Madam Secretary – 3×01 – Sea Change

Madam Secretary Sea Change MAIOR
Imagem: CBS

 

Continua após publicidade

O título dessa Season Premiere, “Sea Change” (ou “Mar de Mudanças”, em português), é bastante sugestivo e interessante por alguns motivos. Dentre os mais importantes, está o fato de que o episódio traz realmente uma número grande de mudanças que a série vinha pedindo desde a metade da segunda temporada. Desde o princípio afirmei que para Madam Secretary parecer o mais verossímil possível, seria necessário uma abordam maior, e mais substancial, em política doméstica. Isso, como podemos atestar, esse começo tem de sobra.

Continua após a publicidade
Madam Secretary Sea Change MENOR
Imagem: TV Line

Com o início do episódio usando de um flashforward desnecessário que induziu o telespectador a pensar que o Presidente tinha perdido a reeleição, o roteiro nos explica posteriormente que não, na verdade era apenas as primárias republicanas do estado do Novo México que, spoiler alert, dá a nomeação do partido para o oponente de Dalton no processo pré-eleições gerais. O que é bastante curioso visto que a unidade da federação não desempenha um papel decisivo numa primária desde quando começou a ser realizada nos meses de junho.

Continua após publicidade

Seja como for e deixando todo esse papo de política de lado, foi de excelente tom a abordagem do roteiro nas questões climáticas. Pode até parecer didático, clichê e moralista, mas acredito ser de suma importância falar do problema, seja numa série política, policial, dramática, romântica e entre outras. Porém, confesso que não entendi muito bem a relação do tema com um acidente envolvendo a marinha americana no Barém, mas saúdo a iniciativa de trazer a questão do aquecimento global para o centro da discussão, e o uso de argumentos fortes que corroboram a ideia de que a alteração do clima não é um engodo criado pelos chineses.

Não vejo interesse algum ao fazer que Henry volte a trabalhar em alguma instituição anti-terrorismo do governo americano, acredito que haveria uma grande possibilidade do roteiro em repetir a mesma história da segunda temporada, bem porque terrorismo é um assunto que infelizmente se repete até na vida real. É coerente, principalmente se levarmos em conta o momento tenso na qual o mundo passa, mas não penso que envolver um personagem tão bom como esse num clichê diplomático, vá entregar a Madam Secretary o que a série precisa para se desenvolver melhor.

Continua após publicidade

Com os estados da Califórnia, Iowa e o Texas serem injustiçados pelo texto ter colocado a Virgínia como a maior força da agricultura no país, o episódio mostra que a série vai investir numa história muito interessante domesticamente e uma promessa de uma trama internacional robusta, inteligente e recheada de criatividade e vontade de mostrar ainda mais seu valor para os telespectadores, para a CBS e os críticos de televisão.

 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=gbbBygdGVpc [/youtube]