Law & Order: SVU abriu caminho para movimento #MeToo, afirma Mariska Hargitay
No ar há quase 20 anos, SVU antecipou campanha mundial
Garantida para sua 20ª temporada, Law & Order: Special Victims Unit é motivo de orgulho para Dick Wolf, criador da série, e para a protagonista Mariska Hargitay. Tanto pelo sucesso como pela influência da história na sociedade.
Em entrevista recente, os dois ressaltaram que SVU não só tem seu próprio lugar no movimento #MeToo – campanha mundial contra o assédio sexual – mas também ajudou a iniciá-lo.
“Nós estamos falando sobre assédio sexual, violência doméstica e abuso infantil há 20 anos. E eu estou imensamente orgulhosa disso. Essa série tem sido pioneira”, disse Mariska Hargitay.
Para Dick Wolf, a série ajudou a tornar acessível o diálogo sobre esses temas. Além de ajudar sobreviventes a compartilhar suas histórias.
“Acho que isso abriu porta para uma infinidade de conversa ao longo dos anos. Se você voltar para a primeira temporada, vai ver que ainda é incrivelmente pontual para o que está acontecendo neste país”, destacou Wolf se referindo à campanha #MeToo.
Continua após a publicidade
Ficção ajudando na vida real
Há 20 anos na pele da detetive Olivia Benson, Mariska falou sobre o impacto que a série tem na vida das pessoas:
“Eu fico impressionada com os mais diferentes fãs que temos. Não somente do tipo ‘eu te amo, me dá um autógrafo’. Mas mulheres que nos escrevem ou caem em lágrimas quando nos encontram e dizem ‘você mudou minha vida’”, explicou emocionada.
A atriz aproveitou a fala para demonstrar apoio à vítimas de assédio dentro da indústria. Ela afirmou que acredita que a partir de agora situações como essas não serão mais “varridas para debaixo do tapete”.
Com a renovação, Law & Order: SVU alcançará a série original, Law & Order, que também durou 20 temporadas e ficou no ar entre 1990 e 2010.