Loki: final da série resgata o legado da Marvel
Loki: 2ª temporada tem um encerramento digno que resgata o legado da Marvel. A série está disponível no Disney Plus.
Após uma temporada incrível, chegamos ao último episódio de Loki, intitulado “Glorioso Propósito“. O episódio, que retoma o título do primeiro episódio da série, encerra com maestria o arco narrativo de Loki (Tom Hiddleston), assim concluindo seu amadurecimento como Deus.
No episódio, o nosso protagonista volta no tempo para consertar o tear temporal e evitar a destruição da TVA. Entretanto, ele descobre que salvar a TVA não será tão simples. Em conversas com Aquele que Permanece (Jonathan Majors), Mobius (Owen Wilson) e Sylvie (Sophia Di Martino), a trama se desenrola.
O peso da glória
Ao perceber a impossibilidade de consertar o tear, Loki dialoga com Aquele Que Permanece e descobre que o tear possui uma ferramenta de segurança que automaticamente “poda” as linhas do tempo sobressalentes. Isso coloca Loki em um dilema: matar Sylvie para salvar a TVA e manter a linha do tempo sagrada, ou destruir o tear, desencadeando a guerra multiversal.
Em um momento de dúvidas, o Deus da Trapaça procura conselhos com Mobius. O agente destaca como estar em uma posição de destaque traz não apenas glória, mas também a responsabilidade das ações e o peso delas.
Inclusive, os diálogos da série destacam-se como os melhores das séries da Marvel, mostrando com maestria os dilemas e seu crescimento ao longo do tempo. O trabalho dos atores também complementa essa complexidade.
Loki e Sylvie
O episódio não poderia deixar de apresentar um embate entre o protagonista e Sylvie. Isso porque o casal/não casal é responsável pelos melhores confrontos ao longo da temporada, proporcionando cenas memoráveis.
Nos momentos finais da série, Loki se despede de Sylvie, decidindo matá-la para salvar a TVA. No entanto, Sylvie instiga o asgardiano a questionar decisões impostas por outros e a buscar algo melhor quando a situação não está certa.
Leia também: Loki: 3ª temporada tem a pior e mais triste notícia
Esse momento é crucial para Loki, marcando não apenas o último embate do casal, mas também uma despedida digna.
O Deus do Multiverso
O ápice do episódio é a decisão do Deus da Trapaça, salvando a TVA e criando o multiverso da Marvel. A jornada até esse ponto, explorando como Loki aprendeu sobre viagens no tempo e o controle dos deslizes temporais, é brilhante e convincente, mesmo com o tempo limitado em tela.
A cena da destruição do tear até a criação da árvore do multiverso, referência à Yggdrasil da mitologia nórdica, é épica. Desde o Loki caminhando até o tear, enquanto troca de roupa, até ele sentar no trono e criar o multiverso, os efeitos visuais são impressionantes e a trilha sonora é magnífica. Sem dúvidas, uma das melhores cenas da Marvel nos últimos anos!
O final do programa mostra os demais personagens seguindo seu próprio caminho. Portanto, a série tem um encerramento digno e honra tudo aquilo que ela se propôs. Sem sombra de dúvidas é a melhor série da Marvel até este ponto, e ainda honra o legado que o UCM (Universo Cinematográfico Marvel) construiu até aqui.
As duas temporadas de Loki estão disponíveis na Disney Plus.