Crítica: Killing Eve chegou ao fim com final controverso para os fãs
Review com spoilers do sétimo e oitavo episódio da quarta e última temporada de Killing Eve, que teve final controverso.
Após quatro temporadas, Killing Eve chegou ao fim e nos entregou uma conclusão que vai dividir os fãs da série.
A jornada de Pam
A personagem foi apresentada durante a temporada de Killing Eve e de certa forma toda sua jornada foi para nos mostrar como ela é uma espécie de Villanelle, só que com a opção de “escolher” o que vai fazer. E o último episódio é sobre isso em relação a Pam, a personagem fazendo suas escolhas.
Após matar Fernanda, Pam está pronta para entrar nessa linha de trabalho, porém em seu encontro com Konstantin ele fala que os dois vão fugir e que ele pode manter ela segura. Mostrando como o personagem cresceu o bastante para perceber que os Doze nunca vão parar.
Leia também: Killing Eve, 5ª temporada vai acontecer? Trama vai continuar
Talvez por estar tão desesperada em ser útil, Pam acaba tomando a decisão errada e segue com as instruções dos Doze de matar Konstantin. A cena é muito interessante, pois é possível ver na hora que ela sabe como fez algo ruim e machucou provavelmente uma das poucas pessoas que foi gentil com ela.
Essa cena também serve para o público entender a decisão de Pam no fim da série de não aceitar o convite de Carolyn para ser um membro do MI6. Pam percebe que estaria apenas trocando uma organização por outra e não quer viver uma vida em que apenas machucaria pessoas.
Em um texto, falei que Pam poderia ter um papel importante no fim da série ou no fim da Helene pelo menos. Mas fiquei feliz que a personagem foi levada para essa jornada e teve esse lindo final.
A jornada de Eve
Após matar Lars e basicamente acabar com sua missão, Eve não consegue mais viver uma vida normal. Prova disso é a culpa que sente e, por isso, acaba vendo todas as pessoas no karaokê. Durante sua pequena sessão de terapia, conseguimos ver como Eve realmente não vai conseguir seguir em frente, se não fizer uma última tentativa para acabar com os Doze.
Usando o telefone de Helene, Eve descobre uma possível reunião dos Doze e decide tentar pela última vez, mas precisa da ajuda de Villanelle. Por razões de ter alguém com certas habilidades e também por perceber seus sentimentos por ela.
Eu entendo toda a motivação de Eve e como a situação é frustrante para ela. Imagina você perder tanta coisa da sua antiga vida por causa dessas pessoas e mesmo assim não conseguir um final perfeito… As motivações de Eve são de vingança, mas também tem a questão de fazer o que é certo.
A jornada de Villanelle
Na ilha de Gun, não demora muito para Villanelle perceber que tomou outra decisão sem pensar. Primeiro com Gun decidindo matar o pescador, porque ele estava na terra dela, e depois na cena em que ela aparenta ter matado todas as pessoas envenenadas da vila onde nasceu.
Após se divertir com Gun, Villanelle vê que se meteu em uma enroscada, ela quebrou o barco de Villanelle para fazer lenha. Mesmo com várias árvores ao redor, além de ter movido suas coisas sem sua permissão. Nessa situação, Villanelle faz a única coisa possível: corre.
Foi engraçado de ver como Villanalle percebe que aquilo não é certo. Primeiro por seu desenvolvimento durante a temporada, mas também porque sabe que não conseguiria lidar com alguém que tem a mesma energia que ela. Por fim, é bem interessante ver como a personagem mudou, pois a Villanelle da primeira temporada teria ficado mais uns dias por tédio antes de perceber que algo estava errado.
Para a infelicidade de Eve, ela chega na ilha no momento em que Gun está perseguindo Villanelle e é ela que precisa lidar com esse problema. Não vou mentir, não esperava que Eve fosse capaz de fazer tudo aquilo contra uma assassina treinada por anos, enquanto Villanelle apenas olhava.
O fim da jornada de Killing Eve
As duas acabam indo juntas atrás dos Doze pela última vez e, durante o caminho, finalmente temos o primeiro passo concreto do relacionamento das duas. Eve fala como se sente e o motivo das duas sempre acabarem na vida da outra.
Devido ao tempo ruim, elas precisam se abrigar com um casal meloso que literalmente doou o rim para o parceiro. Durante a noite, a mulher do casal faz uma leitura de tarô, e Villanelle tira a carta do Sol para o futuro, a qual, aparentemente, é uma ótima carta. Já Eve acaba tirando a carta da Morte que fala por si só.
Após dormirem juntas e muito contato físico, elas decidem roubar a van do casal. E, no meio da estrada, temos finalmente o momento que ficamos quatro temporadas esperando. Elas finalmente ficam juntas definitivamente!
Sempre gostei da dinâmica de amor e ódio das duas e acredito sim ser uma das melhores construções que temos na TV nos últimos tempos. E também acho que foi a decisão certa de juntar as duas apenas no último episódio da série.
O fim
Então Eve e Villanelle descobrem que os Doze vão se encontrar em um barco onde está acontecendo um casamento. O que é uma ótima ideia, se você precisa ocultar uma reunião secreta. As duas só conseguem entrar porque o noivo acha que Eve é a pessoa que vai oficializar o casamento deles.
Temos um lindo momento em que Eve fala sobre amor e sobre sua relação de certa forma com Villanelle. Em seguida, enquanto dança com os noivos, Villanelle cuida dos Doze. Esse é o ponto alto da série e do fim dela. A cena não ter destaque nenhum foi a primeira indicação de que algo não iria acabar bem.
Enquanto as duas estão comemorando a vitória, elas são atacadas por um snipper e, no fim, Villanelle acaba morrendo. E descobrimos que Carolyn é a responsável por isso, e a série termina com Eve gritando.
Eu entendo como esse final pode ser problemático para as pessoas que assistem a série. Claro que eu preferia um final feliz que as duas ficassem juntas. Mas eu também entendo o que foi feito aqui. Toda a série e até essa temporada foi construída em cima dos personagens fazendo o que era melhor para eles. Trocando de alianças que iriam dar mais vantagens. E, naquele momento, Carolyn precisava matar a maior quantidade de afiliados aos Doze para não sofrer demais no MI6.
De certa forma, acho que Villanelle morrer e não Eve deixa o fim mais interessante, pois acompanhamos essa mulher que se meteu em uma trama complexa de segredos e assassinatos. E, durante o caminho, se achou como uma nova pessoa e até no amor. O grito de Eve ser a última cena de toda a série foi uma ótima decisão.
Enfim, Killing Eve chegou ao fim! O que você achou do último episódio?
Nota: 4/5