Manifest: 8 fatos que não fazem sentido no final da série
Manifest chegou ao fim e, apesar de responder muitas coisas, deixou várias outras em aberto. O que não faz sentido depois do final?
Embora Manifest tenha explicado seus maiores mistérios, várias coisas sobre o programa ainda não fazem sentido após o final da série. Com apenas dez episódios e muito de sua jornada ainda por se desenrolar, Manifest tinha uma tarefa pesada ao entrar em sua reta final. No entanto, conseguiu encerrar a maioria de suas pontas soltas e permitir uma grande percepção sobre qual era realmente o plano de Deus para os passageiros do voo 828 na série.
Poucas perguntas permanecem sobre por que os passageiros desapareceram e o que Deus queria deles. Esses mistérios, bem como a origem dos chamados e o motivo do apocalipse, foram explicados na temporada final de 20 episódios. Mas, isso não quer dizer que a série da Netflix não deixou pedra sobre pedra. Uma porção de detalhes intrigantes permanecem após o final de Manifest.
Como Cal deve sobreviver quando seu câncer retornar
Apesar de voltar no tempo a um ponto em que Cal ainda estava morrendo de câncer, Manifest prometeu um futuro esperançoso para o personagem ao fazer Ben dizer a Grace que Saanvi é capaz de curá-lo. É verdade que Saanvi tem a pesquisa necessária para ajudar Cal, mas este comentário de Ben ignora a realidade da situação de Cal: os poderes empáticos de Zeke foram a chave para a sobrevivência de Cal.
Leia também: Final de Manifest destruiu atriz: “fiquei arrasada”
Anos depois que o câncer de Cal entrou em remissão, ele voltou e o teria matado se Zeke não tivesse usado seus poderes empáticos para absorvê-lo. Com base em sua idade quando isso aconteceu, o câncer de Cal deve retornar em 2018 ou 2019, e Zeke não terá como salvá-lo desta vez.
A Cicatriz do Dragão de Henry Kim
Introduzida na temporada 4, parte 1, a profecia do dragão forneceu uma clareza muito necessária em relação ao papel real de Cal no show. O problema, porém, é que o Manifesto nunca explicou realmente o que o Dragão realmente é ou de onde esse poder se origina. Tudo o que eles sabem é que Henry Kim o recebeu de um raio quando era criança. Além do mais, o pai de Henry inexplicavelmente sabia o que isso significava para seu futuro. Outro aspecto que Manifest nunca elaborou é por que foi transferido de Henry para Cal. Ter o Omega Sapphire é o que lhe permitiu salvar os passageiros, mas tecnicamente, Henry poderia ter cumprido o mesmo objetivo.
O Espírito Negro Atacou Os Passageiros
Referido por Michaela como “o maligno”, um espírito escuro semelhante ao Grim Reaper atacou os passageiros no final da série, quando os passageiros não venceram coletivamente a Data da Morte. Essa entidade misteriosa é o mesmo espírito que veio para Pete e Kory quando Jace falhou em julgar na terceira temporada. Embora eles soubessem desde então que encontrar essa criatura seria uma consequência de um passageiro falhando no julgamento, eles nunca entenderam completamente o que era ou quem o enviou. Parece ser a opinião de Manifest sobre o Anjo da Morte, mas não parece estar seguindo a vontade de Deus. Eles passaram nos testes de Deus, mas o espírito queria matá-los de qualquer maneira.
Como o bote salva-vidas não afundou
A confusão em torno do espírito negro no final de Manifest se relaciona com outro detalhe do final que não bate certo. Os passageiros entenderam desde a terceira temporada que se alguém escorregasse e falhasse no julgamento, todos pagariam o preço por isso. Mas, apesar disso, a morte de 11 passageiros não conseguiu afundar o Lifeboat. Como Pete e Kory, os passageiros quase foram mortos pelo espírito negro, mas os personagens gritando com ele aparentemente o afastaram. É difícil imaginar que os passageiros se defendendo foram suficientes para deter esse espírito poderoso. Seguindo as próprias regras do programa, faria mais sentido se o Lifeboat afundasse.
Por que o capitão Daly não conseguiu viver
Surpreendentemente, o capitão Daly não foi mostrado caminhando entre os passageiros ressuscitados no final de Manifest. Qualquer esperança remanescente de que sua morte trágica foi desfeita foi eliminada pelo lançamento da cena deletada que confirmou que ele compartilhou o destino horrível experimentado por Angelina, Randall, Paul e Autumn.
Leia também: Manifest: final explica importante ligação de Angelina e Cal
É um pouco chocante que Eagan, que cuidou apenas de si mesmo até os últimos episódios de Manifest, tenha passado do julgamento, mas Daly – uma pessoa problemática, mas não irredimível – não merecia uma segunda chance. Nenhuma explicação de por que ele merecia morrer foi oferecida, tornando sua morte a maior tragédia do final.
Por que Al-Zuras (e tantos outros) desapareceu
Uma das maiores revelações de Manifest foi o momento da segunda temporada em que os passageiros perceberam que Al-Zuras e sua tripulação desapareceram há mais de 500 anos. Para confundir ainda mais essa descoberta, foi a cena em que os passageiros descobriram que a consciência divina o fez desaparecer para que eles possam parar um evento apocalíptico. Essa explicação não se aplica a Al-Zuras, considerando que sua história se desenrolou em um período de tempo diferente. É possível que Deus o tenha feito passar por essa experiência para que seu diário pudesse ajudar os passageiros mais tarde, mas Manifest nunca confirmou ou desmentiu essa teoria.
Como Eden recebe os chamados
Manifest aparentemente criou uma grande revelação sobre o lugar de Eden na mitologia do programa quando confirmou que ela recebe seus próprios chamados. Não fazia sentido para Eden tê-los, especialmente porque ela nunca desapareceu em nenhum momento da linha do tempo do programa. Por causa do Éden, Cal e Olive descobriram que existem outras maneiras de as pessoas receberem chamados que não envolvem entrar no brilho. Isso implicava que a série justificaria essa decisão criativa mais tarde. O que não aconteceu.
Por que Cal envelheceu cinco anos
Vale a pena notar que, quando se trata do retorno de Cal no final da terceira temporada, Manifest resolveu apenas parcialmente esse mistério. Para onde ele foi (e por quê) foi explicado, mas o motivo de sua mudança de idade não foi abordado. Cal apontou no final da primeira parte da 4ª temporada que eles ainda não sabiam por que ele era cinco anos mais velho, criando assim a impressão de que Manifest estava se preparando para explorá-lo. Mas exatamente por que a consciência divina achou necessário que a idade biológica de Cal aumentasse repentinamente em cinco anos está aberto à interpretação até agora.