Manual para Mitologia de Arquivo X 101

Finalmente o dia tão aguardado chegou e Arquivo X bate a porta com novos episódios, ligados a mitologia, aos arquivos X e aos próprios Mulder e Scully. Pensando nisso e em facilitar a vida dos fãs querendo entender mais da mitologia e quais episódios retratam a mesma, segue uma lista, com explicações da ligação dos episódios com a história da mitologia.

Primeira Temporada

“Pilot”
Além das razões óbvias – como apresentação dos personagens e como eles entram nos Arquivos X -, o episódio piloto apresenta personagens e histórias que serão abordadas ao longo da série.

arquivo x season 1“Deep Throat”
Neste episódio conhecemos a busca de Fox Mulder pela verdade mais a fundo, além de sermos apresentados a um personagem fundamental para as descobertas que ele viria a fazer sobre aliens, colonização, conspiração e o sequestro de sua irmã, Samantha, todos elementos envolvidos com o governo e os militares.

“Conduit”
Mais um episódio que mostra fenômenos paranormais envolvendo aliens e a abdução de uma adolescente, visto de perto pelo irmão mais novo, além da mãe de ambos que também já havia relatado o mesmo caso de abdução. Neste episódio, detalhes da história da infância de Mulder são expostos, principalmente sua possível maior ambição envolvendo o paranormal: a busca por sua irmã, Samantha.

Continua após a publicidade

“Fallen Angel”
Primeira parte da história de um personagem importante para o assunto dos UFO’s para os Arquivos X e a conspiração. Além de ser a entrada para a apresentação dos Lone Gunmen no episódio seguinte.

“E.B.E.”
O primeiro episódio oficial centrado na mitologia apresenta os Lone Gunmen, amigos de Fox Mulder em uma empreitada que investiga o paranormal, precisamente os mais ligados as conspirações para esconde-los. Esses personagens são fundamentais e aparecem constantemente na série, ao ponto de terem um próprio spin off, anos depois.

“The Erlenmeyer Flask”
Um episódio cheio de revelações tanto para Mulder como para Scully, que resultou em ainda mais perguntas para a mitologia. Além de mostrar o futuro de personagens como Garganta Profunda (Deep Throat).

 

Segunda Temporada

“Little Green Man”
Um episódio essencial, questiona a crença de Fox Mulder e até onde ele iria em busca da verdade ao mesmo tempo que os Arquivos X estão fechados. Também foi o primeiro episódio a mostrar um alien de verdade a Mulder e um político que viria a ser uma ajuda importante na mitologia.

“Duane Barry”
A chave de vários plots em Arquivo X, esse episódio mostra o personagem de nome-título do episódio e como sua história ajuda a desenvolver do lado pessoal de Scully com a mitologia, desde sua abdução até sua família e William.

“Ascension”
Continuação de onde o episódio Daune Barry parou, mostra o que o personagem faz com a agente Scully anteriormente a abdução da mesma. Também vemos Alex Kricek pela primeira vez, um rival – e auxiliar em alguns momentos – de Mulder e Scully na corrida pela descoberta da verdade. Também é um dos muitos episódios em que Skinner se prova interessado pela verdade e reabre os Arquivos X.

“One Breath”
Enquanto Mulder continua a trabalhar nos Arquivos X, paralelamente ele continua a busca por Scully com a ajuda dos Lone Gunmen. Ao meio do retorno inesperado e chocante de Scully, Mulder vai atrás de quem acredita ser um dos culpados pelo que aconteceu com ela, o famoso “canceroso”. No mesmo episódio vemos a mãe e a irmã de Scully.

“Red Museum”
Com uma história um tanto diferente da maioria dos episódios da mitologia, nesse vemos uma comunidade dividida por um culto de vegetarianos. Ao longo do episódio fica visível a interferência de estudos feitos nos adolescentes da comunidade local, com o grupo de vegetarianos como o grupo de controle. Uma atenção especial para um homem, aparentemente familiar, envolvido na morte de Garganta Profunda.

arquivo x season 2“Colony”
Em mais uma investigação, Mulder e Scully topam com vários assassinatos de homens idênticos em clínicas de aborto pelo país. No meio disso, Samantha retorna subitamente para sua família, trazendo ainda mais perguntas que respostas tanto a Mulder, como seus pais. Colony também serve de entrada para o papel recorrente do alien caçador de recompensas.

