Lucifer: o que aconteceu com Tom Ellis? Ator sumiu depois da série
Lucifer fez sucesso e, então, desapareceu. Por onde anda Tom Ellis, galã que deu vida ao anti-herói que roubou corações e atenções?
Tom Ellis é conhecido por ser o homem que deu vida a uma das versões mais encantadoras do Diabo que você adora odiar – Lucifer Morningstar. Baseado em uma história sobre o Diabo dos quadrinhos da DC Comics, Lucifer teve Ellis como o belo anjo caído que governa como o Senhor do Inferno. No entanto, ao contrário do que as histórias nos contam, Lucifer não é maligno. Em vez disso, ele possui o poder de revelar os segredos mais profundos e sombrios das pessoas. Ele é mais um provocador do caos do que um ser maléfico.
A série começa com um Lucifer entediado que decide deixar o Inferno e ir para a Cidade dos Anjos, Los Angeles. Ele leva sua melhor amiga demônio, Mazikeen (Lesley-Ann Brandt), com ele, e os dois administram uma boate chique. No entanto, as coisas mudam quando ele conhece a Detetive Chloe Decker (Lauren German) do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD). Seus poderes de persuasão não funcionam com ela, e ele fica imediatamente fascinado. Ele começa a trabalhar com Decker em casos, argumentando que é a maior diversão que ele teve em anos.
Lucifer teve três temporadas na Fox antes de ser cancelada abruptamente. Felizmente, a campanha de hashtags dos fãs, #SaveLucifer, chamou a atenção da Netflix, e a plataforma pegou a série para mais três temporadas. Desde que Lucifer terminou em 2021, Ellis manteve um perfil relativamente baixo, o que é curioso, considerando que ele atraiu tanta atenção para a série incrivelmente popular. Então, o que ele tem feito? E por que ele desapareceu do cenário público?
Os arcos de personagens recorrentes em seus shows anteriores não deram certo
Antes de seu papel como Lucifer Morningstar, Tom Ellis teve algum sucesso em outros programas populares – muitos dos quais poderiam tê-lo catapultado para o mesmo nível de fama que Lucifer fez. Exceto que seus arcos de personagens nunca duraram muito.
Leia também: The Walking Dead: atriz de Lucifer fará série de Rick e Michonne
Em 2007, Ellis foi escalado como Thomas Milligan em Doctor Who. Ele foi introduzido inicialmente durante uma linha do tempo alternativa, O Ano Que Nunca Foi, como um médico da Peripatetic Medical Squad – uma equipe que se rebelava contra o Mestre Saxon. Ele e Martha Jones (Freema Agyeman), companheira do Décimo Doutor, envolveram-se em um flerte – que continuou na linha do tempo correta. Os dois eventualmente ficaram noivos, com a promessa de que Thomas certamente retornaria à série. No entanto, seu personagem foi descartado, com Martha eventualmente casando-se com Mickey Smith (Noel Clarke), outro companheiro anterior.
Ellis enfrentou um destino semelhante em 2013, quando foi escalado para interpretar Robin Hood em Once Upon a Time. A série era conhecida por trazer personagens de contos de fadas conhecidos à vida. Esta versão de Robin Hood era astuta e engenhosa, então não foi surpresa quando ele se tornou um personagem permanente no programa. No entanto, Ellis foi substituído por Sean Maguire, reduzindo seu tempo na mágica cidade de Storybrooke. Da mesma forma, seu personagem Cenred em Merlin teve pouco tempo no programa, sendo morto após alguns episódios.
A disputa contratual de Ellis para a temporada final de Lucifer causou tensão
Quando a Fox decidiu romper os laços com Lucifer, os telespectadores ficaram indignados. Os fãs tentaram salvar o programa lançando a campanha #SaveLucifer #PickUpLucifer. Essa hashtag se tornou o tópico mais comentado nas redes sociais, com mais de 3 milhões de tweets e retweets, provando o quão importante a série havia se tornado para os fãs. Felizmente, a Netflix atendeu ao chamado e trouxe a 4ª temporada para sua plataforma.
Lucifer teve sucesso na Netflix, já que o serviço de streaming trouxe a série de volta para um total de três temporadas. No entanto, isso causou alguma tensão aparente, já que as disputas contratuais entre Tom Ellis e o estúdio ameaçaram uma conclusão final para os personagens amados. Na primavera de 2020, o TVLine informou que a produção da 6ª temporada estava em perigo, já que as negociações entre Ellis e a Warner Bros. chegaram a um “impasse”.
Foi relatado por uma fonte interna que o objetivo era manter Ellis satisfeito com as negociações finais. “Todos querem que Tom esteja feliz“, disse a fonte ao TVLine. “Mas há um limite, e ele foi alcançado.” Embora nem a Warner Bros. nem o porta-voz de Ellis tenham comentado sobre a especulação, o atraso causou preocupação. Felizmente, enfim, todas as partes conseguiram resolver as coisas e proporcionar aos fãs o final pelo qual trabalharam tanto para conseguir.
