Mais de 100 mil pessoas estão tentando impedir lançamento de nova série da Netflix

Nova série da Netflix, Insatiable, está sendo alvo de petição on-line.

Imagem: BBC/Divulgação

Prevista para agosto, nova série é alvo de campanha contra ‘a objetificação dos corpos femininos’.

Insatiable, nova série da Netflix, nem estreou e já está criando muita polêmica. Isso porque desde que seu trailer foi lançado, no dia 12 de julho, a série vem sendo acusada de propagar o fat-shaming (em tradução livre, a humilhação de pessoas gordas).

Na série, Debby Ryan interpreta uma adolescente que é alvo de bullying na escola por conta do peso. É então que ela resolve emagrecer e se vingar de quem a maltratava por ser gorda.

PUBLICIDADE
Continua após a publicidade

Acontece que a protagonista, que usou enchimento para fazer a “fase gordinha”, leva um soco no trailer, além de ser ridicularizada publicamente. E como o trailer induz, a série promove que somente magra a pessoa irá conseguir se sentir bem.

De acordo com a petição on-line, que já conseguiu mais de 100 mil assinaturas na tentativa de impedir o lançamento da série, este é o principal ponto a ser combatido.

Por muito tempo, as narrativas falaram às mulheres e jovens garotas impressionáveis que, para ser popular, ter amigos, para se tornar desejada pelo olhar masculino e, em alguma medida, para ser um ser humano de valor, é preciso ser magra“, disse a autora da petição.

Ainda temos tempo para impedir que esta série seja lançada e cause a devastação de insegurança nas mentes de jovens meninas que irão pensar que, para serem felizes e valiosas, precisam perder peso. Esta série vai causar distúrbios alimentares e perpetuar a objetificação dos corpos femininos.” (via BBC).

Continua após a publicidade

Na petição, o público pede que a série não seja exibida no dia 10 de agosto, e seja cancelada. Ela disse que se preocupa profundamente “com o modo como os corpos femininos são ‘humilhados e policiados na sociedade’“, destacou Ryan.

Fui atraída pela proposta da série sobre o quão difícil e assustador pode ser para existir em um mundo com o seu corpo, seja porque você está sendo elogiada ou criticada por seu tamanho. E também sobre como é rezar para ser ignorada porque isso é mais fácil do que ser vista.”, e finalizou dizendo que espera que o público assista ao programa antes de julgá-lo.

De qualquer modo, a série mantém sua data de estreia para o dia 08 de agosto.

Leia mais: Netflix apresenta Elite, nova série da Netflix com atores de La Casa de Papel

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.