Manifest: teoria muda tudo e explica grande pergunta

Fãs de Manifest têm difundido teoria que pode mudar todos os rumos da trama e seus personagens. Além disso, uma pergunta é respondida.

Manifest

Uma teoria sobre a morte de Grace muda completamente o propósito de Cal em Manifest. Cal (Jack Messina) aparentemente estava errado sobre Angelina (Holly Taylor) quando ficou implícito que ela assassinou Grace (Athena Karkanis) no final da terceira temporada. No entanto, outras interpretações do incidente surgiram desde então.

Continua após publicidade

O assassinato de Grace parece ser o catalisador de algumas das maiores histórias da quarta temporada de Manifest. Isso inclui o que está acontecendo com Cal, que há muito é percebido como a figura mais importante no mistério central da série. Por uma razão que ainda não foi devidamente explicada, Cal tem uma conexão mais forte com os Chamados do que qualquer outro passageiro do voo 828. Como resultado, personagens como Ben (Josh Dallas), Michaela (Melissa Roxburgh) e Zeke (Matt Long) valorizam muito os desenhos de Cal, que parecem ser de natureza profética. Mesmo sendo apenas uma criança, Cal claramente tem uma compreensão dos Chamados que o resto dos passageiros não tem.

O mistério sobre Cal se tornou ainda mais complicado no final da terceira temporada de Manifest, quando Cal desapareceu e voltou cinco anos mais velho em poucas horas. Agora que ele envelheceu cinco anos, a ideia de que Cal é especial é mais óbvia do que nunca. E de acordo com ele, ele sabe o que fazer a seguir, o que reforça a crença de que Cal é sua melhor esperança de seguir os Chamados e vencer a Data da Morte. Mas a conexão de Cal com Angelina e as estranhas circunstâncias relacionadas ao seu retorno levaram a algumas teorias sombrias sobre seu papel na série. Eis por que Cal pode ter sabido que Grace ia morrer e como essa revelação mudaria fundamentalmente seu personagem para sempre.

Continua após publicidade

Por que Cal defendeu Angelina

Ao longo da terceira temporada de Manifest, Angelina se transformou em um canhão solto potencialmente perigoso, cuja obsessão por Eden visivelmente preocupou Grace. Atear um incêndio na casa dos Stone e colocar a criança em risco indicava que Angelina compartilhava opiniões fanáticas que poderiam se tornar problemáticas mais tarde. Um personagem que não se preocupou com o comportamento de Angelina foi Cal, que insistiu bastante sobre ela permanecer com a família Stone. Ele se opôs abertamente à decisão de sua mãe de expulsá-la de sua casa e até escapuliu para encontrar Angelina. Ele afirma que Angelina deveria ficar com eles, o que sugere que ela é vital para a jornada dos passageiros.

Leia também: Manifest muda tudo para a 4ª temporada na Netflix

Angelina matando Grace e sequestrando Eden torna bastante difícil acreditar que ela mereceu ser contada como aliada dos passageiros do voo 828. Isso pode significar que, apesar da aparente sabedoria de Cal quando se trata dos Chamados, ele estava totalmente errado sobre Angelina. Mas dado tudo o que aconteceu no show, Cal simplesmente cometer um erro ao ajudá-la parece improvável. E é por isso que pode haver uma explicação oculta para os esforços de Cal para manter Angelina por perto.

Cal pode ter sabido que Grace ia morrer

Foi teorizado que os comentários de Cal sobre Angelina na terceira temporada de Manifest estão diretamente ligados à morte de Grace em suas mãos. Afinal, o momento de seu retorno (e onde ele apareceu) levanta algumas questões interessantes. Cal voltando cinco anos mais velho indica que a viagem no tempo está de alguma forma em jogo. Presumivelmente, ele foi a um tempo e lugar não revelados por cinco anos e voltou segundos antes da morte de sua mãe. Pode ser muita coincidência que Cal tenha voltado no momento específico em que Grace morreu. Além disso, vale a pena notar que, embora Cal estivesse chateado ao vê-la, ele não estava exatamente chocado.

Continua após publicidade

Tanto o momento de sua aparição no final quanto a reação de Cal ao que aconteceu são dicas de que a versão mais velha de Cal sabia que Grace iria morrer. Se isso for verdade, isso explicaria sua presença na cena. Se os Chamados ou sua viagem no tempo o deixassem a par de eventos futuros, ele poderia saber quando e onde a morte de Grace deveria acontecer para que ele pudesse compartilhar um último momento com sua mãe.

Cal deixou a morte de Grace acontecer?

Se for revelado que Cal estava ciente do destino de Grace, isso falaria muito sobre sua devoção aos Chamados e o quanto ele mudou como personagem. Porque se Cal soubesse, isso significaria que ele permitiu que isso acontecesse. Por que ele apareceu depois do esfaqueamento em vez de alguns momentos antes? Uma possível resposta se relaciona com a importância de Angelina para os Chamados e ressignifica a defesa de seu caráter. Antes de desaparecer, Cal sabia que os Chamados precisavam de Angelina, mas pode ser que ele não soubesse o porquê até mais tarde. Cal poderia ter descoberto que Angelina assassinando Grace era parte de um plano maior para os passageiros sobreviverem ao Encontro da Morte.

Ultimamente, Ben tomou decisões que seus companheiros de viagem consideraram questionáveis e um pouco desesperadas. Pode ser, então, que os Chamados precisassem que Grace morresse para colocar Ben de volta no caminho certo. 

Continua após publicidade

Qual poderia ser o plano de Cal na quarta temporada de Manifest

Cal permitir que Grace morra para garantir que as coisas aconteçam de uma certa maneira obviamente o transformaria em um personagem moralmente complexo na quarta temporada de Manifest. Essencialmente, isso o redefiniria como alguém que segue religiosamente os Chamados, independentemente das consequências e sem nunca questionar o que eles pedem aos passageiros. Embora seja difícil imaginar Manifest seguindo um caminho tão sombrio com a dinâmica da família Stone, o programa já poderia ter prenunciado isso quando Cal disse à sua mãe moribunda que ele sabe o que eles têm que fazer agora.

Leia também: Episódios de Manifest se conectam a mistério central; veja como

Essas palavras foram ditas com grande confiança, como se Cal tivesse um plano totalmente desenvolvido sobre o que fazer com os Chamados nos próximos episódios. Qualquer que seja esse plano, portanto, ele pode culminar em alguns desentendimentos significativos com Ben e os outros sobre seu curso atual na quarta temporada de Manifest.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.