Law & Order: SVU | 26×05 acerta em cheio
Depois de começar bastante irregular, Law & Order: SVU finalmente mostra solidez e acerta com trama madura e essencial.
A era da irregularidade parece ter ficado no passado. Após um início cheio de altos e baixos, Law & Order: SVU entrega mais um episódio sensacional, necessário e forte. A série volta a investir em narrativas secundárias de organizações criminosas e, diferentemente de antes, acerta em cheio.
Em Economics of Shame, uma repórter de televisão é vítima de extorsão sexual e quase decide por tirar a própria vida. Chamam Benson e a Unidade de Vítimas Especiais para atuar no caso. Eles acabam descobrindo uma grande organização criminosa por trás desses crimes.
Quanto mais atual melhor
O grande acerto do episódio de Law & Order: SVU desta semana é trazer a problemática para o presente, parecendo até ter saído do noticiário. Há um caso de extorsão sexual, mas atualizado para era da internet quando a vítima é ameaçada de ter vídeos íntimos compartilhados na internet.
Propor uma história como essa é fundamental para não só alertar, como também educar a audiência. As pessoas devem denunciar crimes. Assim como vítimas são vítimas, não há área cinzenta. Além disso, o trabalho da atriz convidada, Elizabeth Alderfer, é imprescindível para que essa história funcione.
Ampliando horizonte
Se na última vez que Law & Order: SVU tentou ser mais ambiciosa deu tudo errado, dessa vez funcionou. A decisão de ampliar o foco e colocar uma quadrilha por trás das extorsões faz com que a série saia da zona de conforto e vá além. Precise de entender e explorar novas estratégias.
É uma lástima que não tenham ido além e elaborado um episódio especial, com sequência e cenas maiores. Assim como, claro, oportunidade para o Carisi arrasar nos tribunais.
Em suma, a série volta acertar com uma trama bem elaborada, robusta e madura. Até a próxima semana, queridos.