“End Game”
Continuando com a história de Colony, neste episódio Scully serve como troca entre o alien caçador de recompensas e Mulder com Samantha. Depois que a troca dá errado, a investigação mostra que a Samantha não era quem aparentava ser e sim parte de outro grupo de clones de um projeto humano-híbrido que precisavam de proteção. Ao mesmo tempo o episódio mostra a história de um submarino da marinha dos Estados Unidos e o primeiro contato de Mulder e Scully com um vírus alienígena.

“Anasazi”
Continuação e parte de outro plot do meio da mitologia, neste episódio, Mulder começa a sofrer de problemas mentais, seguidos da descoberta do corpo de um alien no deserto do Novo México e da apresentação de personagens indígenas – principal Albert Hosteen – e o começo da história dos mesmos com a mitologia. Mulder sofre mais uma perda, dessa vez, seu pai William, pelas mãos de Alex Krycek que estava à procura de uma fita com todos os dados do trabalho do sindicato, inclusive sobre Scully e Duane Barry.

 

Terceira Temporada

“The Blessing Way”
Segunda parte do plot que começou no season finale da 2ª temporada, o episódio consiste na tribo dos Navajo encontrando Mulder quase morto e ajudando-o a melhorar, enquanto Scully, forçada a uma licença pelo FBI, descobria o implante em seu pescoço e o que ele podia significar. Também é um episódio de grandes perdas com alta profundidade, ao mostrar como Mulder reage a perda de seu pai, e com um dos membros do Sindicato em contato com Scully.

“Paper Clip”
Nome título de uma operação para trazer cientistas da WW2, com os dados traduzidos da fita que tinha dados do trabalho do Sindicato, Mulder e Scully encontram alguns desses cientistas realizando operações em aliens e criando híbridos humanos. Contém referências que vão de Star Wars até a Escolha de Sofia.

arquivo x season 3“Nisei”
Com uma história bem comum, Mulder descobre uma fita com o que parece ser uma real autópsia de um alien, realizada em um trem por diversos cientistas. Na investigação de autenticidade do vídeo, Mulder e Scully descobrem um médico japonês envolvido, o que resulta em uma espécie de trem laboratório.

“731”
Seguindo a história de Nisei e baseado nas atrocidades cometidas na Unidade 731 na WW2, Scully continua a investigação sobre o implante do seu pescoço, ao mesmo tempo que Mulder continua no mesmo trem-laboratório que um híbrido alien-humano.

“Piper Maru”
Talvez um dos episódios mais curiosos da arca da mitologia em Arquivo X, Piper Maru é o nome da filha da atriz Gillian Anderson, que também é afilhada do criador da série, Chris Carter. Nele temos a história de um navio com o nome-título e um submarino e a primeira aparição do óleo negro.

“Apocrypha”
Seguindo a história do óleo negro vista no episódio anterior, Scully persiste na investigação do possível assassino de sua irmã, ao tempo em que Mulder volta de Hong Kong depois de uma série de descobertas com Alex Kricek. Também vemos como William Mulder e o “canceroso” trabalhavam juntos.

“Wetwired”
Um dos vários episódios que exploram a relação de Mulder e Scully, aqui, ambos investigam vários assassinatos cometidos por pessoas “comuns” após verem determinadas imagens. Entretanto, no meio do caso, a confiança de Scully em Mulder é colocada à prova.

“Talitha Cumi”
Aqui temos a primeira aparição de Jeremiah Smith, um homem que Scully investiga e acredita-se ter poderes paranormais, além de poder passar informações sobre o sindicato, seus membros e o envolvimento com a família de Fox Mulder.

