Manifest: série copiou o o maior erro de Lost
Manifest fez muito sucesso na Netflix e foi bastante comparada a Lost. Porém, a série copiou até mesmo o maior erro da clássica produção.
Ser comparada à série mais mística do século XXI está, infelizmente, longe de ser um elogio. Em 2018, foi lançada a primeira temporada da série de fantasia Manifest, e as opiniões sobre ela foram divididas em dois campos. Alguns elogiaram, outros a chamaram de uma “cópia de Lost“, que uma vez decepcionou os fãs com um final não tão pensado.
Segundo a trama, o voo 828 está a caminho da Jamaica para Nova York. Em algum momento, o avião entra em uma zona de forte turbulência que nem os pilotos esperavam. E, de repente, a turbulência desaparece.
Quando o avião chega a Nova York, carros da polícia e ambulâncias estão o esperando. O ligeiro medo das pessoas é substituído pela incompreensão e depois pelo horror quando um representante da NSA explica que o seu avião está desaparecido há cinco anos e meio.
Cópia mal feita?
Existe apenas uma semelhança com Lost que é crucial para ambas as histórias: o avião. Mas, se na série mais sensacional dos anos 2000 as pessoas acabavam numa ilha deserta, em Manifest elas se encontram na Terra desde o primeiro episódio, quase imediatamente reunidas com seus parentes e amigos.
Leia também: Manifest excluiu personagem do final que era importante
No entanto, conforme você assiste ao resto dos episódios, fica claro porque as pessoas compararam Manifest com Lost. Quase todos os episódios apresentam flashbacks, seja de quem desapareceu no avião ou de parentes dos personagens principais.
No entanto, Manifest teve mais comparações com Lost quando a série terminou. Os fãs ficaram decepcionados não só com o final em si, mas também com o fato de Manifest, repetindo o destino da série mais misteriosa da década de 2010, simplesmente não ter revelado muitos segredos acumulados ao longo de quatro temporadas.
Assim como Lost, Manifest não deu respostas
Durante seis temporadas, os criadores de Lost acumularam mistério após mistério e, no final da série, eram tantos que resolver cada um deles se tornou uma tarefa impossível.
Os escritores até admitiram que criaram alguns dos segredos da ilha sem nenhum plano claro de como eles os explicariam no futuro.
Em Lost, os personagens tinham que inserir a combinação 4, 8, 15, 16, 23, 42 em um computador especial a cada 108 minutos. Os escritores, dessa forma, nunca foram capazes de explicar o que esses números significavam. Um dos produtores disse que essa pergunta nunca terá a resposta, porque nem ele sabe como explicar.
Porém, ambas as séries revelaram seus principais mistérios – onde esteve o voo 828 por cinco anos e o que aconteceu com as pessoas que foram parar na misteriosa ilha. Pelo menos isso, certo?