Law & Order deu aula de direito no 23×06
Law & Order não traz uma premissa extraordinária, mas a execução é criativa, certeira, inteligente e surpreendente.
Séries, novelas e filmes têm sido responsáveis, ao longo dos anos, por incentivar uma geração a buscar certas carreiras. Este que vos escreve, por exemplo, escolheu Direito devido ao excelente trabalho dos King com The Good Wife. Law & Order desempenhou essa função nos anos 2000 e agora, com o episódio desta semana, volta a inspirar futuros operadores do direito.
Em On the Ledge, o episódio começa com o detetive Shaw (Mehcad Brooks) respondendo a uma ocorrência. Um homem negro contempla o suicídio na beira de uma ponte. Felizmente, tudo termina bem.
Logo em seguida, alguém chama a polícia num hospital. Um homem assassina um médico e deixa uma enfermeira gravemente ferida. Contudo, a questão que fica é: será que os fatos estão conectados?
Proposta inovadora
A premissa do episódio é bastante básica: um homem mata uma pessoa e é logo levado a julgamento. Contudo, a grande novidade do episódio é a defesa do acusado: trauma racial. Isso mesmo, ele matou uma pessoa em razão do estresse emocional de viver numa sociedade estruturalmente racista.
O primeiro estudo sobre o tema é de 2009, publicado pela Academia Americana de Psiquiatria, cuja conclusão não é surpreendente ao afirmar que “a exposição ao racismo em diferentes formas pode causar reações e evoluir para um certo nível de trauma”. A questão é que não há jurisprudência para o uso dessa tese em defesa de casos criminais.
Excelente aula
O desenvolvimento do julgamento é extraordinário exatamente por essa razão. O roteiro tem a liberdade de explorar e ser mais ousado, criando narrativas diversas. A falta de embasamento jurídico para os argumentos apresentados torna o episódio de Law & Order uma aula fascinante de direito criminal. Além disso, o espectador se vê diante de mais um desafio: a defesa é válida ou não?
Em resumo, Law & Order acerta em todos os sentidos nesta semana e celebra o bom direito. Como destacado na introdução, são esses momentos marcantes que inspiram toda uma geração a ingressar nas faculdades de direito. Que os dramas jurídicos continuem a prosperar por muito tempo.