 

Quarta Temporada

“Herrenwolk”
Já nesse episódio acontecem mudanças importantes para o seguimento da mitologia, como o primeiro uso das abelhas na história, o destino do informante X e a aparição do personagem de Samantha Mulder.

“Musings of a Cigarette Smoking Man”
Um episódio bem diferente e centrado quase totalmente no “canceroso”, embora com uma pequena participação de Mulder, Scully e dos Lone Gunmen. A história do personagem foi escrita de modo a provar que ele poderia ter mais envolvimentos no governo dos EUA e em atrocidades do que se imaginava.

“Tunguska”
Com Mulder investigando mais casos de pessoas infectadas pelo óleo negro na Rússia, Skinner e Scully são chamados para uma audiência no senado dos EUA para explicar o paradeiro de Mulder. Primeiro episódio a levar o fenômeno da mitologia a nível global.

“Terma”
Continuação de Tunguska e um dos raros episódios com a tagline da abertura diferente do famoso “the truth is out there” para “E pur si muove” – referência as investigações de Galileo pela inquisição romana -, Mulder tenta fugir de uma prisão russa enquanto a investigação sobre seu paradeiro continua no Senado com Scully e Skinner.

“Memento Mori”
Começo de uma das muitas histórias pessoais de Dana Scully no meio dos Arquivos X, neste a personagem é diagnosticada com câncer entre o cérebro e o sinus. Isso faz com que Mulder vá em busca da verdade sobre a abdução da mesma (2ª temporada) pois acredita que ambos os fatos estão relacionados.

“Tempus Fugit”
Um avião sobre um acidente e entre os mortos encontra-se Max Fenig, um conhecido de Mulder que fora abduzido várias vezes, começando assim a investigação do porquê da queda do avião e de como todos os passageiros perderam nove minutos.

“Max”
Ainda na investigação da queda do avião e da morte de Max Fenig, Mulder e Scully descobrem a possível relação de um jet dos militares com o acidente e durante a proteção a um informante chave, Scully perde um amigo do FBI.

arquivo x season 4“Zero Sum”
O assistente diretor Skinner fez uma arriscada parceria com o “canceroso” e é obrigado a cobrir e sabotar um caso que havia sido mandado para Mulder, sobre o assassinato de uma mulher por abelhas, como visto no 1ª episódio da temporada.

“Demons”
Subitamente Mulder acorda em um quarto de hotel, só, com sangue nas roupas e sem lembrança dos últimos dias e perturbado, liga para Scully. Começa então uma investigação do que houve nos dias em que Mulder não consegue se lembrar e do paradeiro de um casal que parece estar relacionado a Mulder de alguma forma.

“Gethsemane”
Numa reviravolta ainda maior para a mitologia, Mulder é levado a acreditar que a história do fenômeno alienígena é na verdade uma mentira criada para esconder operações militares secretas. Ao mesmo tempo, Scully sofre com a deteorização do seu estado de saúde e da implicância de seu irmão.

 

Quinta Temporada

“Redux”
Parte de uma arca de três episódios, Redux conta como Mulder fingiu sua própria morte para que ele e Scully pudessem descobrir em quem confiar no FBI quando continuassem com a investigação do câncer de Scully.

“Redux II”
Mulder e Scully conhecem Michael Kritschgau, do DOD (Defense Department), que revela que tudo que eles sabem, principalmente Mulder, sobre aliens é uma mentira, incluindo o sequestro de Samantha. Mulder encontra uma possível cura para o câncer de Scully quando promete uma parceria com um inimigo e descobre o verdadeiro delator dentro do FBI. Tanto o delator como o “canceroso” são mortos.

arquivo x season 5“Christmas Carol”
Centrado majoritariamente na agente Scully, no meio do feriado de natal em família, a mesma recebe uma ligação que acredita ser de sua irmã a direcionando até uma menina chamada Emily, cuja mãe acabara de morrer, começa então uma investigação do suicídio da mãe de Emily e da ligação.

