Manual para sobreviver ao cancelamento das séries de TV

É fãs de seriados? Então esse texto é para você! Saiba como você vai sobreviver ao cancelamento das séries através deste especial.

Como sobreviver ao cancelamento das séries
Imagem: Divulgação

Cancelamentos das séries atingem 100 em cada 100 fãs do gênero

Os cancelamentos das séries estão entre nós! É, essa época não tem jeito. Muitas produções começam a serem dizimadas sem dó nem piedade, e resta a nós – meros seriadores – sofrer deste mal.

Sim, isso atinge a qualquer seriador. Todo mundo tem uma “série fav”, aquele que guarda no coração, e hora ou outra passa por este momento em que elas são canceladas ou finalizadas. É como a vida. Tudo tem um começo, meio e fim.

Já tô sofrendo mas vou continuar neste texto.

[spacer height=”10px”]

PUBLICIDADE

Claro, quando a série é “finalizada” – ou seja, ganha um final apropriado – digamos que o cenário é “menos pior”, uma vez que você já pode ir preparando o psicológico para o adeus. Mas e quando ela é arrancada de nós sem aviso? Como lidar?

Eis o nosso manual de como lidar com o cancelamento das séries:

  • Primeiro passo é reclamar.

Sim, reclame a vontade. E aí cabe a todos os envolvidos: o canal sem coração, a audiência que foi baixa, a produção que foi cara… RECLAME. Essa série era parte de você e perdê-la, de uma forma ou de outra, é para deixar qualquer um triste. Então fique a vontade para reclamar.

Como vou respirar agora sem minha série fav?

[spacer height=”10px”]

  • Segundo passo é se torturar com a saudade.

Reveja as cenas do seu casal favorito. Compartilhe post das fan pages. Releia as resenhas do Mix de Séries (olha o #mershan), se torture. Neste momento tudo é permitido.

Pesado. Pesadíssimo. Tô aqui lembrando do primeiro beijo do meu casal favorito.

[spacer height=”10px”]

  • O terceiro passo é começar a aceitação.

Vai ser duro. Vai ser difícil. Mas é preciso entender que sua série fav foi cancelada e isso é real. Você precisa aceitar que seus atores vão para outros projetos, que a série vai parar de receber novidades, discussões relevantes, entre outras…

Tô ficando mais calmo. Mas só ficando.

  • O quarto passo é mantê-la viva através da saudade.

E aí o papel do “fã de série” é fundamental. Relembre datas marcantes da atração, como aniversário de estreia, do último episódio, de um acontecimento importante da trama… Mantenha viva a memória da série.

Nada fácil, mas vida que segue…
  • O quinto passo é: rever!

Reveja episódios importantes. Aliás, se tiver tempo, por que não assisti-la toda de novo? A partir de agora, essa se torna a sua “confort série”, aquela que quando você chega em casa cansado, pensa em assistir um episódio apenas para se distrair. Então, nada melhor do que torna-la seu “curinga” – mesmo que você tenha outras zilhões de séries para colocar em dia.

Atento, revendo a minha série favorita como se fosse a primeira vez.

Sobrevivendo ao cancelamento das séries

Logo, você já está abrindo espaço no seu coração para alguma série nova se tornar seu novo “dengo”. Mas lembre-se, você passará por todo esse processo de novo em breve. Afinal, a vida do fã de séries de TV é um eterno ciclo de renovação e cancelamento!

E então, está melhor?

Continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries. Além disso, acompanhe também as nossas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook).

Gifs: Mashable Tenor.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.