Lista Negra acaba hoje: o que esperar do final da série
Final de Lista Negra chegou: último episódio vai ao ar nos EUA, e o ator James Spader comentou como foi a experiência.
Raymond “Red” Reddington está finalmente pendurando seu famoso chapéu, adequado para um gênio manipulador. E ele está fazendo isso em seus próprios termos. A série Lista Negra (The Blacklist) exibe hoje, 13 de julho, seu último episódio nos EUA, após 10 anos de exibição no canal NBC.
O final contará com uma despedida de duas partes, e a estrela James Spader revelou que o elenco e a equipe adoraram ter a chance de se despedir.
“Fiquei muito, muito feliz por termos conseguido terminar exatamente da maneira que queríamos. Foi deliberado e não fomos pegos de surpresa em termos de quando o final viria”, disse ele à Associated Press. “Você verá que o final tem convicção e nós nos comprometemos com isso.”.
O que esperar do final de Lista Negra?
O final de Lista Negra é um “canto do cisne” para Reddington, um dos personagens mais intrigantes e deliciosos da televisão. Um mestre em intermediar negócios obscuros para criminosos, ele ofereceu sua ajuda ao FBI para rastrear os criminosos mais perigosos do mundo.
Leia também: Lista Negra: antes do final, série tem grande revelação de Red
Spader revela que a série – filmada principalmente na cidade de Nova York – foi para o exterior durante o final. Na verdade, nal de Lista Negra termina na Espanha.
“Eu realmente senti que isso estava completo e adorei como realmente completou um círculo, de certa forma”, diz ele. “Não era apenas uma linha ininterrupta do ponto A ao ponto Z, mas era uma espécie de círculo.”
A série atraiu Spader há tantos anos porque ele estava procurando por algo que mantivesse seu interesse e o do espectador por mais de 20 episódios por temporada ou, em suas palavras, criasse uma “paisagem ilimitada”.
O piloto apresentou Reddington como um criminoso fugitivo cujas empresas eram mundiais, marcando uma caixa para o ator. Spader também estava procurando por um show de tom fluido, que o piloto também entregou.
“Eu não ficaria tão curioso sobre uma série que fosse apenas um drama ou uma série que fosse apenas uma comédia”, diz ele. “Eu senti que era boa, que essa série fosse muito, muito intensa e brutal às vezes e, em outros momentos, muito irreverente e às vezes muito emocional.”
Reddington é um personagem que marcou a TV
Reddington, infundido com o charme elíptico de Spader, era uma adição elegante à rede de TV, um personagem que poderia fazer uma fritada incrível com apenas uma torradeira e que colecionava sabres da Guerra da Criméia. Ele não era bom, certamente, mas também não era mau. “Ele é um monstro assustador e, no entanto, as pessoas gostam dele”, diz Spader.
O protagonista de Lista Negra é profundamente culto, um homem capaz de conversar sobre Cary Grant, a Piazza del Campo em Siena ou o Aeroporto Kai Tak. Apelidado de “O Concierge do Crime”, ele disse coisas profundamente profundas como: “Nem toda resposta vale a pena saber” e “Só posso levá-lo à verdade. Não posso fazer você acreditar nisso.”.
Leia também: Lista Negra vai acabar na 10ª temporada e fãs sabem o motivo
“Ele habita o mundo inteiro, ele realmente habita. Ele mora lá e realmente adora. E ele ama a vida”, diz Spader, três vezes vencedor do Emmy. “Acho que alguém entenderia o valor da vida se tivesse que tomá-la de vez em quando.”
Mesmo em baixa, Reddington brilhou. Na quinta temporada, ele foi reduzido a viver em um Motor Lodge, pendurado na beira da piscina usando um boné de beisebol, mas ressuscitou. Na prisão federal, conseguiu beber garrafinhas de champanhe contrabandeado. Reddington era destemido.
“Ele é alguém que mostraria razão e cautela, mas nunca teve medo de nada. Então, acho que esse tipo de combinação é atraente para as pessoas quando se deparam com tanta coisa na vida de alguém e no mundo ao seu redor”, diz Spader.
“Além disso, eu acho que há algo atraente, eu acho, em se perder em uma história, em um passeio com alguém, sem medo do que pode estar na próxima esquina ou do que pode estar além daquele limiar que você está prestes a cruzar.”.
Agora, Reddington dará a sua cartada final. Se ele vai sobreviver ou não, resta aos fãs esperarem até o último episódio. No Brasil, entretanto, ainda não há data prevista para a última temporada de Lista Negra ir ao ar.