Luther O Cair da Noite: 4 segredos escondidos no filme

Luther O Cair da Noite é uma continuação da série na Netflix. Saiba quatro segredos escondidos no filme que se ligam ao programa.

Luther O Cair da Noite segredos do filme
Imagem: Divulgação.

Luther O Cair da Noite, novo filme da Netflix, é uma continuação bastante apropriada da série original da BBC de mesmo nome. E, como o longa se passa no mesmo universo do programa, claro que há muitas referências e segredos escondidos.

A nova produção da Netflix segue os eventos da série original, vendo o personagem titular, John Luther, preso por sua má conduta durante os eventos da série de TV.

No entanto, depois que Luther é contatado por um assassino em série de seu passado que ele não conseguiu pegar, David Robey (Andy Serkis), Luther foge da prisão para terminar o trabalho. Só que desta vez usando todos os meios necessários para levar Robey à justiça.

PUBLICIDADE

O filme Luther O Cair da Noite da Netflix teve um desenvolvimento interessante, uma vez que quem não assistiu a série poderá assisti-lo sem problemas. No entanto, isso não impediu os produtores e roteiristas de brincarem, incluindo algumas referências divertidas e segredos ligados à série de TV. Pensando nisso, o Mix de Séries te traz 4 referências e segredos escondidos no filme Luther O Cair da Noite.

Nome na prisão do filme revela vilões da 5ª temporada da série

Luther O Cair da Noite segredos do filme
Imagem: Divulgação.

No início de Luther O Cair da Noite, vemos um clipe de notícias relatando a prisão do protagonista (interpretado por Idris Elba) no filme. Além de uma breve descrição de quem é Luther e as circunstâncias da prisão do detetive, o clipe também menciona alguns dos criminosos que ele havia apreendido antes de sua prisão.

Para um espectador não familiarizado com a série original da BBC, esses nomes podem ter sido arbitrários, mas na verdade são uma referência para definir que o filme se passa depois da quinta temporada.

Leia também: Luther O Cair da Noite: como filme se liga com a série

Na quinta temporada da série original, o protagonista fez um grande esforço para pegar os assassinos em série Jeremy e Vivian Lake. Os Lakes são dois criminosos particularmente perigosos, indo até mesmo atrás de alvos mais pessoais conforme Luther se aproxima de pegá-los, o que é parte do que torna os Lakes igualmente ameaçadores e memoráveis.

O carro de Luther é o mesmo da série de TV

Luther O Cair da Noite segredos do filme
Imagem: Divulgação.

Ao longo da série original, John Luther tem várias qualidades que são essenciais para o detetive. Um dos identificadores icônicos de Luther na série original é seu carro, um Volvo de 30 anos, pelo qual Luther tem afeição, apesar de seu estado difícil.

Dado o apego de Luther ao Volvo, é justo que o amado veículo de Luther reapareça no filme da Netflix.

Logo após Luther escapar da prisão no filme, ele vai para uma garagem que está abrigando o carro. Ele e Dennis brincam sobre o estado do carro, fazendo com que sua inclusão no filme se encaixe perfeitamente. Depois que o detetive icônico de Idris Elba se reencontra com o Volvo, Luther pode ser visto dirigindo o carro surrado durante todo o filme.

A inclusão do Volvo sinaliza pela primeira vez no filme que o detetive está de volta à ação, tão nítido e único como sempre foi.

A cela da prisão de Luther inclui uma referência de David Bowie

Luther O Cair da Noite segredos do filme
Imagem: Divulgação.

Embora John Luther esteja geralmente focado em seu trabalho e resolvendo qualquer caso para o qual seja designado, ele também tem alguns aspectos mais leves de sua personalidade. Além de sua afeição por seu carro, um dos interesses mais alegres de Luther inclui seu amor pelo astro do rock David Bowie. Luther pode ser visto ouvindo e fazendo referência à música de David Bowie em toda a série de TV.

E as canções imaginativas do músico de rock são uma fonte de conforto e inspiração para Luther em comparação com seu trabalho. Com isso em mente, faz sentido que a obsessão de Luther por Bowie reapareça no filme, depois que Luther passou por tempos sombrios.

David Bowie aparece algumas vezes no filme da Netflix, com uma breve menção ocorrendo pela primeira vez quando Luther se reencontra com seu carro após escapar da prisão. No entanto, a referência mais proeminente de David Bowie ocorre quando Schenk está investigando a cela da prisão de Luther.

Tudo isso, em busca de pistas sobre o paradeiro do detetive após a notícia de que ele escapou da prisão.

Ao folhear um dos livros de Luther, Schenk encontra uma foto de David Bowie como Ziggy Stardust. Esse não é apenas um bom aceno para o amor do protagonista pelo artista na série de TV. Mas um sinal de que a música de Bowie continuou a confortar e humanizar o detetive enquanto ele estava na prisão.

Filme da Netflix inclui uma versão da música-tema original da série

Luther O Cair da Noite segredos do filme
Imagem: Divulgação.

Existem muitos aspectos da série original que a tornam tão icônica, sendo um deles a música-tema. A música-tema de uma série é parte integrante dela, pois define o tom da história que se segue. E o tema de Luther, “Paradise Circus” do Massive Attack realiza essa tarefa de maneira espetacular.

Com uma estética sinistra e letras sobre o fascínio do pecado, bem como do amor pecaminoso, “Paradise Circus” do Massive Attack captura perfeitamente as lutas pessoais pelas quais John Luther passa na série original. Bem como sua complicada (e às vezes perigosa) relação com a psicopata Alice Morgan (interpretada por Ruth Wilson).

Por causa de quão bem ela captura o personagem, é apropriado que “Paradise Circus” também apareça no filme da Netflix. O longa depende principalmente de sua trilha sonora original para pontuar os maiores momentos do filme, com uso moderado de qualquer música popular. Por causa disso, é muito mais eficaz quando “Paradise Circus” aparece na continuação de Luther.

No final do filme, uma versão reimaginada, mas instantaneamente reconhecível, de “Paradise Circus” pode ser ouvida. Quando a música começa, Luther sorri para si mesmo, como se “Paradise Circus” sinalizasse que após os eventos do filme, John Luther está de volta à ação novamente.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.