Logins da Netflix são roubados e estão publicados na internet

Imagem: Divulgação

Continua após as recomendações

Atenção! O login e senha que você utiliza para assistir a Netflix podem estar disponíveis na internet para qualquer um.

É isso o que afirma a empresa de segurança digital americana 4iQ. Segundo a empresa, um arquivo com cerca de 41 Gb, contendo mais de 1,4 bilhão de logins e senhas de serviços como Netflix, LinkedIn, MySpace e o game Minecraft, vazou na internet.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que algo parecido acontece, mas o mais preocupante desse caso é que os dados vazados não estão criptografados, o que torna mais fácil o acesso as informações. Por isso, a dica número 1 de especialistas é: troque suas senhas o quanto antes.

A 4iQ, empresa que fez a descoberta, monitora diariamente a chamada “deep web”, uma área da internet que não pode ser acessada por usuários comuns, em busca de informações roubadas.

O artigo com os detalhes sobre o vazamento foi publicado na terça-feira, 12, pelo fundador e diretor de tecnologia da 4iQ, Julio Casal. Segundo ele, o volume de dados credenciais expostos é duas vezes maior que o maior ataque de que se tinha notícia até então.

Isso não é só uma lista. É um banco de dados agregado e interativo que permite buscas rápidas e importação de novos arquivos de vazamento. Considerando o fato de que as pessoas reutilizam senhas em suas contas de e-mail, redes sociais, e-commerce, bancos e trabalho, hackers podem automatizar o sequestro ou o roubo de contas”, alerta o especialista.

Um detalhe curioso encontrado no documento encontrado pela empresa é uma lista com as senhas “mais usadas” pelos usuários. A mais comum, que aparece nada mais, nada menos que 9 milhões de vezes é: 123456. A palavra “password” (“senha”, em inglês) também está no top 5.

Não há confirmação de dados de usuários brasileiros no arquivo vazado, mas não custa nada se precaver e evitar esse transtorno cada vez mais comum. Uma das formas de saber se sua senha foi roubada é usar o serviço Have I Been Pwned” (“Fui Enganado?“, em tradução livre).

No site, é possível inserir um e-mail para saber se alguma senha associada ao endereço foi hackeada em um desses grandes vazamentos.

Fonte: OGlobo

Italo Marciel

Italo Marciel

Cearense, 28 anos. Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação. Viciado em séries desde que se entende por gente e apaixonado por cinema. O cara que fica feliz em indicar uma boa série ou um bom filme para os amigos.

No comments

Add yours