“Emily”
Seguindo a história de Christimas Carol, Scully segue um palpite e descobre que não só Emily é relacionada a ela, como é sua filha. Mulder então descobre que Emily foi criada durante a abdução de Scully e ambos descobrem que ela é gravemente doente, o que leva a sua morte em questão de dias.

“Patient X”
Uma espécie de raça alienígena tenta controlar e matar alguns grupos de pessoas abduzidas. No desastre causado na Rússia com esse ataque, Marita Covarrubias aparece pela primeira vez como uma agente da ONU, enquanto Mulder desacredita em Cassandra Spencer, abduzida várias vezes e seu filho, também do FBI, Jeffrey Spencer.

“The Red and The Black”
Scully desenvolve uma amizade com Cassandra Spencer e em consequência, Cassandra é raptada junto com um grupo que foi atacado, em uma ponte. Jeffrey Spencer culpa tanto Mulder como Scully pelo que aconteceu com sua mãe e numa busca pela verdade, Scully é hipnotizada novamente. Enquanto isso o Sindicato tenta acelerar a produção de uma vacina contra o óleo negro em uma pessoa improvável.

“Travelers”
Primeiro episódio a citar o pioneiro do Arquivo X, Arthur Dales e como ele investigou o primeiro arquivo X e a relação de William Mulder com o caso.

“The End”
Este episódio era para ser o series finale de Arquivo X, porém, FOX não queria desistir da série devido ao grande lucro que ela gerou e pediu continuidade, incluindo o filme de 1998. No meio de uma partida do campeonato mundial de xadrex um dos competidores é morto por um tiro, na investigação do caso, Mulder e Scully descobrem a importância do outro competidor, uma criança chamada Gibson Praise. As investigações levam a uma série de descobertas fenomenais e a uma tentativa de fechar os Arquivos X novamente, incluindo um incêndio no FBI. A primeira aparição da agente Fowley.

 

FILME: Arquivo X – Fight The Future

 

Sexta Temporada

“The Beginning”
Mulder e Scully continuam de onde pararam no filme Fight The Future e estão numa busca não-oficial por uma criatura, que acredita-se ser parte alienígena, no deserto do Arizona, depois da morte de um homem. A busca reacende a crença de Mulder em aliens, porém eles tomam uma surpresa com a reabertura dos Arquivos X.

“S.R. 819”
O assistente diretor Skinner fica acometido de uma doença grave a qual ninguém sabe a patologia nem como funciona. Mulder e Scully, a quem ele elegeu para tomar suas decisões médicas, tentam encontrar o motivo da doença e a ligam a um tipo de arma com nano-robôs. Primeira aparição do assistente diretor Alvin Kersh.

arquivo x season 6“Two Fathers”
Esse episódio foi crucial para a série repaginar a parte da mitologia e dar um destino aos personagens e a organização do Sindicato. Também vemos o retorno de Cassandra Spencer, a verdade sobre as intenções de colonização alienígena, o grupo de rebelados aliens e Alex Krycek tomando a liderança do Sindicato.

“One Son”
Com a ameaça rebelde (ops) Krycek sugere uma parceria nova do Sindicato. A identidade do “canceroso” é descoberta e com ela o casamento dele com Cassandra Spencer e o filho deles, Jeffrey. C.G.B tenta recrutar o filho para seus objetivos próprios, contando para ele toda a verdade. O Sindicato encontra um fim terrível ao serem emboscados pelo grupo rebelado de aliens.

“Biogenesis”
Mulder começa a sofrer de súbitas dores de cabeça, após ver uma peça que acredita-se ter sido copiada do exterior de uma nave espacial na África, que tornam-se cada vez mais fortes e mostram o que realmente significam. Em busca de compreensão, Scully vai à procura da nave enquanto Diana Fowley é instruída por C.G.B Spencer a ficar de olho em Mulder. Esse episódio conta algumas das histórias a serem exploradas na nova construção da mitologia.

 

Sétima Temporada

“The Sixth Extinction”
Enquanto Scully continua as descobertas na costa da África para ajudar Mulder, Skinner se junta a Michael Kritschgau para encontrar uma cura para doença de Mulder. Diana Fowley continua envolvida próxima a Mulder e a sua doença.

“The Sixth Extinction II: Amor Fati”
Sabendo do perigo que Mulder corre, Scully volta a Washington para descobrir que Mulder havia desaparecido do hospital. C.G.B Spencer com a ajuda de Fowley, consegue usar Mulder para fins médicos.

arquivo x season 7“Sein und Zeit”
Em uma investigação sobre crianças que desapareceram de suas casas Mulder fica obcecado por uma possível relação dos casos com o sumiço de sua irmã. Scully tenta ajudar, temendo que essa motivação só seja danosa e piore o estado mental de Mulder, ainda mais depois da notícia de que Tina Mulder comete suicídio.

“Closure”
Tentando lidar com o suicídio de sua mãe, Mulder e Scully tenta seguir as informações de um homem cujo filho também desapareceu mas, acredita ter sido levado por entidades chamadas “walk-ins”. Finalmente é revelado o que de fato aconteceu a Samantha Mulder e o destino dela e tantas outras crianças.

“En Ami”
Depois que um garotinho é curado do câncer que sofria sem nenhum tipo de tratamento médico, Scully tenta encontrar uma resposta para a cura do garoto. C.G.B. Spencer, então com sua própria agenda, oferece um trato, que eles viajassem juntos e ele passaria as respostas para todos os males da humanidade.

“Requiem”
Numa tentativa de dar encerramento a diversos elementos do show, o criador, Chris Carter, resolve voltar para o mesmo lugar do piloto de Arquivo X para então rever diversos personagens e a história. Em Requiem, Mulder e Scully voltam a ver casos de abdução na mesma cidade em que primeiro investigaram. Entretanto, Scully fica doente durante o caso e Mulder, achando que ela possa estar em perigo, tenta prosseguir sozinho, o que resulta em um final totalmente inesperado.

Oitava Temporada

“Within”
Aqui já começa uma nova fase da mitologia e dos Arquivos X, com a possível saída de Duchovny da série, um novo agente, John Doggett, abre uma força tarefa para encontrar Mulder em nome do assistente diretor, Alvin Kersh. Todos estão sobre investigação e, em movimentos não oficiais, Scully descobre pistas que levam para o mesmo lugar onde Gibson Praise estava morando e se escondendo.

“Without”
Partindo da busca contínua por Mulder no deserto, o caçador de recompensas está de volta e também procura por Mulder. Scully e Skinner tentam uma busca solo porém, sofrem constates interferências e prezam mais pela segurança de Gibson Praise. Com a força tarefa sendo colocada de lado, John Doggett é direcionado para trabalhar nos Arquivos X.

“The Gift”
Tentando conhecer os Arquivos X melhor, o agente John Doggett continua a investigação de um arquivo em aberto, sobre um devorador de almas, que Mulder visitou sozinho antes de desaparecer.

“Per Manum”
Vários casos de mulheres teoricamente inférteis, que dizem terem sido abduzidas e depois fertilizadas com bebês alienígenas começam a aparecer e um deles é levado diretamente aos Arquivos X. Enquanto Scully começa a temer pela própria gravidez, Doggett procura ajuda em um informante, fazendo assim a primeira aparição do personagem Knowle Rohrer.

“This Is Not Happening”
Vários indivíduos que haviam sido abduzidos, inclusive Billy Miles, começam a retornar pelo país, levando Scully, Skinner e Doggett a suspeitarem que Mulder também retornará e começando uma busca pelo mesmo. O agente Doggett então pede ajuda a uma velha amiga, Monica Reyes, que mais tarde entraria oficialmente na série.

“Deadalive”
Em primeira cena, vemos que Mulder é então enterrado, seguindo a história do episódio anterior, porém, após um dos abduzidos reviver em plena autópsia, Skinner resolve exumar o corpo de Mulder, o que gera um conflito entre Doggett e Skinner sobre contar ou não a Scully.

