Jurassic Park quase cortou icônica cena do T-Rex: eis o motivo
Uma das maiores cenas com o T-Rex em Jurassic Park quase ficou de fora. Entenda porque Steven Spielberg mudou de opinião.
Jurassic Park tem várias cenas icônicas envolvendo os dinossauros, e é por isso que pode ser uma surpresa para os fãs descobrirem que a melhor cena do T-rex no filme quase foi cortada.
Desde a cena da abertura dos portões do parque temático, chegando aos raptores perseguindo Lex e Tim Murphy na cozinha, Jurassic Park apresentou muitas cenas memoráveis na história do cinema. No entanto, há uma cena específica que o público quase não testemunhou, uma vez que por muito pouco ela ficaria de fora do plano original.
O diretor Steven Spielberg criou uma obra-prima de efeitos especiais que ainda se mantém impecável. Com qualquer tipo de edição de filme, porém, pode haver cenas que são cortadas durante a produção. A remoção de cenas pode ser devido a razões de orçamento ou mudanças de última hora que melhoram o fluxo narrativo do filme, e isso aconteceu mesmo com um filme clássico como Jurassic Park. Uma dessas cenas quase acabou de fora mas, felizmente, ela acabou salva no último segundo na sala de edição.
A cena do banner caindo sobre o T-Rex quase ficou de fora de Jurassic Park
Uma das cenas mais famosas de Jurassic Park envolvendo o T-rex é cena do predador alfa rugindo sob a bandeira em queda. Surpreendentemente, a cena quase não chegou ao corte final.
Leia também: Jurassic Park e Jurassic World: ordem certa e onde assistir filmes
Quando Alan, Ellie, Lex e Tim tentam escapar dos velociraptores no centro de visitantes, o clássico T-Rex aparece para salvar o dia. Com os velociraptores derrotados, o T-Rex fica orgulhoso quando o banner “Quando os dinossauros governaram a Terra” cai por cima dele. No entanto, Steven Spielberg originalmente tinha outros planos para o final que não envolvia a volta do T-rex.
No final original, o Dr. Alan Grant deveria jogar os esqueletos de dinossauros pendurados nos velociraptores. Este é o momento em que a turma escaparia e pularoa no jipe com Malcolm e Hammond, terminando o filme sem outra cena do T-Rex. Apesar desse final potencial, Spielberg sentiu que o público ficaria desapontado sem uma cena clássica para encerrar um filme de aventura perfeito.
Para oferecer uma conclusão satisfatória, o T-Rex voltou para o final, criando a imagem que se tornou uma das cenas mais icônicas da história do cinema.
O final do T-Rex de Jurassic Park é perfeito – mesmo que não faça sentido
Mesmo que o filme tenha um final divertido, ainda houve momentos em Jurassic Park que não faziam sentido, incluindo a cena do T-Rex. É justo perguntar como um T-Rex desse tamanho se encaixou no centro de visitantes em primeiro lugar ou por que ele foi atrás dos Velociraptores em vez dos humanos, que eram presas mais fáceis, primeiro. Ainda assim, a importância da cena supera qualquer bobagem ou buracos na trama por sua própria natureza.
Sem a foto do T-Rex, o tema subjacente da franquia Jurassic Park não teria surgido com tanta força quanto antes. A cena final não foi apenas para diversão. A cena do banner caindo representa um novo surgimento de dinossauros, simbolizando como a natureza sempre vence, prenunciando que os dinossauros mais fortes do Jurassic Park governariam a Terra novamente.
Quando os humanos mexem com a ciência para trazer de volta criaturas extintas, é provável que haja consequências perigosas. Jurassic Park, dessa forma, sugere consequências futuras ao incluir o banner no quadro do T-rex e, sem ele, o filme teria sido muito menos impactante.