Karate Kid 5: novo filme é anunciado. Como Cobra Kai se encaixa?

A Sony anunciou Karate Kid 5, continuação da clássica franquia. Mas como Cobra Kai pode se encaixar no novo filme?

Cobra Kai

Aqui está uma notícia que ninguém estava esperando: a Sony acaba de anunciar o quinto filme da franquia Karate Kid. Agora que o projeto foi oficializado, parece óbvio, já que a franquia tem feito enorme sucesso nos últimos anos. Ainda assim, tudo parece resumido a Cobra Kai, o sucesso estrondoso em forma de série que a Netflix produz e distribui.

Quando estreia Karate Kid 5?

Querendo expandir o universo, entretanto, a Sony foi taxativa e já marcou até data de lançamento: 7 de junho de 2024. O anúncio vem próximo ao lançamento da 5ª temporada de Cobra Kai, que levou a franquia ao topo dos rankings das séries mais assistidas do mundo.

Leia também: Cobra Kai, 6ª temporada: previsão, elenco, história e TUDO sobre

A promessa é retornar à franquia original de Karate Kid, o que deve ignorar o malfadado remake com Jaden Smith e Jackie Chan. Ainda assim, não há sinopse divulgada, tampouco um elenco ou equipe envolvidos e garantidos. No momento, então, temos basicamente um anúncio oficial e uma data. De qualquer forma, isso já levanta uma porção de questionamentos, principalmente quando temos outro título da mesma franquia acontecendo.

PUBLICIDADE

Como Cobra Kai entra em Karate Kid 5?

No momento, tendo tão poucas informações sobre o filme, é impossível garantir como Cobra Kai vai se encaixar no novo filme Karate Kid. Mesmo assim podemos especular e as possibilidades são infinitas.

Para começar, é possível que o filme seja uma sequência direta da série, continuando os acontecimentos que devem ser vistos na vindoura 6ª temporada. Tendo em vista que o filme estreia só em 2024 e que Cobra Kai é produzida com rapidez, é possível que vejamos mais capítulos da série antes de vermos os personagens na tela grande.

Mas, então, por que não usar o título Cobra Kai? Basicamente os dois nomes já estão bem estabelecidos, mas é provável que o estúdio queira manter Cobra Kai como o projeto seriado e Karate Kid como a identidade cinematográfica do universo. Isso facilitaria mudanças no futuro que podem interferir em um sem causar problemas em outro.

Um nova história?

Karate Kid pode trazer uma história totalmente nova à franquia. Isso é improvável por dois motivos: primeiro porque Cobra Kai existe e é um sucesso. Ignorá-la seria um erro. Segundo porque um reboot já foi feito e os resultados ficaram muito abaixo do esperado. Assim, por mais que o novo filme conte uma história nova, é provável que os personagens de Cobra Kai reprisem seus papeis.

Leia também: Cobra Kai: 5ª temporada tem conexão com Karate Kid que você não viu

Afinal, se este é um retorno às origens, é preciso usar Ralph Macchio, William Zabka e companhia. A série tem usado literalmente todos os personagens da franquia cinematográfica. Dos menores e mais esquecíveis coadjuvantes até os grandes vilões e interesses românticos. Passando por todos os filmes, Cobra Kai tem tirado tudo o que pode dos títulos originais.

Filme pode ser o fim de Cobra Kai

A lógica indica, então, que veremos muito de Cobra Kai, que é canônica, na aguardada história de Karate Kid 5. Para completar, o filme pode servir como um desfecho oficial, épico e cinematográfico para a série. Afinal, tudo parece se encaixar: Cobra Kai já está em sua 5ª temporada, e deve ter mais uma ou duas até o lançamento do filme.

As principais narrativas da série estão se encaminhando para um desfecho orgânico e satisfatório. Com isso, as histórias dos personagens parecem naturalmente rumar para um fim. O quinto filme da franquia, então, chega em momento propício e pode amarrar todo o projeto. Fazer filmes para encerrar ou continuar séries, afinal, é uma prática comum.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.