Leaving Neverland: conheça o polêmico documentário de Michael Jackson

Imagem: HBO/Divulgação

Acusações de abuso sexual voltam a aparecer contra Michael Jackson em Leaving Neverland

Leaving Neverland, ou “Deixando a Terra do Nunca“, é o documentário que a HBO Brasil exibe no próximo dia 16, em duas parte, às 20h. O final do documentário será exibido no dia 17.

A obra aborda, com detalhes, supostos casos de assédio sexual que o astro Michael Jackson teria feito contra dois garotos nos anos 1980 e 1990. Sendo assim, Wade Robson e James Safechuck alegam que mantiveram relações sexuais com Jackson durante anos, contando alguns destes eventos que garantem ser verdade com bastante precisão.

No documentário, Wade e James (que agora são obviamente homens adultos) descrevem como as pernoites e brincadeiras que, originalmente, pareciam inocentes se transformavam em abuso. A família Jackson nega as alegações do documento e está processando a HBO por 100 milhões de dólares por romper um acordo de não depreciação, informou a CNN.

No meio da controvérsia em torno de Leaving Neverland, eis o que você precisa saber sobre Michael, Wade, James, o rancho Neverland e os supostos casos de abuso sexual.

O que é Neverland?

Neverland Valley Ranch foi a casa de Michael Jackson em Los Olivos, Califórnia. De acordo com a MTV, Michael pagou US$ 17 milhões pela propriedade de 2.500 acres em 1988. Depois de comprar a terra, ele a reformulou com um parque de diversões completo e muitas atrações.

O local continha uma montanha-russa, roda gigante, arcade, ferrovia, cinema, cavalariças e um zoológico particular. Sim, você leu corretamente. Na verdade, havia elefantes e girafas.
Michael Jackson's Neverland Ranch near Santa Barbara, Calif.

Imagem: New York Daily News/Release/via Cosmopolitan/Todos os direitos reservados.

Qual é a história de Wade Robson?

Em 1987, Wade Robson, 5 anos, conheceu Michael nos bastidores de um de seus shows em Brisbane depois de vencer um concurso de dança. Três anos depois, a mãe de Wade, Joy, contatou Michael, o que resultou em uma viagem de fim de semana para sua casa, Neverland. Para promover sua carreira em 1991, Wade se mudou da Austrália para Los Angeles com sua mãe e irmã, Chantal.

A partir daí, Wade e Michael desenvolveram um relacionamento extremamente próximo que supostamente levou ao abuso sexual. No trailer de Leaving Neverland, ele diz: “Ele me disse que, se descobrisse o que estávamos fazendo, ele e eu iríamos para a cadeia pelo resto de nossas vidas“.

HBO Leaving Neverland Wade Robson True Story

Imagem: HBO/Divulgação

Qual é a história de James Safechuck?

Em 1986, James Safechuck, de 8 anos, conheceu Michael Jackson quando eles estrelaram juntos um comercial da Pepsi. Aparentemente, os dois ficaram extremamente próximos em apenas alguns meses.

Michael Jackson with 10 year old Jimmy Safechuck on the tour plane...

Imagem: Cosmopolitan/Release/Divulgação

Confira o comercial abaixo:

O que aconteceu durante os casos de abuso sexual infantil de Michael Jackson?

Em 1994, após uma investigação de um ano, Michael Jackson chegou a um acordo extrajudicial com um menino de 14 anos. Ele o havia acusado de abuso sexual, fraude, negligência, sedução, dolo e intencional aflição emocional.

Em dezembro de 2003, Michael obteve sete acusações de abuso sexual infantil e poderia ser condenado até 20 anos de prisão. Essas acusações não envolviam Wade ou James. Depois de um julgamento altamente público de 14 semanas, Michael Jackson foi absolvido em 2005.

Embora James não tenha testemunhado no julgamento, na ocasião Wade afirmou que Michael nunca o molestou durante as suas (mais de 20) visitas a Neverland.

Quando Wade e James falaram contra Michael?

Em 2013, Wade processou os herdeiros de Michael. O caso – que alegava que Wade havia sido molestado por Michael entre as idades de 7 a 14 anos – foi descartado por ser arquivado tarde demais.

Este não é um caso de memória reprimida“, disse Wade atualmente. Entretanto, ele estava arquivando o caso. Eu nunca esqueci um momento do que Michael fez comigo, mas eu estava psicologicamente e emocionalmente completamente incapaz e sem vontade de entender que isso era abuso sexual.“.

James adicionou seu nome ao caso de Wade em 2013 e, em seguida, entrou com um processo em 2014. O processo de James alegou que ele havia sido abusado de 1988 a 1992. Atualmente, os processos de James e Wade estão sob apelação.

Controvérsias?

Apesar de ter se envolvido com o processo, Wade teria implorado para a família Jackson um emprego como diretor de um espetáculo em homenagem à Michael. O espetáculo seria MJ ONE, do Cirque de Soleil. Entretanto, nunca foi oferecido a ele esse projeto. Eles o consideraram não-qualificado o suficiente para esse trabalho, após o mesmo passar por uma entrevista.

Foi então que Wade teria tido um colapso. Com uma esposa e uma criança pequena ele passou muito tempo sem renda. Ele poderia conseguir um emprego normal, mas, nas palavras do lendário advogado Thomas Mesereau, ‘‘por que trabalhar quando você pode processar Michael Jackson?’’ Afinal de contas , as pessoas processaram Michael no passado alegando coisas que nunca foram provadas (via MJ Beats).

Antes de apresentar o processo, Wade escreveu um livro, conseguiu um agente para tentar vender sua história. Entretanto, falhou.

Julgamento

O ex-advogado e confidente de Jackson, Brian Oxman, de 66 anos, alega que Robson e Safechuck estão simplesmente perseguindo “fama e dinheiro”. E pela primeira, o ex-advogado — concedeu detalhes para DailyMailTV sobre as inúmeras ligações telefônicas com Robson e revela que ele repetidamente afirmava: “Michael nunca abusou de mim.”

O advogado estava na equipe de defesa que ajudou Jackson em 2005. Ele trabalhou para que Michael fosse inocentado de 14 acusações de abuso feitas a ele pelo acusador Gavin Arvizo.

Durante o depoimento, Oxman disse que o ex-coreógrafo australiano Wade Robson se ofereceu para voar de sua terra natal para defender o cantor.

O advogado relata um Wade Robson muito emocional e chorava durante as longas conversas telefônicas, dizendo a ele: ‘Eles não deveriam estar fazendo isso … diga a Michael que estamos do seu lado … Eu farei o que for preciso para estar lá para com ele‘. (via MJ Beats).

Já o caso de Safechuck seria usado para dar “credibilidade” ao documentário. Entretanto, ele se juntou à Robson para revelar os supostos acontecimentos apenas depois de descobrir o montante que os advogados de Wade estariam exigindo dos herdeiros de Michael Jackson.

 

O público poderá tirar as conclusões, na exibição da obra. Confira o trailer do documentário, que em breve estará disponível na HBO Go no Brasil.

Além disso, vou completar. Todavia, em branco. Entretanto, vai ficar verde. Além disso, vou adicionar frases. Entretanto, não poderá ser visto. Todavia, vai melhorar. Entretanto, a legibilidade. Além disso, são muitas palavras. Entretanto, porque o texto está grande. Todavia, foi. Além disso, feito. Entretanto, truques. Além disso,

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours