How I Met Your Mother: problema do final era impossível de evitar

How I Met Your Mother terminou criando uma enorme polêmica entre os fãs. Mas desfecho estava condenado desde o início.

How I Met Your Mother

A divisão em relação ao final da série How I Met Your Mother era inevitável desde o início. Em 2014, a série de nove temporadas de chegou ao fim, muito para a decepção da maioria dos espectadores. O final de HIMYM foi criticado por desfazer os arcos dos personagens principais. Isso ao minimizar o tão aguardado primeiro encontro do romântico incurável Ted Mosby com a Mãe, Tracy McConell. E, em vez disso, reunir Ted com seu interesse amoroso intermitente, Robin Scherbatsky. Essa decisão veio após HIMYM passar toda a sua temporada final preparando o casamento de Robin e Barney Stinson. No final, porém, resultou em uma recepção mista para o episódio final em duas partes de HIMYM.

Embora o controverso final de How I Met Your Mother talvez tenha sido prejudicial para a jornada emocional de Ted, também reafirmou que o programa era realmente sobre ele e Robin o tempo todo. Na verdade, enquanto Tracy lamentava a morte de Max, ela mencionou “Eu acredito que cada um de nós só tem um, e eu já encontrei o meu.” Se essas palavras de sabedoria fossem seguidas, cada personagem de HIMYM estava com quem deveria estar no final. Marshall e Lily, Barney e sua filha, Tracy e Max, e Ted e Robin. No entanto, como HIMYM deixou praticamente nenhum tempo para processar a morte de Tracy e a reunião de Ted e Robin, o final gerou controvérsia.

O Conceito de How I Met Your Mother Criou seu Maior Problema

How I Met Your Mother ganhou popularidade devido ao seu conceito único de narrativa. Afinal, apresentou Ted Mosby em 2030 contando a Penny e Luke, sua audiência, histórias de amor, vida e amizade em Nova York. Esse conceito se mostrou o instigador do maior problema para HIMYM. Isso porque os filhos de Ted tiveram que filmar suas reações ao final já na segunda temporada. Consequentemente, o final do programa já havia sido predeterminado, e seus elementos-chave foram estabelecidos desde o início. Essa decisão deixou aos criadores de HIMYM, Craig Thomas e Carter Bays, pouco espaço para explorar outras oportunidades de enredo emergentes.

PUBLICIDADE

Em última análise, HIMYM não conseguiu se adaptar à evolução de seus personagens e à resposta do público às histórias. Isso foi o oposto da maioria das sitcoms, que usam análises e reações para orientar os enredos futuros. Infelizmente, mesmo antes de introduzirem Tracy na série, os criadores já haviam determinado seu destino como a Mãe em HIMYM, sem considerar como o público receberia a personagem. Embora ela tenha sido bem integrada na última temporada, muitos espectadores estavam começando a torcer para que Tracy e Ted finalmente ficassem juntos. No entanto, HIMYM teve que seguir seu plano e suas cenas finais filmadas, o que significa que os espectadores ficariam, sem surpresa, chocados e traídos.

Leia mais sobre How I Met Your Mother:

How I Met Your Mother não pôde evitar de filmar suas cenas finais cedo, já que os atores das crianças Mosby estavam começando a crescer e sair de seus papéis. A alternativa seria ter os personagens mais velhos no final do programa. No entanto, isso não faria sentido algum, uma vez que implicaria que Ted estava contando a história a eles ao longo de muitos anos.

Mesmo que HIMYM decidisse mostrar Ted contando a história ao longo de um período de tempo mais longo em 2030 para justificar o envelhecimento das crianças, teria exigido que um ator mais velho interpretasse Ted. A ausência de Josh Radnor então tiraria a emoção dessas cenas finais. Foi uma situação sem saída, forçando How I Met Your Mother a ser fiel ao seu plano de final, não importando quanto controvérsia causasse.

How I Met Your Mother série
Imagem: Divulgação.

A Alternativa do Final Resolve Alguma Coisa?

Como o final de How I Met Your Mother decepcionou tanto os fãs, não surpreende que os produtores tenham lançado um final alternativo na esperança de recuperar parte do carinho perdido. O final alternativo não mudou tudo, já que o divórcio de Robin e Barney permaneceu canônico. E é um aspecto que os fãs provavelmente ainda ficarão zangados. No entanto, a mudança significativa é que Tracy sobrevive e ainda está com Ted no final. Assim, ignorando a trama final sobre Ted e Robin serem almas gêmeas que acabaram juntos.

Embora isso ajude a tornar Ted mais simpático no final, o personagem real que se beneficia do final alternativo é Robin. Eles a fizeram terminar com Ted apenas reduzindo significativamente o desenvolvimento de seu personagem.

Eles abandonaram seu casamento com Barney apenas para torná-la disponível quando Ted estava pronto, e ela renunciou aos seus sonhos de carreira para ficar em Nova York. Embora seu casamento ainda termine no final alternativo, parece menos sem propósito e é mais fácil de aceitar, já que ela abraça seu caminho na carreira. De fato, embora o final alternativo possa não ser totalmente memorável, ele dá aos personagens de How I Met Your Mother finais felizes, o que é o que os fãs queriam no final.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.