Lista Negra acabou: Red morre no final da série?
Eis o final de Lista Negra: saiba detalhes do final, e o destino do grande protagonista. Red morre no último episódio?
Após 10 anos, dezenas de criminosos capturados e mais monólogos de Raymond Reddington do que se poderia contar, a série Lista Negra (The Blacklist) acabou ontem, 13, nos EUA, pelo canal NBC.
Portanto, daremos spoilers de tudo o que aconteceu no final, incluindo a pergunta que não quer calar: Red morre?
O final de Lista Negra é empolgante
O drama criminal de longa duração terminou com um final em duas partes, que mostrou Red fugindo dos próprios agentes do FBI com quem trabalhou na última década. Mas Red conseguiu escapar das autoridades mais uma vez? (A resposta curta: Sim… porque ele morreu) E o que aconteceu com a Força-Tarefa quando este caso final acabou? (A resposta curta: acabou mesmo?)
Leia também: Chicago Fire, 12ª temporada: 8 teorias e a volta de Severide
A parte 1 do final de Lista Negra centrou-se no jogo de gato e rato envolvendo Red e a Força-Tarefa – e os agentes do FBI passaram grande parte do episódio pensando se eles queriam rastrear Reddington, dada sua complicada e distorcida lealdade a ele durante os anos. Mas no início do episódio, Cooper afirmou que “quero que o encontremos porque é quem somos”, e o restante da Força-Tarefa acabou concordando. Mesmo em uma conversa telefônica com Reddington, Dembe disse a ele: “Estou trazendo você, Raymond. Estou falando sério.” (“Espero que esteja. Pelo seu bem”, respondeu Red.)
Com a ajuda de imagens de vigilância, o congressista Hudson descobriu que Dembe foi quem avisou Red na semana passada que ele estava prestes a ser localizado em seu avião. Dembe foi rapidamente preso por ajudar e incitar um fugitivo e, no verdadeiro estilo Dembe, disse a Cooper que queria assumir total responsabilidade por ajudar Reddington a escapar. Mas! Enquanto Dembe e Ressler estavam sendo transportados para a sede do FBI para interrogatório adicional sobre o envolvimento de Dembe em todo o calvário, Red e seus homens interceptaram a transferência batendo seus veículos nos carros do FBI.
Episódio teve sequências de ação intensas
O que se seguiu foi intenso: Hudson, desorientado com o acidente, apontou uma arma para Dembe, insistindo que não confiava mais em Dembe nesta perseguição a Red. Dembe tentou desesperadamente acalmar a situação, mas Hudson se assustou com um barulho próximo e atirou em Dembe no pescoço, fazendo-o sangrar profusamente. Em resposta, Red atirou na cabeça de Hudson e o matou instantaneamente; ele atirou em Ressler várias vezes também, mas apenas acertou sua armadura corporal.
Já a segunda parte resolveu o gancho angustiante de forma rápida: Red levou Dembe para uma casa de repouso próxima e um médico foi chamado para operá-lo. A situação era tão terrível, porém, que Red se ofereceu para uma transfusão de sangue direta para Dembe para salvá-lo, embora isso não tenha sido aconselhado pela enfermeira de plantão.
Felizmente, Dembe sobreviveu ao ferimento à bala e à operação subsequente – de jeito nenhum eles matariam Dembe, certo? – mas quando a Cooper & Co. chegou à casa de repouso para ver como ele estava, Red havia fugido. O cirurgião de Dembe indicou que Red não era um doador forte o suficiente para uma transferência direta de sangue e parecia extremamente mal quando a operação terminou.
Enquanto isso, após a morte inesperada de Hudson, o agente Nixon dobrou a vontade de encontrar Red, explicando ao alcance da voz da Força-Tarefa que planejava matar Reddington assim que finalmente localizasse o homem. Ao ouvir essa promessa alarmante, Herbie desistiu de todo o caso, incapaz de se comprometer com uma perseguição a Reddington que ele sabia muito bem que resultaria na morte de seu amigo.
Red consegue escapar novamente…
Acabamos descobrindo que Red havia voado para a Espanha após a operação de Dembe – especificamente para Villa Lobo, na Andaluzia, onde uma amiga chamada Angela o ajudou a se recuperar. E embora um longo sono parecesse fazer maravilhas, Red começou a tossir sangue em um lenço de papel. (Afinal, nunca descobrimos os detalhes daquela doença misteriosa que Red teve algumas temporadas atrás.) Red passou a meia hora seguinte bastante melancólico: ele caminhou até um mercado e comprou algumas frutas. Ele ligou para Agnes e a aconselhou sobre como lidar com uma paixão na escola.
Ele também expressou seu interesse em visitar a famosa fazenda de gado Miura, na Andaluzia, e fez uma longa caminhada até lá na manhã seguinte. Ao mesmo tempo, Ressler ficou no encalço de Red e acabou rastreando-o com a ajuda de alguns fornecedores do mercado mencionado.
Red morre no final de Lista Negra
Depois que Red caminhou por um longo tempo no rancho, ele se virou para encontrar um touro olhando para ele a vários metros de distância, bufando e salivando. Red caminhou em direção ao touro, sem medo. O touro andou um pouco durante a competição de olhares. E então, começou a correr direto para Reddington, que permaneceu no lugar sem entrar em pânico.
Um pouco depois, Ressler pousou no rancho de helicóptero… e Lista Negra garantiu que soubéssemos, de fato, que aquele touro havia matado Red. Isso porque a série o mostra deitado na grama, ensanguentado. “Harold, estou com ele”, disse Ressler pelo telefone. “Eu o peguei.“.
Quanto ao que aconteceu com a Força-Tarefa, podemos assumir que ela foi dissolvida, embora não tenhamos detalhes exatos sobre o eventual futuro de cada membro. O procurador-geral optou por não apresentar queixa contra Dembe por ajudar Red a escapar, mas ele foi dispensado do Bureau. Cooper e Ressler perseguiram Reddington até o fim, mas, além disso, não está claro para onde foram em suas carreiras.
E Siya não aparece na última parte, mas ela presumivelmente encontrará seu emprego no MI6 muito mais relaxante do que o que acabou de experimentar.