Jenna Ortega, de Wandinha, faz história no Emmy com indicação

Estrela de Wandinha, a atriz Jenna Ortega foi indicada ao Emmy por sua atuação na série da Netflix e conquistou feito histórico.

Jenna Ortega Emmy Wandinha
Imagem: Divulgação.

Ela é o momento! Com sua indicação ao Emmy de 2023 pela série Wandinha, da Netflix, Jenna Ortega se torna a segunda atriz mais jovem a ser indicada a melhor atriz em uma série de comédia.

Ortega, aos 20 anos, só é mais velha que Patty Duke, que tinha 17 anos na época em que ganhou indicação ao Emmy em 1964 por sua série homônima, The Patty Duke Show.

No entanto, enquanto a série de Patty Duke era uma sitcom, Duke já tinha uma indicação anterior do Emmy, antes do prêmio dividir a corrida entre comédia e drama. Na época, era um prêmio de “Melhor Performance Contínua de uma Atriz em Série”.

PUBLICIDADE

Jenna Ortega alcançou o estrelato com filmes de horror, e a série Wandinha

Ortega já é chamada de “musa do clássico do terror” pela Geração Z. Afinal, ela estrelou filmes como Pânico e, além disso, X – A Marca da Morte. No entanto, ela alcançou um público ainda maior ao estrelar no papel de Wandinha Addams na comédia da Netflix.

A série, no entanto, é uma releitura do clássico criado por Charles Addams, cujos primeiros quatro episódios foram dirigidos por Tim Burton. Vale ressaltar que a dupla repetirá a parceria na próxima sequência de seu filme de 1988, Beetlejuice 2.

Leia também: Wandinha: 2ª temporada exclui a pior história da série

O diferencial, entretanto, é que a série da Netflix remove Wandinha de sua família famosa e a leva para a Escola Nunca Mais. Lá é onde ela se torna uma desajustada entre uma horda de adolescentes de outro mundo.

Já a atriz Patty Duke, por outro lado, estrelou como “primas idênticos” em seu programa, que durou três temporadas. Quando Duke recebeu a indicação ao Emmy, a primeira de nove, ela já havia ganhado um Oscar por interpretar Helen Keller em The Miracle Worker.

A premiada atriz, que foi eleita presidente do Screen Actors Guild, de 1985 a 1988, faleceu em 2016, aos 69 anos.

Ortega pode vencer o Emmy e alcançar outra marca histórica

Se Ortega vencer, ela ultrapassará America Ferrera como a vencedora mais jovem da categoria. Ferrera venceu por Ugly Betty em 2007 aos 23 anos, quando também se tornou a primeira atriz latina a alcançar esse reconhecimento. (Ortega também é latina.)

Em 2020, Zendaya se tornou a atriz mais jovem a vencer como Melhor Atriz em uma série de drama, aos 24 anos por seu trabalho em Euphoria. Além disso, ela ganhou novamente dois anos depois.

O Emmy 2023, portanto, vai ao ar no dia 18 de setembro, pela TNT, bem como pela HBO Max.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.