Lucifer enganou fãs e “inventou” história na 6ª temporada
Lucifer enganou fãs com uma trama que havia aparentemente terminado na quinta temporada, mas que acabou voltando na sexta.
Os fãs que já conferiram a sexta temporada de Lucifer na Netflix podem se sentir enganados em relação uma trama que fez muitos espectadores chorarem na quinta temporada: a morte do detetive Dan Espinoza.
Como o público viu, o ator Kevin Alejandro retornou e, basicamente, participou de todos os episódios do sexto ano. O que fez a morte do personagem perder o seu tão impactante apelo que causou na temporada anterior. Mas essa volta de Dan é justificada por uma trama que os produtores precisaram inventar. Isso porque eles não contavam com uma sexta temporada nos planos originais.
A intenção sempre foi que um dos personagens morresse no final, e a ideia central foi colocar a morte de Dan como um grande momento do desfecho de Lucifer. Mas isso tudo quando a quinta temporada iria ser a temporada final. Os primeiros 14 episódios foram gravados enquanto a Netflix ainda não tinha renovado a série, e coube os dois últimos serem filmados após a renovação.
Com isso, os produtores precisaram mexer no final da história às pressas, tudo para dar gancho para a sexta temporada. Mas a morte de Dan era algo que não dava para voltar atrás. Então, foi preciso inventar uma trama para que o ator Kevin Alejandro estivesse em cena.
Morte de Dan em Lucifer funcionou?
Em entrevista ao TVLine, Alejandro disse antes da estreia da sexta temporada: “Fiquei feliz pela renovação. Mas confuso, porque tinham matado Dan. Mas quando Ildy (Modrovich, roteirista) veio até mim com essa ideia, eu achei ótimo. E confiei”.
Leia também: Lucifer tem final amargo e 6ª temporada fora do ritmo
Agora, com a estreia da sexta temporada, o ator voltou a comentar sobre seu retorno.
“Acho que Dan é provavelmente um dos personagens que mais cresceu, que teve um dos maiores arcos. Se você seguir de onde ele começou até onde terminou, acho que eles fizeram um trabalho muito bom em envolver quem ele está e eu fiquei animado para voltar porque eu queria estar lá até o fim.”
Na sexta temporada, os fãs viram Dan no Inferno e, em seguida, vagando pela Terra como um fantasma. Os únicos que o viam eram os seres celestiais, mas em um momento emocionante, Lucifer permitiu que Dan aparecesse para Chloe. Assim, eles tiveram uma despedida propriamente dita.
Mas, de certa forma, a morte de Dan acabou perdendo um apelo ao longo dos episódios, quando a estadia de Dan na Terra passou a ser uma ponte para piadas e humor dos episódios. Com isso, alguns fãs chegaram a se sentir “enganados”.
Ator achou que morte de Dan foi o certo
Apesar da chateação que a morte de Dan causou, Kevin Alejandro estava inflexível de que era a coisa certa a fazer.
Ele compartilhou com a Newsweek: “Essa foi uma comunicação conjunta, uma espécie de ideia entre mim e os [showrunners] Joe [Henderson] e Idly [Modrovich]. Da minha memória maluca, tínhamos conversado [sobre isso]. Os escritores sempre, antes de começarmos a temporada, sempre nos reunia individualmente para que eles pudessem nos dar uma ideia do que eles tinham em mente. E eu me lembro de ter uma conversa com Joe e Idly e eu trouxe a [ideia]. ‘Acho que o público agora está começando a se importar com Dan e não apenas gostar dele. Mas aceitá-lo como ele é, ele está crescendo com eles. Não seria uma escolha interessante se o levássemos embora?’“
Leia também: Lucifer vai voltar em nova série mas Netflix troca Tom Ellis
“Já que é o fim [da série], eu basicamente pensei, ‘eu não ficaria ofendido se essa fosse a direção que vocês quisessem seguir’. E eles pensaram sobre isso e disseram ‘quer saber? Não é uma ideia terrível‘”, lembrou Alejandro.
“Talvez eles já estivessem pensando nisso. Não tenho certeza”, brincou ele. “Mas achei que seria uma boa maneira de escapar e acho que eles também. Recebi uma ligação [da Netflix] dizendo ‘ei, mudamos de ideia’. E imediatamente estou no telefone dizendo: ‘caras, vocês me mataram. O que está acontecendo?'”.
Então, ele finalizou. “Joe e Idly foram muito, muito legais e disseram que sabiam de uma maneira de eu continuar a estar com eles até o fim. E eu disse ‘absolutamente, quero estar lá até o fim. Eu estava lá desde o começo, eu quero ver tudo, quero estar com vocês’. E eles foram gentis o suficiente para fazer isso acontecer.”.
E você? Gostou do retorno de Dan em Lucifer?