How I Met Your Mother deveria ter terminado muito antes: eis os motivos

How I Met Your Mother já foi uma das maiores comédias da televisão. Mas hoje sabemos que a série fez hora extra. Por que ela deveria acabar?

How I Met Your Mother

How I Met Your Mother foi ao ar por 9 temporadas antes de seu final em 2014. Mas apesar de sua popularidade, a última temporada do programa recebeu críticas mistas. Embora muitos ainda fossem fãs dedicados da sitcom, os críticos foram rápidos em apontar o declínio na qualidade do programa quanto mais tempo ele permanecia no ar. Embora passar um tempo com os personagens de How I Met Your Mother sempre tenha sido ótimo, o show pode ter superado a boa vontade do público

A sitcom foi elogiada por seu uso de humor e personagens relacionáveis. No entanto, a temporada final de How I Met Your Mother foi amplamente considerada de menor qualidade em comparação com as temporadas anteriores. Após o sucesso do programa, a pressão para apaziguar todas as bases de fãs gerou muitas mudanças questionáveis tanto nos personagens quanto em suas histórias. Apesar de ser um dos melhores programas de TV da última década quando se trata de comédia, há vários motivos pelos quais a série deveria ter terminado antes da 9ª temporada.

O show piorou quando Marshall e Lily se mudaram

Na 7ª temporada, enquanto Lily estava grávida do primeiro filho dela e de Marshall, os avós de Lily ofereceram ao casal sua grande casa no subúrbio. A mudança deles separa a gangue de seu reduto da cidade. Além disso, marca o início de Lily e Marshall deixando seus loucos vinte anos para trás.

PUBLICIDADE

Leia também: Nova série do ator de How I Met Your Mother tem péssima notícia

Apesar de seu retorno à cidade, a decisão de Lily e Marshall de se mudarem foi um momento crucial em suas vidas. E o show começa afastar-se de sua estrutura original de cinco amigos reunidos em um bar.

How I Met Your Mother origem sombria
Imagem: Divulgação.

Não havia razão para gastar tanto tempo com Barney e Robin

A 9ª temporada de How I Met Your Mother focou principalmente no casamento de Barney e Robin. Apenas para ver o casal se divorciar no final do show. Considerando que Barney se esforçou para fazer Robin acreditar que não sentia mais por ela, estava implícito que o casal iria longe.

Foi decepcionante ver tanto foco na dupla, mas não durou, especialmente porque Robin estava envolvido em uma situação intermitente com Ted. No final da série, Robin é a personagem única e independente que ela aspirava ser desde a primeira temporada. Se os roteiristas planejaram esse final para ela com bastante antecedência, parece um desperdício que eles tenham passado tanto tempo focando nela e Barney.

A última temporada de How I Met Your Mother nem é sobre a mãe

Apesar das aparições de Tracy ao longo da 9ª temporada, o enredo não incorpora sua personagem adequadamente até os últimos episódios. Visto que Ted passou horas (e quase uma década para o público) contando aos filhos como ele e a mãe se conheceram, faria sentido que a 9ª temporada se concentrasse mais nesse enredo. Na verdade, os dois personagens só têm a primeira conversa quando Ted está saindo do casamento de Barney e Robin. Embora Tracy apareça com frequência na 9ª temporada, ela é mostrada por meio de interações com os outros personagens. Mas ainda não é parte integrante do enredo principal.

Os relacionamentos desastrosos de Ted estavam destacados demais

Ao longo das nove temporadas de How I Met Your Mother, Ted teve vários relacionamentos com diversas mulheres. Embora alguns desses relacionamentos tenham durado pouco, como seu relacionamento com Honey (Katy Perry), alguns receberam seus próprios arcos de história. Zoey (Jennifer Morrison) e Stella (Sarah Chalke) são exemplos notáveis disso, com ambas aparecendo em várias temporadas enquanto mantêm relacionamentos complicados com Ted. Parece um desperdício que tanto tempo tenha sido gasto no fracasso de Ted em encontrar a “escolhida”.

