Manifest já revelou grande segredo, mas fãs não perceberam

Manifest tem uma porção de mistérios a serem explicados, mas alguns já ganharam pistas em episódios passados. Veja o que os fãs perderam.

Manifest já revelou grande segredo, mas fãs não perceberam
Manifest já revelou grande segredo, mas fãs não perceberam

Manifest já havia antecipado a reviravolta religiosa anteriormente. Inclusive nas duas primeiras temporadas do programa. A chave revelada finalmente confirmou a identidade da entidade por trás dos chamados. Uma consciência divina – ou Deus – continua sendo responsável por tudo o que os passageiros do voo 828 vêm passando na série.

Depois de tudo o que eles enfrentaram na primeira metade da temporada final, não há mais dúvidas nas mentes dos personagens principais de que uma consciência divina fez o vôo 828 desaparecer e deu a eles os Chamados em Manifest. Com base no que sabem agora, os passageiros estão ligados diretamente a um plano divino que envolve o fim do mundo. Aparentemente, um apocalipse vulcânico trará o fim da civilização humana em 2 de junho de 2024. Parece que esse evento profetizado é a razão de todos os desafios que os passageiros tiveram que superar até agora.

Configuração da Consciência Divina Explicada

Demorou até a quarta temporada para os personagens finalmente desenvolverem uma compreensão completa de sua situação. Mas o papel da consciência divina na história de Manifest não foi exatamente um segredo bem guardado. Houve vários momentos em que a probabilidade do envolvimento de Deus foi discutida, mas talvez a pista mais evidente venha da segunda temporada, quando eles encontraram o diário de Al-Zuras. Ao descrever os chamados, Al-Zuras afirmou que ele e sua equipe podiam ouvir “a palavra de Deus”. Os escritos de Al-Zuras informaram muito sobre o que os passageiros acreditam sobre o mistério central do programa, mas essa revelação em particular foi deixada de lado.

PUBLICIDADE

Leia também: A verdade por que Manifest virou uma obsessão na Netflix

Al-Zuras, claro, não foi a primeira pessoa em Manifest a conectar os Chamados com Deus. Para citar alguns, Adrian fez dessa ideia uma parte essencial de seus ensinamentos religiosos na 1ª temporada, e o Dr. Gupta chegou a conclusões semelhantes sobre os chamados na 3ª temporada, quando encontraram vestígios de safira em objetos associados ao fenômeno do vôo 828. Mas a principal diferença entre as especulações de vários personagens de Manifest e o que Al-Zuras disse é que seu diário era considerado uma fonte confiável de informação e orientação. TJ até foi ao Egito para aprender mais sobre isso.

O que a Consciência Divina Quer?

O mistério sobre a entidade por trás dos Chamados acabou. Mas não se sabe exatamente o que a Consciência Divina deseja. Eles sabem que se relaciona com o próximo apocalipse, mas essa é a extensão de seu conhecimento.

É fácil supor que o trabalho deles é impedir que isso aconteça, mas se esse é realmente o caso, não está claro. A missão pode envolver apenas a sobrevivência dos personagens, por exemplo. O que aconteceu com a Arca de Noé durante o Grande Dilúvio, que foi essencial para as investigações de Eureka na terceira temporada de Manifest, torna esse cenário uma possibilidade real.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.