Marco Polo – 1×02/03/04

Marco Polo 1x02

Após o episódio inicial e passada a pressão colocada pela mídia e pelos espectadores (ou pela própria Netflix?), Marco Polo começa a mostrar a que veio.

No segundo episódio, “The Wolf and the Deer”, a resolução da batalha vista no final do primeiro é mostrada, entre os Mongóis de Kublai e os Chineses. Comandada pelo filho de Kublai Jingim, a batalha mostra-se um fiasco por dois motivos: o tio de Jingim e irmão de Kublai,  Ariq, não aparece com sua cavalaria e os aldeões que deveriam estar despreparados e desarmados mostram-se ferozes contra os invasores.

Continua após a publicidade

A volta para casa é pesada para Jinging que deve ir até o reino de seu tio, junto com Marco, e conferir o motivo dessa suposta deserção. É aqui que Marco começa a se inserir nas sutilezas da corte. Como não tem nenhuma aliança ou dívida com os habitantes do lugar, ele passa a ser a pessoa que melhor pode representar os olhos e ouvidos do imperador. Isso só se confirma depois que, ao retornar do reino de seu tio, o príncipe acalma seu pai dizendo que tudo está certo entre os dois reinos mas as observações de Marco, depois confirmadas por um batedor, mostram que as coisas não são bem assim.

Essa linha da narração estabelece o mimado príncipe como antagonista de Polo, e de boa parte da corte, que agora tem que se vigiar para não ser vista pelo novo mascote do imperador, que conhece em uma escapada noturna uma bela mulher de azul. Temos estabelecido então o par romântico e o antagonista.

Na China, temos Jia Sidao, o frio primeiro ministro e sua irmã, Mei Lin. É dela a cena mais comentada desse segunda episódio, senão dessa série. Dada por seu irmão de presente para alguns soldados, ela começa uma dança sensual que termina em… chacina! É Tarantino puro a matança desenfreada da bela Chinesa nua contra os soldados. Ela paga caro, sendo expulsa da cidade e enviada como espiã/desertora para o reino Mongol de Khan, deixando sua filha como garantia.

O capítulo termina com Khan reunificando seu território e decapitando seu irmão. Uma cena forte e que ressalta mais uma vez o poder do líder que ele é e a interpretação do ator que o da vida.

O terceiro episódio,  “The Feast“, marca um paralelo entre dois homens querendo reganhar sua honra ou tendo ela massacrada em sua frente. Atormentado pelas palavras de sua irmã, Mei Lin, Jia Sidao reúne seu exército e chama para um combate amigável um enorme guerreiro. Todos ali o consideram “estranho” por causa das suas brincadeiras de inseto e ele prova o quão mortífero isso é ao mostrar o estilo Mantis de Kung Foo, ganhando assim novamente o respeito entre seu exército.

Marco Polo 1x03Ao mesmo tempo, Khan é atormentado por suas ações para com seu irmão. Torturado, ele não vai atá um banquete em sua honra dado pelo poderoso general Kaidu e envia Marco e Jingin em seu lugar. O príncipe é seguidas vezes humilhado pelo general, enquanto  Marco é cortejado pela filha do patrono desse banquete.

Nesse episódio também descobrimos mais sobre a princesa azul Kokachin. Cem Olhos conta que ela é a ultima de sua tribo, e o interesse de Marco Polo por ela cresce. A seguindo, ele vai até um local onde ela deixa um ornamento azul. Lá, ela enterra jóias para um homem chamado Tulga, que parece estar chantageando-a. Não seria ela a ultima de sua tribo? Que segredos ela esconderia?

E depois da cena de combate nu do segundo episódio, nesse terceiro temos uma menage-a-trois entre Mei Lin, o imperador e a imperatriz, que a recruta entre as concubinas do harém do Khan. Ponto para Mei Li que infiltra então, o reino dos Mongóis, deixando cadáveres no caminho, como parece ser seu costume.

Ao chegar do banquete, Marco é interrogado por Khan. Um teste, pois ele já sabia da verdade sobre o que aconteceu lá. Por motivos pouco claros, talvez para defender a honra do príncipe, Marco mente para o Khan, que não parece satisfeito. Levanta de sua cadeira e chacina brutalmente um servo que ouvia a história para não deixar essa mentira de Marco em sua casa ser espalhada e fazê-lo parecer fraco.

No final do episódio, Marco mais uma vez tenta escapar e encontra a um adorno da princesa azul. Abrindo ele, uma serpente o ataca! Essa cena realmente cria expectativa, e instiga a assistir os próximos episódios, mas algo relacionado a velocidade do desenvolvimento dos personagens perturba. Grandes acontecimentos marcam todos eles, mas não temos tempo suficiente para nos importarmos com eles.

The Fourth Step“, quarto capítulo da série, mostra as consequências  do encontro com a cobra dos 5 passos, pois seu veneno é tão mortal que não existe um quinto passo após ser mordido. Com Marco delirando e sonhando com… adivinhem… sexo com a Princesa Azul, o imperador se mostra bem preocupado com seu escravo/bicho-de-estimação e isso parece incomodar muito Jinging. Enquanto isso, Mai Lin parece cada vez mais confortável com sua posição na corte, afeiçoando mais e mais o grande imperador.

marco polo 1x04Um tratado de paz proposto pelos chineses leva o príncipe a se encontrar com diplomatas. Um tratado de paz é obtido, mas Jia não parece contente. Ele massacra os diplomatas e dá o recado a imperatriz da paz selada. Esse tratado foi ideia da imperatriz, não do ministro, logo é improvável que essa paz dure.

Assim que a saúde de Marco melhora, ele parte em busca do vilão, mas não antes de saber que seu pai e tio retornaram. O reencontro é frio e termina em tristeza para Polo, pois seus parentes não parecem querer saber dele. Eles estão envolvidos em um esquema para recuperar uma rara seda, e por recuperar entenda-se roubar.

Marco volta a caça do chantagista da princesa que ele acha que colocou a cobra como armadilha. Ele vai até o lugar onde as jóias da princesa eram vendidos e exige saber o paradeiro do malfeitor. Finalmente as surras que Cem Olhos tem dado nele se pagam com ele destruindo alguns capangas antes de descobrir aonde está seu alvo. O cara aprendeu Kung fu em 4 episódios!

Mas antes que ele possa fazer justiça, guardas irrompem e Marco é preso, pois os planos de seu pai e tio foram descobertos. O episódio termina com Kublai dando a Marco o direito de julgar seus parentes. Marco sabe que a pena é a morte para isso, mas a longo prazo isso torna tanto Marco um pária entre os Mongóis, por trair seus iguais, quanto enfraquece Khan, por ter tanta misericórdia com Marco. Qual será o plano dele?

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours