradições Targaryen de manter o sangue puro e garantir a continuidade de sua linha dinástica. Com a intriga política e as alianças familiares em jogo, o casamento dos irmãos se torna um elemento crucial na luta pelo poder em Westeros. À medida que a 2ª temporada de House of the Dragon avança, a importância desse casamento e suas implicações futuras certamente continuarão a moldar o destino dos personagens e do reino.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.