How I Met Your Mother: segredo escondido no episódio 1 explica final
Mesmo detonada no final, How I Met Your Mother deixou segredo no primeiro episódio que faz total sentido no desfecho.
O final da série How I Met Your Mother continua a ser um dos mais controversos na história da televisão. No entanto, uma análise mais profunda do episódio piloto revela a genialidade com que a história de Ted Mosby se encerra, explicando um aspecto até então incompreendido da série.
Criada por Carter Bays e Craig Thomas, a série segue a trajetória de Ted Mosby (Josh Radnor) e seus quatro melhores amigos, mostrando suas vidas em Nova York.
O diferencial da série está em sua estrutura narrativa, com os eventos de suas nove temporadas sendo contados por um Ted do futuro (voz de Bob Saget) aos seus filhos, sobre como ele conheceu a mãe deles. Apesar de Ted insistir que está contando como conheceu a mãe deles, a maioria de sua longa história nada tem a ver com ela. Ele passa a maior parte do tempo contando sobre sua vida antes desse encontro.
O final da série finalmente faz sentido quando analisamos onde Ted começa sua narrativa no episódio piloto. Ele inicia contando aos seus filhos sobre o momento em que viu uma mulher num bar e pensou: “Um dia vou me casar com ela”.
Saiba mais sobre How I Met Your Mother:
- How I Met Your Mother: problema do final era impossível de evitar
- How I Met Your Mother deveria ter terminado muito antes: eis os motivos
- Nova série do ator de How I Met Your Mother tem péssima notícia
O episódio leva o espectador e as crianças a acreditarem que essa mulher seria a mãe deles. Porém, ao final do episódio, Ted revela: “E assim, crianças, é a verdadeira história de como conheci a sua tia Robin.”
Essa reviravolta inicial era mais do que uma simples estratégia para subverter as expectativas, revelando-se fundamental para a conclusão da série. A história começa com o piloto, não apenas porque os melhores amigos de Ted, Marshall (Jason Segel) e Lily (Alyson Hannigan), ficam noivos. Mas porque esse evento é um despertar para Ted, que aos 27 anos, começa sua busca por “A Única”.
Mas é só após o final de How I Met Your Mother que entendemos a verdadeira razão de Ted começar a história com os eventos do piloto. Os escritores planejavam desde o início que a mãe estivesse morta e que a história fosse uma maneira indireta de Ted pedir permissão aos seus filhos para seguir em frente com Robin. Assim, faz todo sentido Ted iniciar a narrativa com seu encontro “à primeira vista” com Robin.
Apesar de muitos telespectadores acharem o final decepcionante, não se pode negar que ele traz a história de Ted em um círculo completo. O encontro de Ted e Robin serve como ponto de partida e, no último episódio, a série retorna a esse romance, consolidando-os como o destino final de Ted.