Lista Negra, 8ª temporada final explicado: Liz morreu mesmo?

O desfecho da oitava temporada de Lista Negra é triste.

Lista Negra final 8 temporada

Quando Lista Negra (The Blacklist) estreou em 23 de setembro de 2013, era impossível para qualquer um saber que a série duraria tanto. Desde o início do piloto, ficou claro que a série tinha uma fórmula muito repetível (sempre importante para uma série de caso da semana policial), mas também uma mitologia incrivelmente densa que poderia ser explorada por peças muito pequenas de cada vez.

Continua após publicidade

Após oito temporadas inteiras rastreando pistas, iniciando e/ou respondendo a uma litania de traições e vasculhando uma lista literal de criminosos, traficantes de drogas e traficantes de armas, o elenco de Lista Negra encontra-se em grandes encruzilhadas no final da 8ª temporada.

Com Townsend finalmente morto e a Diretiva Townsend essencialmente indo com ele, Red (James Spader), Liz (Megan Boone) e Dembe (Hisham Tawfiq) fogem da cena da morte de Townsend. Em um episódio intitulado “Konets“, russo para “fim”, a equipe sai para saudar o novo mundo à sua frente.

Continua após publicidade

Claro, a morte de Townsend não resolve todos os seus problemas e, na verdade, cria alguns novos. Com a estreia da oitava na Netflix, entenda o que aconteceu no desfecho.

Red planeja que Liz o mate em Lista Negra

Como os membros da plateia já sabem há algum tempo, sem tratamento contínuo, Red não vai durar muito. Red tem lutado contra uma doença neurológica inexplicável desde a 6ª temporada de Lista Negra. Embora o tratamento tenha demonstrado melhorar sua saúde a curto prazo, Red decide no final da 8ª temporada que prefere morrer propositalmente agora, em vez de prolongar o inevitável.

Leia também: Lista Negra deixa fãs tristes com estreia da 8ª temporada na Netflix

Em vez de deixar sua doença levá-lo lentamente, Red elabora um plano para Liz executá-lo em público, declarando-se a herdeira do trabalho de sua vida. Liz inicialmente se opõe ao plano, mas depois concorda com isso depois de considerar a direção que sua vida tomou. O plano é fazer com que Liz espere por Red do lado de fora do restaurante de Pascual e mate-o a tiros assim que ele sair. O objetivo de Red é garantir que todos os principais jornais do mundo lidem com a imagem dele morto nas mãos de Liz.

Continua após publicidade

Para Red, um plano tão calculado mostra não apenas o quanto ele se importa com Liz. Mas também quanto esforço ele está disposto a colocar para garantir que ela esteja segura, mesmo depois de morto. Red obviamente sempre se importou muito com Liz (afinal, isso é uma grande parte do mistério da série), mas o relacionamento que os dois formaram ao longo dos últimos oito anos serviu apenas para aprofundar esses laços.

Lista Negra 8 temporada
Imagem: Divulgação.

Red quer que Liz assuma seu império

Uma parte importante do final de Lista Negra é a questão pendente de quem assumirá o império criminoso de Red após sua morte. A vida de Liz, é claro, mudou radicalmente ao longo dos oito anos anteriores.

Poucos poderiam ter previsto no início de Lista Negra que Liz se tornaria tão próxima de Red. Depois de deixar seu emprego no FBI e se tornar uma fugitiva internacional, Liz fez quase 180 do público novato de agentes do FBI que conheceu no episódio piloto.

Continua após publicidade

Para a maioria dos espectadores, essas mudanças parecem ocorrer como resultado direto das ações de Red. No entanto, Red oferece uma teoria muito mais sombria sobre a trajetória da vida de Liz. Ele sugere: “Talvez você tenha nascido para isso“, enquanto também chega à conclusão de que isso não importa.

Enquanto Red admite que em circunstâncias diferentes, ele nunca iria querer que ela herdasse seu império criminoso. Ele também parece acreditar que ela é a melhor sucessora possível. Ele acrescenta que “seja sorte ou carma, DNA ou destino, ou apenas má sorte“, a posição atual de Liz é o que importa neste momento, e nada pode protegê-la melhor do que o mundo vê-la matando-o e tomando seu lugar.

Lista Negra 8 temporada
Imagem: Divulgação.

