Manifest: final revelou o maior mistério sobre Data da Morte
Mistério sobre a Data da Morte incomodava os fãs de Manifest desde a segunda temporada, mas final revelou segredo.
Uma cena no final de Manifest confirmou a resposta para um dos maiores mistérios sobre os passageiros que deixou os fãs pensativos desde a segunda temporada.
Por cinco anos e meio, os passageiros ficaram perplexos com o dilema colocado sobre a Data da Morte. Infelizmente, a situação ficou ainda mais complicada quando eles perceberam que estavam todos presos em um “bote salva-vidas“, o que significa que, se um falhasse, todos pagariam o preço por isso.
Salvar o bote salva-vidas se tornou o objetivo mais importante dos passageiros do voo 828 em Manifest. Mas, apesar de todo o tempo que eles gastaram se preparando para isso, a solução completa para o problema não se revelou até que a Data da Morte chegasse.
Embarcando em um voo 828 totalmente restaurado, os personagens perseveraram, com a maioria deles enfrentando um julgamento. 11 passageiros não conseguiram sobreviver – e Ben foi quase um deles.
Levado ao ódio por todas as coisas más que Angelina fez, Ben quase a matou, mas poupou sua vida no final. Se ele tivesse continuado com isso, é provável que ele também tivesse morrido no final do Manifesto.
Deus disse a Al-Zuras como salvar o bote salva-vidas 500 anos atrás
O que aconteceu entre Angelina e Ben – e o que Olive e Jared descobriram sobre esse momento – provou que a solução para interromper a Data da Morte estava ao alcance deles desde a 2ª temporada.
Leia também: Manifest: 8 fatos que não fazem sentido no final da série
Como Olive percebeu, Al-Zuras puxou Ben carregando Angelina para o voo 828, bem quando o vulcão estava começando a entrar em erupção. Este desenho foi mostrado na 2ª temporada, mas presumiu-se que fosse uma foto de Ben resgatando Olive do incêndio na boate.
Mas, como revela o final, eles estavam errados sobre o significado do desenho. O desenho mostrava Ben demonstrando um ato de perdão, o ingrediente secreto para julgar.
Quer Al-Zuras soubesse ou não, seu chamado continha a resposta para o problema do bote salva-vidas. Os passageiros há muito acreditam que a chave para vencer a Data da Morte era seguir os Chamados e fazer as escolhas moralmente corretas. Mas, embora fazer boas ações seja importante, ter a capacidade de perdoar também é vital, ao que parece.
Se um passageiro não conseguir se livrar de uma transgressão do passado, ele não será capaz de julgá-lo. Este desenho era uma pista para isso, mas como eles não conheciam Angelina na 2ª temporada, não havia como eles entenderem seu verdadeiro significado até depois que ela matou Grace no final da 3ª temporada, no mínimo.
Manifest forneceu grande explicação na 4ª temporada
Essa nova interpretação do desenho de Al-Zuras na verdade faz muito mais sentido do que a interpretação original da imagem. Na grande escala das coisas, o incêndio na boate teve muito pouco impacto na narrativa abrangente do programa. Mas a aleatoriedade de tudo foi ignorada quando encontraram o desenho.
Leia também: Manifest: final explica importante ligação de Angelina e Cal
Ben salvando Angelina, por outro lado, está diretamente relacionado ao destino do próprio mundo e facilmente seria importante o suficiente para um explorador do século XVI, como Al-Zuras, receber uma visão dele.
Embora o desenho não tenha sido devidamente decifrado até os episódios finais, ele mostra há quanto tempo Deus estava jogando migalhas de pão para os passageiros em Manifest. Eles só precisavam enxergar!