Irmãos de Guerra: série não é tão real quanto você pensa

Criador de Irmãos de Guerra (Band of Brothers) admitiu que a série não é tão realística quanto os espectadores pensam.

Band of Brothers Irmãos de Guerra
Imagem: Divulgação.

Em 2001, “Band of Brothers”, ou Irmãos de Guerra – como ficou popular na Netflix recentemente, impressionou o público com sua representação dramatizada da verdadeira trajetória da Easy Company. Indo desde o treinamento militar até o Teatro de Operações Europeu da Segunda Guerra Mundial.

No entanto, apesar dos elogios que Irmãos de Guerra recebeu, seu criador, Tom Hanks, afirmou que a série não é tão precisa quanto muitos acreditam.

Irmãos de Guerra foi um grande sucesso da HBO justamente por ser precisa

Band of Brothers Irmãos de Guerra
Imagem: Divulgação.

Irmãos de Guerra é uma minissérie de guerra baseada em um livro de não ficção de Stephen A. Ambrose, que documenta as experiências da Easy Company, uma unidade da divisão de infantaria paraquedista durante a Segunda Guerra.

PUBLICIDADE

Leia também: Peaky Blinders: o real motivo porque Grace morre

O comentário de Tom Hanks, no entanto, é surpreendente. Especialmente porque Irmãos de Guerra é reconhecida por sua precisão histórica.

Em Hollywood, não é raro que filmes e séries de guerra sejam super dramatizados e, pior, incluam cenários que nunca teriam acontecido na realidade. No entanto, por se basear no livro de Stephen Ambrose, a série destaca-se por sua precisão em todos os aspectos, desde a trama histórica e militar até os detalhes perfeitos da narrativa. Portanto, as palavras de Tom Hanks parecem não apenas estranhas, mas impossíveis.

Tom Hanks explica por que Irmãos de Guerra não foi realista

Após a estreia do primeiro episódio, Tom Hanks observou que Irmãos de Guerra não era exatamente realista. Ele entrou em contato com o Major Richard Winters, um verdadeiro soldado da Segunda Guerra Mundial, cuja história é central na série, e discutiu a precisão da produção.

Winters expressou a Hanks seu desejo por mais autenticidade, dizendo: “Eu gostaria que fosse mais autêntico. Estava esperando uma solução de 80%“. Surpreendentemente, Hanks respondeu: “Olha, Major, isso é Hollywood. No final do dia, seremos aclamados como gênios se acertarmos 12%. Vamos tentar acertar 17%”.

O que Hanks quis dizer com isso é que, embora Irmãos de Guerra seja certamente mais precisa do que outros filmes e séries sobre a Segunda Guerra Mundial, é quase impossível que seja 100% precisa, ou mesmo 80%, como Winters sugeriu. Em Hollywood, a precisão é importante, mas não é o principal. Sendo assim, ser um pouco mais preciso que os outros pode tornar um conteúdo incrivelmente bem-sucedido.

Por que Irmãos de Guerra ainda é incrível (apesar das preocupações do verdadeiro Dick Winters)

Imagem: Divulgação.

Embora o drama de guerra cometa erros em termos de precisão histórica, isso não a torna uma má série. Ela documenta e homenageia as verdadeiras vidas e histórias de homens corajosos, trazendo consciência sobre um período importante da história.

Além disso, Irmãos de Guerra fala sobre humanidade e como ela pode ser afetada durante a guerra. Enquanto a guerra pode trazer escuridão para a vida dos homens, também permite que a irmandade e a amizade floresçam. No geral, ela tem muito a oferecer ao público, mesmo que não seja o ápice da precisão histórica.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.