Law & Order: SVU entrega 26×03 confuso

Law & Order: SVU entrega um episódio confuso, incoerente e muito diferente do anterior. É preciso colocar a casa em ordem.

Imagem: NBC / Divulgação
Imagem: NBC / Divulgação

Quero começar essa resenha convidando você, querido leitor, para uma reflexão. O que Law & Order: SVU nos ensinou até aqui? Nesses 23 anos? Imagino que as respostas serão inúmeras. Afinal, o drama mudou nossa forma de lidar com crimes sexuais. Contudo, é notável que a série sempre se afasta do seu ponto de referência quando decide por uma narrativa excêntrica. Como é o caso desta semana.

Em Divide and Conquer, um casal vê seu jantar romântico ser arruinado quando homens encapuzados invadem seu apartamento de forma violenta. As investigações prosseguem e Rollins (Kelli Giddish) suspeita que o crime esteja conectado a outra investigação que envolve uma organização criminosa internacional.

Imagem: NBC / Divulgação

Desordem

À primeira vista, a proposta do episódio é boa e envolvente. O problema é que o roteiro não vai além de uma boa ideia. O desenvolvimento é confuso do início ao fim ao envolver gangues e estupro, assim como voyeurismo e crime internacional. Todos esses aspectos, curiosamente, num momento que não há Organized Crime como apoio.

PUBLICIDADE

A ausência de um objetivo claro e de uma construção consistente tornam o episódio confuso de assistir e esquecível. Quando uma linha de raciocínio se apresenta, abrem-se outras narrativas e desordem impera por completo. É impossível ter empatia pela vítima em razão do irrisório tempo de tela.

Imagem: NBC / Divulgação

Abre alas

Me parece claro que o episódio é uma plataforma para que Amanda Rollins retorne de forma efetiva. Contudo, o que me deixa confuso é que a personagem sempre aparece com uma expertise diferente. Num instante é especialista em comportamento, noutro é abordagem de vítimas e agora liderando uma unidade de crimes internacionais.

Fica claro que a produção de Law & Order: SVU não tem a menor ideia de como reintroduzi-la na história. Evidenciando o que todo fã e telespectador ocasional sabiam: a saída da Amanda foi despropositada e sem sentido. Kelli Geddish é excelente e a série precisa da Amanda de volta.

Imagem: NBC / Divulgação

Irregularidade

Em suma, acredito que o adjetivo para 26ª temporada até aqui é irregular. O começou foi muito ruim com um Season Premiere apático, mas seguiu com um segundo episódio sensacional. Agora, Law & Order: SVU tenta sair da caixa e escorrega com um episódio enfadonho e confuso.

É preciso colocar a tropa em ordem para seguir em frente sem tropeços. Seguimos!

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.