Seu papel foi substituído em Sandman da Netflix
Em 2022, a Netflix lançou uma adaptação da aclamada série de romances gráficos de Neil Gaiman, The Sandman. O show segue Morpheus (Tom Sturridge), um dos sete “Endless” que incorporam e controlam as forças da natureza. Morpheus é o senhor dos sonhos, e quando ele é capturado, seu reino dos sonhos é lançado no caos absoluto. Além de Morpheus e seus outros irmãos Endless, um personagem popular dos quadrinhos de Gaiman é Lucifer, o governante do Inferno. Como ambos existem na continuidade dos quadrinhos da DC Comics, então, a versão de Tom Ellis de Lucifer é vagamente baseada no trabalho de Gaiman, e alguns fãs se perguntaram por que Ellis não foi trazido de volta para interpretar Lucifer em The Sandman. No entanto, a razão é bastante simples: o personagem que Ellis interpretou é simplesmente muito diferente daquele em The Sandman.
No Twitter, um fã perguntou a Gaiman por que Ellis foi substituído. Ele respondeu: “Porque seu Lucifer, embora inspirado pelo Lucifer em Sandman, está tão distante em termos de continuidade de Sandman, que é mais fácil para todos voltar à versão dos quadrinhos.” Além disso, ao ver uma versão totalmente nova de Lucifer, os fãs agora podem ter uma nova experiência ao assistir The Sandman.
Gaiman disse que ainda admira a versão “amável” de Lucifer que Ellis interpretou, mas sabia que a substituição do personagem era a escolha certa. Portanto, a atriz de Game of Thrones, Gwendoline Christie, foi escolhida como uma Lucifer mais fria e brutal – mais fiel à história de The Sandman.
Ellis queria passar mais tempo com sua família
Lucifer terminou em 2021, no meio da pandemia de C*VID-19. Antes das restrições, Tom Ellis disse que viajaria de volta e para a frente entre Los Angeles e o Reino Unido para passar tempo com seus filhos. No entanto, com o bloqueio, isso se tornou impossível, o que contribuiu para sua pausa na atuação depois que Lucifer terminou.
Leia também: Lucifer: importante detalhe é finalmente explicado
Falando no podcast Reign with Josh Smith, Ellis refletiu sobre como talvez não conseguisse ver seus filhos por meses, descrevendo a experiência como “o pior sentimento possível que eu poderia sentir“. Felizmente, ele descobriu que podia superar o tormento na terapia, afirmando: “Tenho conversado com um terapeuta há anos, e acho que é uma das ferramentas mais úteis que encontrei em minha vida.” Isso é especialmente verdade à medida que ele envelhece. Ellis está começando a colocar coisas diferentes em perspectiva em prol de sua família.
Ellis tem uma família grande, compartilhando duas filhas, Florence e Marnie, com sua ex-esposa Tamzin Outhwaite. Ele também tem uma filha chamada Nora de seu relacionamento anterior com Estelle Morgan. Atualmente, enfim, Ellis é casado com a produtora e roteirista Meaghan Oppenheimer.
Tom Ellis não queria ser rotulado
Um grande problema que muitos atores enfrentam é ser rotulado, e isso certamente seria o caso quando um ator interpreta um personagem de televisão por vários anos. Eventualmente, o público começa a associar o ator ao personagem, pois é isso que eles são mais conhecidos por retratar. E isso é exatamente o que Tom Ellis queria evitar que acontecesse em sua carreira. Assim, como ele interpretou o personagem de Lucifer por tanto tempo, Ellis está procurando se aventurar e explorar outros tipos de papéis, o que provavelmente é a razão pela qual ele tem sido tão hesitante em se envolver em algo muito rapidamente.
Em sua entrevista à Square Mile, Ellis disse: “Vou me encontrar em um território semelhante em que as pessoas vão esperar uma coisa de mim agora. E eu gostaria de surpreendê-las e fazer algo completamente diferente. Esse sempre foi meu pensamento.” Felizmente, Ellis passou os últimos anos compilando uma lista de coisas que gostaria de realizar em sua carreira, que ele compartilhou com a Square Mile. Desde atuar na Broadway até interpretar Benedict em Much Ado About Nothing (para seguir os passos do lendário Kenneth Branagh, a quem ele admira), Ellis tem muitos planos. E no topo dessa lista? Trabalhar com sua esposa, Meaghan Oppenheimer.
Ele está indo para as telonas
Durante a maior parte de sua carreira, Tom Ellis se limitou à tela pequena. No entanto, graças à fama que Lucifer lhe deu, Ellis agora tem a oportunidade de alcançar novas alturas. E parece que é exatamente o que ele vai fazer, já que Ellis tem algo em andamento para as telonas. Ele está escalado para estrelar uma próxima comédia romântica chamada Players, ao lado da protagonista de Jane the Virgin, Gina Rodriguez.
Leia também: Lucifer tem segredo na Netflix que muitos fãs não notaram
Atualmente em pós-produção, Players é descrito como um conceito semelhante ao filme de Will Smith de 2005, Hitch, que segue Sara, interpretada por Eva Mendes, enquanto ela tenta expor Hitch, o personagem de Smith – um “doutor de encontros” profissional que ajuda homens tímidos a se aproximar e namorar mulheres com sucesso. Claro, Sara se apaixona por Hitch, percebendo que seu trabalho não é exatamente a carreira misógina que ela inicialmente pensava que era.
Players segue uma fórmula semelhante, com Mack (Gina Rodriguez) criando jogadas de encontros casuais com seus amigos. Mas é claro que ela acaba se apaixonando por um dos homens que ela persegue, interpretado por Ellis. Além disso, o filme também conta com Damon Wayans Jr. e Joel Courtney de The Kissing Booth.