Manifest: teoria sinistra explica grande importância na série

Manifest se encaminha para o final. Muitas perguntas, entretanto, rondam a história. Uma teoria sinistra muda tudo na série.

Manifest

Uma teoria sombria explica por que Angelina Meyer é tão importante na quarta temporada de Manifest. Interpretada por Holly Taylor, a personagem está se tornando a principal vilã de toda a temporada. Além de se tornar uma assassina no final da 3ª temporada, Angelina emergiu como uma ameaça para a humanidade como um todo.

Para os passageiros do voo 828, Angelina é um problema que não vai acabar. Como se seus esforços para sequestrar Eden não fossem suficientes, o show a transformou em uma vilã em um nível totalmente diferente, armando-a com o Omega Sapphire. O que começou como uma obsessão distorcida e equivocada com a filha de Ben e Grace fez de Angelina uma ameaça maior do que eles jamais poderiam ter imaginado. O que ela finalmente se tornou na série demonstra o quão errado Cal estava sobre seu papel em seu destino na terceira temporada. Mas de acordo com uma teoria sombria com implicações obscuras para o futuro de Manifest, há uma boa razão para Cal pensar que Angelina era tão importante.

Angelina pode trazer o apocalipse de Manifest em 2024

Quando a 4ª temporada começou, já era evidente que confiar em Angelina era um erro que poderia levar ao naufrágio do bote salva-vidas. Mas agora, sabe-se que ela é capaz de causar ainda mais estragos à causa deles. No final da 4ª temporada do Manifest, parte 1, os passageiros perceberam que todos no planeta estão no bote salva-vidas. Pela aparência das coisas, a data da morte com a qual todos estão preocupados é na verdade um evento apocalíptico de natureza vulcânica. Exatamente o que poderia colocá-lo em movimento foi sugerido no final, quando Angelina involuntariamente criou fissuras vulcânicas usando os poderes do Omega Sapphire.

PUBLICIDADE

Leia também: Manifest enganou fãs? 4ª temporada não explicou esses detalhes

O Omega Sapphire foi destruído no final, mas Angelina aparentemente absorveu um pedaço dele em sua pele, o que significa que ela ainda pode extrair seu poder em Manifest temporada 4, parte 2. Se for esse o caso, isso explicaria como o apocalipse vulcânico acontece em 2024. Se Angelina não for interrompida logo, seu uso indevido contínuo das habilidades do Omega Sapphire pode resultar no fim do mundo. Em outras palavras, um único personagem – em vez de um desastre geográfico natural – pode ser a verdadeira causa do apocalipse profetizado de Manifest.

Os Chamados permitiram que Angelina se manifestasse na 3ª temporada

Se Angelina for realmente a pessoa que vai arquitetar o apocalipse, será uma consequência direta dos Chamados. Olive atribuiu corretamente a culpa a Cal pelo assassinato de Grace nos flashbacks da 4ª temporada. Mas não deve ser esquecido que seus erros são devidos aos chamados em primeiro lugar. Afinal, Cal só depositou sua confiança em Angelina porque os Chamados o convenceram de que ela era uma aliada. Se Cal não tivesse instado sua família a mantê-la por perto e fornecido a ela a chave da casa, Grace ainda poderia estar viva e Eden poderia não ter sido sequestrada. Nesse caso, toda a história da quarta temporada – incluindo o roubo do Omega Sapphire – não teria acontecido.

Além disso, foram os chamados que levaram os personagens principais a salvá-la de seus pais em primeiro lugar. Se os Chamados não tivessem trazido Michaela e os outros para a porta de Angelina, ela nunca teria vindo morar com eles na terceira temporada de Manifest. Então, ao que tudo indica, os Chamados têm permitido Angelina o tempo todo, e é difícil imaginar que é um acidente. Como esse foi um trampolim para ela obter o Omega Sapphire, a consciência divina também tem tudo a ver com a situação em que ela se encontrou no final da temporada 4, parte 1.

A consciência divina pode querer que o apocalipse aconteça

Olhando para tudo o que aconteceu até agora, não é razoável chegar à conclusão de que a consciência divina quer que o apocalipse aconteça neste momento. A única explicação lógica para o poder superior escolher alguém como Angelina para receber os chamados e fazer Cal pensar que ela é importante é que ela tem um propósito específico a cumprir. Nesse caso, pode ser que tudo o que está acontecendo com Angelina tenha sido a maneira dos Chamados de estabelecer lentamente o apocalipse. Isso teria precedência, considerando que o Manifest já vinculou sua história à Arca de Noé na 3ª temporada. Na Bíblia, o dilúvio foi enviado por Deus, então pode ser que o mesmo seja verdade para a catástrofe que ocorrerá em 2024. Angelina e o Omega Sapphire podem ser ferramentas da consciência divina.

Os passageiros realmente deveriam parar Angelina?

Um problema com a ideia de que a consciência divina deseja que o mundo acabe, entretanto, são seus desígnios para os passageiros. Por que ele os guiaria para salvar o barco salva-vidas se realmente deseja que o Monte Ararat entre em erupção e destrua o mundo quando a Data da Morte chegar? Ao decifrar uma profecia, TJ e Olive foram capazes de descobrir pelo menos uma parte do plano mestre do poder superior. Aparentemente, Cal é o Dragão, uma pessoa com o poder de “inclinar a balança”. Eles interpretaram isso como significando que o status de Cal como o Dragão lhes dará os meios para salvar o mundo. Dito isto, esta alegação não foi provada. Claramente, Cal deve fazer algo de grande importância com seus novos poderes, mas os detalhes disso ainda não foram explicados.

Leia também: Manifest: nova teoria explica Cal mais velho e muda tudo

Uma resposta possível para esse mistério em particular, por exemplo, está ligada à conexão da Arca de Noé. Semelhante a como Deus poupou Noé e sua família e deu a eles um caminho para redefinir a civilização humana na Bíblia, a consciência divina pode querer que os passageiros sejam os únicos sobreviventes do apocalipse vulcânico. Pode ser que, em vez de parar Angelina com seus poderes, Cal deva encontrar uma maneira de apenas os passageiros sobreviverem ao que está por vir. Como isso pode ser feito, no entanto, ainda não está claro.

Descobrir que os Chamados planejaram o apocalipse seria uma revelação trágica para os personagens principais, pois significaria que eles estão destinados apenas a se salvar. Também não é um destino que eles aceitariam facilmente. Nem poderia chegar a um final feliz, mesmo que todos os personagens principais de alguma forma sobrevivam ao episódio final. Mas, por mais sombrio que esse cenário seja para o final da série de Manifest, esse sendo o plano real da consciência divina para a Data da Morte explicaria perfeitamente por que colocou Angelina em posição de obter o Omega Sapphire.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.