Red se recusa a revelar quem ele é para Liz até que ele esteja morto

Desde que o primeiro trailer do piloto de Lista Negra foi lançado em 2013, uma questão central persegue os fãs da longa série: quem é Raymond Reddington para Elizabeth Keen? No final da 8ª temporada, Red promete que a resposta a essa pergunta será entregue a Liz após sua morte, mas não antes.

Red acrescenta que a resposta para a pergunta aparentemente sem resposta é uma história “cheia de ambição, esperança, amor e perda“. Quando perguntado por que ele não pode simplesmente dizer a ela antes de sua morte, Red responde que se Liz descobrir quem ele é antes de puxar o gatilho, ela não poderá completar a tarefa de matá-lo. Quando Liz questiona se Red conhecia sua mãe, ele responde: “melhor do que ninguém“.

Inúmeras pistas ao longo da série levaram os fãs a supor que Red é seu pai. No entanto, quando Liz pergunta a Red essa pergunta em branco, Red nega. Muitos fãs nem sempre foram convencidos de que Red estava sendo sincero naquele momento (ele mente com frequência), mas outros fãs chegaram à conclusão de que Red estava sendo sincero e, em vez disso, é a mãe de Liz.

A chamada teoria “Rederina” – que afirma que a mãe de Liz, Katarina Rostova, se tornou Red – vem se infiltrando em fóruns de fãs e subreddits há anos, mas raramente foi levada a sério. No entanto, os eventos do final levaram muitos fãs a concluir que a teoria realmente era verdadeira o tempo todo.

Liz recebe muitos conselhos

Liz começa o final da 8ª temporada de ótimo humor, dizendo a Red que, com Townsend morto, ela sente que poderia voar. No entanto, a possibilidade de assumir o império de Red pesa muito sobre Liz, e ela se vê questionando a direção de sua vida. Ela estava destinada a se tornar uma fugitiva, mesmo que Red nunca tivesse entrado em sua vida? Ele é realmente o culpado por todas as suas escolhas?

Enquanto Ressler (Diego Klattenhoff) e Aram (Amir Arison) se opõem fortemente a tal ideia, Cooper (Harry Lennix) está mais aberto à possibilidade, concluindo que pode ser a melhor maneira de manter ela e sua filha seguras.

Além de seus amigos e familiares mais próximos, Liz recebe apoio de uma garota em um aeroporto que só os seguidores mais dedicados de Lista Negra reconhecerão. Essa garota é Beth Ryker (Delphina Belle), a mesma garota que é manipulada com explosivos no primeiro episódio da série. Na conclusão do episódio piloto, Liz consegue salvar Beth e ela não foi vista na série desde então – até o final da 8ª temporada.

Beth vê Liz no aeroporto e a conversa delas lembra a Liz como foi bom fazer uma diferença positiva no mundo. Este encontro casual leva Liz a reconsiderar a oferta de Red e ela concorda em matá-lo. De muitas maneiras, Beth, uma pessoa completamente inocente, também é responsável pela vida que Liz escolheu viver.

Imagem: Divulgação.

Liz morreu mesmo em Lista Negra

Matar o deuteragonista de um procedimento policial em sua oitava temporada é definitivamente uma jogada ousada, e não uma que muitos escritores provavelmente tentarão depois de tanto tempo no ar. No entanto, é exatamente isso que Lista Negra faz nos últimos minutos do final da 8ª temporada. Liz aparece do lado de fora do restaurante para matar Red, assim como ele pediu.

Leia também: Lista Negra, o real motivo por que a atriz Megan Boone saiu da série

No entanto, depois de levantar sua arma, ela hesita e diz a ele: “Não posso fazer isso. Não quero“. Red responde “Tudo bem. Eu entendo“. Sem dizer isso diretamente, ambos parecem compartilhar um olhar de conhecimento. Talvez Liz tenha finalmente juntado todas as peças e conheça a identidade de Red?

No entanto, antes que Liz possa expressar uma pergunta, ela é baleada por trás por Elias VanDyke (Lukas Hassel). Sem dúvida em retaliação pelo assassinato de seu chefe, Neville Townsend (Reg Rogers), no episódio anterior.

Enquanto Red segura Liz e ela morre lentamente de seus ferimentos, um flashback da vida de Liz aparece na tela. Entre os flashbacks, há um notável entrelaçamento de cenas que retratam Liz com sua mãe quando menina e cenas compartilhadas entre Liz e Red nos oito anos anteriores. Além de servir como uma dica sobre as origens de Red, os flashbacks servem como um adeus à atriz Megan Boone, que optou por deixar a série.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.