Manifest: final feliz de Cal causou grande buraco na trama
A grande reviravolta de Manifest ofereceu um final feliz para a história de Cal. No entanto, essa história criou um buraco na trama.
Um desenvolvimento importante em Manifest criou um grande problema com o final feliz de Cal no episódio final da série.
Cal fez o sacrifício final pelo bem dos passageiros – e do mundo – no penúltimo episódio de Manifest, apenas para ser revivido no final da série. Como resultado de sua decisão, ele pôde retornar sem nenhuma lembrança dos acontecimentos ocorridos na história.
Com exceção daqueles que falharam em julgar, os personagens principais de Manifest receberam a promessa de um futuro brilhante, tudo por conta da reviravolta envolvendo a viagem no tempo do final do programa.
O avião que pousou no aeroporto em 2013, exatamente como deveria, redefiniu efetivamente a linha do tempo, em benefício dos passageiros. Alguns, como Cal, podem ter um futuro ainda melhor agora. Afinal, se o voo 828 não tivesse desaparecido, Cal teria morrido de câncer.
Mas, como Ben observou no final, eles podem evitar esse cenário graças a Saanvi – que sabe como curá-lo. Presumivelmente, Cal terá uma vida longa e saudável, livre de todas as dores e dificuldades que experimentou antes de tudo acontecer.
O final feliz de Cal em Manifest ignora uma grande reviravolta da 4ª temporada
A perspectiva de Cal ter sua infância de volta, uma chance de crescer com Ben e Grace como pais, e não se lembrar das tragédias de Manifest é sem dúvida o final mais feliz que a série poderia oferecer. O problema, porém, é que o programa parece ter ignorado uma revelação importante do início da temporada.
Leia também: Manifest: final revelou o maior mistério sobre Data da Morte
Com base no que aconteceu durante a parte 1 da 4ª temporada de Manifest, mesmo que Saanvi curasse o câncer de Cal, isso não seria suficiente para resolver seus problemas. Depois de passar um período em remissão, o câncer de Cal voltou – e quase tirou sua vida. Ele só sobreviveu porque Zeke usou suas habilidades para absorver o câncer de Cal, morrendo em seu lugar.
A julgar pelo tempo que se passou entre o tratamento de Saanvi e o retorno de seu câncer (incluindo os cinco anos adicionados à sua idade biológica), a família Stone deve ter que lidar com essa ameaça novamente quando Cal tiver aproximadamente 20 anos. Mas desta vez, Zeke não poderá salvá-lo.
Ele pode estar vivo e bem na realidade reescrita, mas não há razão para que esta versão do personagem tenha os poderes necessários para salvá-lo. Mesmo que, por qualquer motivo, o câncer de Cal não volte, é estranho que Ben e Michaela não se preocupem com isso.
A morte de Cal pode ser evitada após o final de Manifest?
Embora Manifest não toque na possibilidade sombria de Cal sucumbir ao câncer no futuro, é possível que ele possa retornar sem custar a vida do personagem.
Leia também: Manifest: 8 fatos que não fazem sentido no final da série
Segundo Alex, o câncer evoluiu rapidamente, por isso não foi possível tratá-lo adequadamente na segunda vez. Mas como suas experiências na 4ª temporada deram a eles um cronograma preciso para trabalhar, a família Stone estará em uma posição melhor para lidar com a doença de Cal.
Essa ideia por si só não justifica sua perspectiva esperançosa para o futuro de Cal no final de Manifest, mas permitiria algum nível de positividade nos próximos anos. Caso contrário, eles viveriam constantemente com a noção de que os dias de Cal, de um jeito ou de outro, estão contados.