A 9ª temporada de How I Met Your Mother teve um ritmo ruim

As primeiras oito temporadas de How I Met Your Mother geralmente seguiam uma estrutura de história da semana. Tudo com arcos de personagens abrangentes espalhados por toda parte. No entanto, a 9ª temporada seguiu uma estrutura bem diferente, com incríveis 22 episódios focados no casamento de Barney e Robin. E os dois episódios finais no futuro da gangue. Os 22 episódios iniciais cobrem apenas alguns dias, enquanto o final em duas partes mostra a vida do grupo ao longo de 7 anos.

Relacionamento exagerado

O relacionamento de Ted e Robin foi proeminente ao longo de How I Met Your Mother, com Ted aparentemente incapaz de abrir mão da possibilidade de os dois se reunirem. Na 9ª temporada, quando Robin planejava se casar com Barney, os escritores decidiram tirar a poeira dos sentimentos de Ted por ela pelo que parecia ser a milionésima vez. Quando Ted confessou seus sentimentos a Robin na praia, foi cansativo e decepcionante, mostrando que o personagem não havia mudado muito desde a primeira temporada.

Leia também: Pior romance de How I Met Your Mother é finalmente explicado

Até a decisão de Ted de se mudar para Chicago porque ele não pode ficar com Robin parece desconfortável, considerando que ele passou anos perseguindo outras mulheres na presença dela. Com os escritores tão focados em Ted e Robin, várias oportunidades de expandir ainda mais o personagem de Tracy foram perdidas. A possibilidade de Ted e Robin parecia surgir em momentos em que fazia menos sentido, e considerando que se sabia desde o início que Robin não era a mãe, a relação parece muito forçada.

A 9ª temporada teve pouca interação entre o elenco principal

Devido aos conflitos de filmagem e ao sucesso do elenco fora de How I Met Your Mother, há grandes partes da 9ª temporada em que os personagens principais não aparecem em cenas juntos. Por exemplo, Marshall só se junta ao resto da turma no casamento no episódio 13. Antes disso, apareceu em cenas sozinho ou com estrelas convidadas. A maneira como os personagens principais interagiam entre si na tela foi um grande argumento de venda para How I Met Your Mother. E foi o que manteve o público atento semana após semana, mas a 9ª temporada não conseguiu recriar a atmosfera que as temporadas anteriores haviam conseguido.

A busca de Ted se tornou chata

As constantes reclamações de Ted por não conseguir encontrar o amor de sua vida foram proeminentes ao longo de todas as nove temporadas da série, mas à medida que How I Met Your Mother chegava ao fim, sua jornada não era tão intrigante como antes. Ele freqüentemente agia de forma insensível com as mulheres em sua vida e o via machucar as pessoas próximas a ele, pois estava muito ocupado com a ilusão da “escolhida”.

Parecia que a emoção da perseguição era mais interessante para Ted do que qualquer outra coisa. Ted frequentemente se refere a Robin como sendo a mulher certa para ele e até planeja se mudar para Chicago para consertar seu coração partido após o casamento dela. No entanto, ele conhece Tracy quando está saindo e aparentemente se esquece de Robin instantaneamente, destruindo seus planos de mudança num piscar de olhos.

Futuro apressado

O final de duas partes da 9ª temporada de How I Met Your Mother se concentrou nos 7 anos após o casamento de Barney e Robin. Com apenas dois episódios, os roteiristas amontoaram muitos detalhes significativos sobre a vida do grupo, o que fez com que tudo parecesse apressado. Houve também muitos momentos que pareceram muito estranhos para o elenco. Isso inclui Lily e Marshall ainda morando no minúsculo apartamento com um terceiro filho a caminho.

Leia também: How I Met Your Mother tem história de origem sombria

Mesmo que Marshall não estivesse onde ele queria em termos de carreira, ele ainda era advogado e deveria ter ganhado o suficiente para se mudar com sua família para um lugar maior. Claro, a questão principal era sobre a morte de Tracy em How I Met Your Mother, que foi seguida pela reunião de Ted com Robin nos momentos finais do show. Considerando que os motivos para eles não ficarem juntos ficaram claros desde o piloto, foi incrivelmente forçado que os dois terminassem juntos.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.