“Three Words”
Com Scully perto a entrar em licença maternidade e Mulder de volta embora sem uma posição real nos Arquivos X, ele e Doggett batem de frente constantemente, até o caso de um homem que morre dentro do jardim da casa branca após tentar invadir e dar um CD para o presidente com dados sobre a colonização.

arquivo x season 8“Vienen”
Uma petroleira no meio do oceano, perto do território do México, sofre um ataque por um de seus membros da equipe. Doggett é mandado para investigar, porém ao chegar, descobre que Mulder foi antes e já havia começado sua própria investigação. Um episódio que marca a saída oficial de Mulder do FBI e dos Arquivos X, deixando assim Doggett e, mais tarde, Reyes para cuidar do departamento.

“Essence”
Começando uma nova parte da mitologia, Essence mostra como um abduzido é reprogramado para matar/apagar quaisquer vestígios das experiências aliens, inclusive o bebê que Scully carrega. Tentando então ajuda-la e protege-la, Monica Reyes é chamada novamente enquanto Skinner, Mulder e Doggett tentam parar Billy Miles, transformado em super-soldado.

“Existence”
Skinner, Mulder e Doggett continuam tentando parar Billy Miles e descobrem que alguém do FBI mantem relações com os super-soldados. O até então amigo de Doggett, Knowle Rohrer reaparece e tenta mata-los. Enquanto isso, Scully está à beira de dar à luz em uma vila de águas termais abandonadas, ajudada por Monica Reyes.

 

Nona Temporada

“Nothing Important Happend Today I & II”
Na première da última temporada de Arquivo X, ag. Doggett continua sua investigação do FBI e do diretor assistente Alvin Kersh, ao lado de Monica Reyes, agora oficialmente ligada ao Arquivo X. Um novo diretor assistente tenta dissuadir a investigação de Doggett mas, mesmo assim, ele e Reyes, junto com Scully, conseguem uma pista para um navio contendo experimentos com embriões humanos.

“Trust No 1”
Ainda afastada dos Arquivos X, Scully espera que Mulder possa voltar e sair do exilo, porém pessoas de uma organização começam a aparecer e interferir, uma delas, prometendo que ajudaria se trouxesse Mulder de volta, é na verdade um dos super-soldados em busca dele.

“Provenance”
Um agente infiltrado do FBI tenta cruzar a fronteira, porém sofre um acidente. Em uma investigação é descoberto que ele carregava os mesmos rabiscos de diferentes línguas que Scully havia descoberto anos atrás em uma nave na costa da África. A vida dela e de seu filho William, é posta em risco pelo homem infiltrado e pelo culto que ele seguia.

“Providence”
Sem crer na investigação do FBI atrás do paradeiro de William, Scully, Reyes e os Lone Gunmen conseguem descobrir que ele fora sequestrado por um grupo que acreditava nele como um salvador mundial.

arquivo x season 9“Jump The Shark”
Após o cancelamento do spin off The Lone Gunmen, os escritores da série resolveram que seria melhor dar um encerramento digno aos personagens devido ao envolvimento dos mesmos na série e na mitologia, principalmente a nova arca dos super-soldados.

“William”
Um homem aparece dizendo ser Fox Mulder, ao longo das investigações para saber se o que diz é verídico, William é ameaçado e a identidade do homem descoberta, além da constatação que William sempre estaria em risco, não só pelos seus pais, como pelo que representa. Possivelmente um dos episódios mais desgastantes emocionalmente, por fechar a arca do bebê William de uma forma tão triste.

“The Truth”
Episódio final da série, contando com a aparição de vários personagens, incluindo Mulder, sendo julgado pelo assassinato de Knowle Rohrer, com um grande esboço final da mitologia, de todo o trabalho dos Arquivos X e das conspirações governamentais. Embora o episódio feche várias arcas do seriado, ainda foi feito um filme, Arquivo X: I Want To Believe, seguindo a vida de Mulder e Scully, além é claro da nova “temporada”, ou revival.

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours