Law & Order: SVU: 7 episódios essenciais para maratonar

Law & Order - SVU

E aí, quem topa fazer uma maratona de Law & Order: SVU?

Sabe aquela voz na sua cabeça que sempre insistiu para que você começasse a assistir Law & Order: SVU? ‘As primeiras temporadas estão na Amazon’, diz seu subconsciente. Contudo, nós sabemos que um desafios que se impõe logo de cara: incríveis 476 episódios. É muita coisa, até mesmo para aqueles que adoram um desafio e estão maratonando Grey’s Anatomy na quarentena.

Continua após as recomendações

São vinte e um anos no ar, e mais três já confirmados, que proporcionam uma infinidade de casos. Para que o telespectador tenha uma perspectiva, lembro-lhes que o piloto foi exibido em 1999 quando Bill Clinton ainda era presidente dos Estados Unidos. Muito antes do movimento #MeToo derrubar Harvey Weinstein e Leslie Mooves, a série já era pioneira em falar sobre estupro, violência doméstica e pedofilia.

É inegável a importância da série não só para indústria da televisão, como também para sociedade americana. Diante dessa importância pensei muito e fiz uma lista dos sete episódios essenciais para você assistir e então decidir se vale, ou não, uma maratona. Pois bem, seguindo o exemplo do que fizemos recentemente com Criminal Minds.

Continua após a publicidade

Sete Episódios Essenciais para Maratonar:

7 – “Ballerina” – Temporada 10, episódio 16

Law & Order- SVU, Ballerina

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? A primeira razão pela qual você deveria assistir é pela participação de Carol Burnett. Simples assim 🤷🏾‍♂️. Contudo, se você não ficou satisfeito, permita-me argumentar que o roteiro do episódio apresenta reviravoltas incríveis e simplesmente inacreditáveis. A grande atriz interpreta aqui uma suspeita de ter assinado um homem e tê-lo jogado pela janela. O curioso, entretanto, é que seu sobrinho também é suspeito em virtude da relação muito, mais muito suspeita que eles têm. É evidente que não vou revelar o que acontece, mas acreditem quando digo que é deliciosamente intenso e ridiculamente interessante. Tal interpretação, é importante lembrar, rendeu uma indicação ao Emmy para Carol em 2009.

6 – “Authority” – Temporada 09, episódio 17

Law & Order- SVU, Authority

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? Outra participação especial fenomenal que me deixa reflexivo até hoje é a de Robin Williams. O ator participou do episódio Authority, que não só trouxe uma história bem estruturada, mas também um recorte da situação social daquele momento. Depois dos movimentos antigoverno dos anos de 1990, que deu originem ao Unabomber e motivou os desastre na cidade de Oklahoma e Waco, o final dos anos 2000 também trouxe algo similar. A crise financeira se aproximava, a guerra do Iraque piorava e Bush colecionava derrotas políticas. O episódio soube como identificar essa temperatura e personificou todo esse sentimento no personagem de Williams. O ator arrasou em todos os sentidos e a conclusão do episódio é ainda melhor.

5 – “Making a Rapist” – Temporada 18, episódio 02

Law & Order- SVU, Making a Rapist

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? O primeiro motivo pela qual você deveria assistir esse episódio é, assim como o da Carol Burnett, pela participação especial. O futuro presidente, assim esperamos, Joe Biden aparece para falar sobre um dos assuntos que marcaram sua carreira: assédio sexual nas universidades. Embora não tenha falado da organização que estimula, a espetacular It’s On Us, o ex-vice presidente discursa sobre a necessidade e a importância do departamento de vítimas especiais. Contudo, o episódio é único não pela sobriedade de Joe, mas sim pela história que apresenta. Em Making a Rapist, temos um homem que é inocentado após passar 16 anos preso. O problema é que na noite da sua libertação, ele é o principal suspeito de estuprar e matar uma mulher. É cheio de reviravoltas e você precisa assistir.

4 – “Scorched Earth” – Temporada 13, episódio 01

Law & Order- SVU, Scorched Earth

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? Não são todos os fãs que incluiriam esse episódio na sua lista de preferidos. Contudo, a Season Premiere da 13ª temporada mostra o papel social da série nesses vinte e um anos. O caso retratado em cena foi inspirado num escândalo sexual da vida real: do ex-diretor do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn. O executivo, para quem não lembra, foi acusado de estupro por uma camareira de um hotel que estava hospedado na cidade de Nova York. Enquanto o caso teve um desfecho um tanto complexo no mundo real, na série o personagem teve o fim que mereceu. Reitero que, mesmo soando comum, o caso reforça sua função educativa de educar o público. Vítimas de violência sexual podem estar em qualquer bairro, ter qualquer cor ou nível educacional.

3 – “Undercover” – Temporada 09, episódio 15

Law & Order- SVU, Undercover

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? Os fãs incondicionais da série, como este que vos escreve, vão saber que Olivia Benson nasceu fruto de um estupro. Sua mãe não quis aborta-la, então dedicou sua vida tratar de vítimas de abuso, seja ele qual for. Mesmo sendo uma especialista, ela nunca passou por uma experiência  traumática. Isso não quer dizer, contudo, ela nunca passou por apuros. Em Undercover, a detetive insiste com seu capitão e decide ir a campo, devidamente disfarçada, no intuito de investigar supostos abusos que presidiárias vem sofrendo dos carcereiros. Os crimes são tão brutais e recorrentes que, em poucas horas, Olivia é levada para uma dispensa e é quase violentada por um dos guardas. Quem impede que o crime aconteça e a personagem não seja estuprada? Assistam ao episódio e me contem depois.

2 – “Alternate” – Temporada 09, episódio 01

Law & Order- SVU, Alternate

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? Uma das maiores participações especiais de todos os tempos em Law & Order: SVU foi feita por Cynthia Nixon, mais conhecida pelo seu trabalho em Sex And The City. A atriz, que venceu merecidamente o Emmy pela interpretação, compôs uma mulher com um sério distúrbio de personalidade. Ela é implacável com os detetives. Confunde e atrapalha as investigações, mesmo que de forma involuntária, e ainda leva Olivia ao erro diversas vezes numa investigação extremamente complexa. Pode parecer algo que acontece sempre, mas garanto para vocês que com a ajuda da atriz e de um roteiro esperto e comprometido em manter o telespectador interessado, Alternate é uma ótima pedida para sua maratona.

1 – “Beast’s Obsession” – Temporada 15, episódio 20

Law & Order- SVU, Beast's Obsession

Imagem: NBC/Divulgação

Por que assistir? Esse episódio é fruto de uma história iniciada muito tempo antes. Trouxe como o mais importante de Law & Order: SVU por uma série de motivos. Primeiramente porque é intensa e você não vai querer fazer outra coisa além de descobrir o que vai acontecer. Em segundo lugar, porque a performance do Pablo Schreiber e da Mariska Hargitay são impecáveis e irretocáveis. A imagem acima é um recorte de uma sequência espetacular de roleta russa que desafia seus nervos de uma forma inimaginável. Assistam sem pensar duas vezes.

Há inúmeros episódios que poderia incluir aqui. Como aquele com a quadrilha internacional de pedófilos, ou o episódio que Alex Cabot é perseguida pela máfia ou quem sabe até aquele em que o Sgt. Mike Dodds é assinado no final da 18ª temporada. Uma série tão boa, tão importante e tão lendária produziu, durante todos esses anos, pequenos clássicos que mereciam ser vistos e revistos. Por isso, não fique chateado comigo caso tenha deixado algo do seu gosto de fora.

Mas afinal, qual seu episódio preferido de Law & Order: SVU? Tem sugestões para outros colegas começarem uma maratona? Então é só deixar nos comentários e sermos felizes.

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

1 comment

Add yours
  1. The Blacklist: 7 episódios essenciais para maratonar - Mix de Séries 17 junho, 2020 at 13:00 Responder

    […] Law & Order: SVU – 7 episódios essenciais para maratonar […]

Post a new comment