Loki: 2ª temporada prova que dias de glória da Marvel acabaram
Loki é a tentativa da Disney de voltar aos trilhos. Depois de uma série de fracassos, o estúdio tenta recuperar qualidade com nova temporada.
Parece que a Disney falhou novamente. A empresa tem sido um tópico quente por anos. Apesar dos bilhões de dólares em receita da empresa, seus novos projetos acabam sendo ou grandes sucessos ou fracassos absolutos. Na maioria das vezes, a última opção. E isso parece ter acometido Loki.
Basta olhar para o estado do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU): Quantumania e Invasão Secreta foram decepções totais. O único ponto brilhante na escuridão da indústria foi Loki, cuja primeira temporada pareceu um sopro de ar fresco enquanto a Marvel Studios arrastava a franquia pela Fase 4. Exceto que a Disney tem uma incrível habilidade de pisar em sua própria sorte toda vez, e as críticas para a segunda temporada de Loki sugerem que isso aconteceu novamente.
Estreia esperada, mas preocupante
Na sexta-feira, 6 de outubro, a segunda temporada de Loki estreou no Disney+, continuando a história do anti-herói trapaceiro de Tom Hiddleston. A primeira temporada provou ser uma jornada fascinante e emocional: tivemos um séquito retrô-futurista, um estudo de personagem de Loki, uma exploração dos traumas dele e de Sylvie (Sophia Di Martino), enquanto acabavam em lados opostos da moralidade, o humor cativante de Owen Wilson e até mesmo o Loki jacaré!
Leia também: Loki: reencontro com Thor fica perto de acontecer
O principal vilão da série acabou sendo o personagem por trás da origem do multiverso, Kang, o Conquistador. No entanto, Jonathan Majors se mostrou problemático, para dizer o mínimo, e os fãs ainda esperavam que a Disney de alguma forma abordasse o problema. No entanto, devido à greve do SAG-AGTRA, a empresa optou por manter o assunto em silêncio e não buscar uma substituição.
Os temores aumentaram quando a Disney mostrou seu desdém pela série ao lançar um pôster gerado por IA com uma representação incrivelmente estranha de Hiddleston plastificado. No geral, os fãs têm baixas expectativas.
Avaliações negativas
E, pelo que parece, nossos temores podem estar justificados. O embargo de avaliações finalmente foi suspenso, e os jornalistas podem finalmente compartilhar suas avaliações dos primeiros quatro episódios da série enviados à imprensa.
Muitos, desde o The Telegraph até o The Hollywood Reporter (vale a pena notar o contraste marcante, já que a primeira análise foi devastadora, enquanto a segunda elogiou o estilo eclético do programa), concordaram em uma coisa: é o design de produção e os próprios atores que mantêm a série coesa, e não a escrita.
Leia também: Loki, 2ª temporada episódio 1: todas as referências escondidas
No entanto, nem Loki, nem Mobius, e especialmente Sylvie, cuja história foi muito mais drasticamente cortada, conseguem superar o angustiante estado do enredo.
É claro que cada avaliação é a opinião subjetiva de um jornalista, e os primeiros quatro episódios não revelam a essência da temporada como um todo. Mas, nós, os telespectadores comuns que esperam pela estreia, só podemos esperar que a Disney não tenha repetido seus erros anteriores.