Law & Order: SVU | 26×01 mantém fórmula familiar mas frustra
Review da Estreia da 26ª Temporada de Law & Order: SVU. Episódio 26x01 Mantém Fórmula Familiar, Mas Frustra nas Inovações.
A estreia da 26ª temporada de Law & Order: SVU, intitulada “All Kinds of Crazy”, marca o retorno do icônico drama policial com um caso inicial relativamente rotineiro para os padrões da série. Como qualquer fã de SVU sabe, cada temporada tende a estabelecer um tom distinto já no episódio de estreia.
Embora a produção continue a apresentar os elementos familiares que mantêm seu público fiel, o episódio inaugural não traz a inovação ou intensidade que muitos esperavam.
O Caso da Semana: Uma Inauguração Modesta
O primeiro episódio desta temporada gira em torno de um caso que, à primeira vista, parece comum. Uma tragédia ocorre quando um grupo de estudantes de direito, que vive junto, se envolve em uma dinâmica secreta que leva a um assassinato brutal. O episódio investiga a morte de Shelley, uma das colegas de quarto, enquanto as autoridades encontram seus companheiros, Damon e Elodie, feridos. As suspeitas rapidamente recaem sobre Teddy, o quarto colega de casa, que parece ter sido excluído de uma relação secreta entre os outros.
- Law & Order: SVU | 26ª temporada revela volta de Rollins em trailer
- Morre ator das séries Blue Bloods e Law & Order aos 88 anos
Embora o caso seja interessante, faltam nele os elementos urgentes e emocionais que muitas vezes tornam os episódios de SVU memoráveis. A trama se desenrola com reviravoltas previsíveis, como a descoberta de uma câmera escondida e uma alibi questionável. Mesmo com uma cena impactante no tribunal, onde Carisi (Peter Scanavino) tem um destaque, o enredo se mantém dentro dos limites de histórias já vistas na série.
Novas Adições em Law & Order: SVU: Kate Silva e o Problema da Rotatividade
O episódio também apresenta a nova integrante da equipe, Kate Silva (interpretada por Juliana Aidén Martinez), uma detetive ambiciosa e filha de um Comissário Adjunto que sente que precisa provar seu valor na Unidade de Vítimas Especiais. No entanto, SVU tem enfrentado um problema recorrente de rotatividade de elenco nos últimos anos, tornando difícil para o público se apegar aos novos personagens.
Silva parece ser mais uma iteração do arquétipo da jovem detetive determinada, que já vimos com personagens como Kat Tamin e Grace Muncy. A introdução de Kate, embora promissora, não trouxe nada de realmente novo ou memorável, levantando preocupações sobre se ela terá tempo de se desenvolver antes de ser, como suas antecessoras, retirada da trama.
Copaganda e a Falta de Autocrítica
Um dos pontos mais preocupantes do episódio é o retorno da chamada “copaganda” — a exaltação irrefletida dos policiais. Em tempos recentes, SVU parecia estar caminhando para uma abordagem mais crítica da polícia, com personagens como o Chefe Garland e o Promotor Ellis trazendo discussões importantes sobre racismo e abuso de poder. No entanto, nesta temporada, o episódio reverteu para uma narrativa simplista, onde qualquer crítica à polícia acaba mínima.
Durante uma cena de prisão em uma universidade, estudantes se aglomeram para filmar a interação policial, resultando em várias prisões. Em vez de uma reflexão sobre a resposta exagerada da polícia, o episódio apresenta os estudantes como irritantes e irracionais, sem dar espaço para um debate mais profundo. Isso reflete uma postura preocupante de neutralidade que parece ignorar questões contemporâneas.
Conclusão: Uma Temporada de Law & Order: SVU com Início Morno
Embora Law & Order: SVU tenha sido consistentemente uma das séries mais populares da televisão, sua estreia na 26ª temporada deixou a desejar. O episódio “All Kinds of Crazy” carece da profundidade emocional e dos riscos criativos que fizeram de temporadas passadas algo especial. A esperança é que, ao longo da temporada, a série encontre novas maneiras de se reinventar, abordando temas importantes de maneira mais crítica e com histórias mais envolventes.
Novos episódios de Law & Order: SVU estreiam todas as quintas-feiras, às 21h, na NBC dos EUA.