Masterchef Brasil – 3×25 – E o vencedor foi… a internet

MasterChef Final
Imagem: Band

 

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Finalmente chegamos a grande final de um dos melhores programas que a TV brasileira já teve o prazer de produzir. Mas não pense que digo isso com alívio, porque esse é um dos meus reality shows brasileiros preferidos, mesmo que tenha perdido um pouquinho de fôlego nessa reta final. Nesse episódio vinte e cinco, ficou claro que o programa ainda tem muito gás para continuar no ar por muitos anos pela capacidade da Band em respeitar a estrutura clássica dos reality shows, mas também, por inovar sempre.

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O modelo do Season Finale da terceira temporada foi muito parecida, se não idêntica, a conclusão do segundo ano, o que não é um demérito nem de longe pelo fato da emissora mostrar que ainda sabe como fazer um show, que empolgue o telespectador e o deixe sintonizado no canal até que a atração termine. Conseguiram reunir um time de “twitteiros” melhor do que no passado, com exceção do misógino Milton Neves, principalmente pela capacidade espetacular da Marina Machado em apresentar esse segmento da final e do Raul em entreter quem estava assistindo.

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Tudo tornou o principal do programa ainda melhor e mais especial. Mesmo que preferia que a Raquel estivesse nessa final, pelo fato de considerar a Bruna uma cozinheira muito limitada às sobremesas, ela e o Leo trouxeram, talvez, a melhor dupla da final nestes três anos. Todos os três pratos foram concebidos com criatividade, visão, mas faltou seriedade que o momento precisava com a Band, forçando a barra com aquela “arquibancada” de torcedores para Bruna.

 

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MasterChef Final1
Imagem: Band

 

Não me incomodou só pelo fato de colocarem uma série de cobras invejosas e falsianes para torcer para Bruna, não, o problema foi a falta de concentração que todos aqueles berros causavam em quem assistia a grande final e quem competia pelo prêmio. Entendo que o objetivo da emissora era causar furor no Twitter, porque a Band segue a cartilha de um bom reality show, desde quando John De Mol teve a brilhante ideia de lançar o formato do Big Brother em 1997. Mas tenho certeza que haviam formas melhores de causar o mesmo rebuliço na internet.

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Gostei muito da posição que os jurados tomaram aqui, porque não se colocaram no centro das atenções, deixaram o programa se desenvolver, voltaram a dar dicas e, claro, fizeram um excelente trabalho ao escolher o vencedor desta temporada. A temática me agradou bastante, pois trouxe aquele lado inspirador do MasterChef Brasil que o programa tinha perdido há algumas semanas, tal qual os pratos que tivemos a grata oportunidade de acompanhar seu preparo.

Ainda há alguns problemas que precisam de conserto para o próximo ano e até mesmo para MasterChef: Profissionais, que estreia no final de 2016. Entretanto, se compararmos onde estamos hoje e onde estávamos quando o programa começou, é visível que a Band aprendeu, a produção melhorou e a cada episódio temos o prazer de assistir um reality show que não cansa, apesar da idade, e não é piegas, apesar de emocionar.

 

 

E, pela primeira vez na história do programa, venceu um candidato que conquistou a internet. Depois de mais 1 milhão e 500 mil tweets e menções, Leonardo virou o terceiro Masterchef brasileiro. Uma vitória do Twitter, e uma derrota para as falsianes, como Bruna e cia. Parece que a Band finalmente aprendeu que não são os jurados que devem escolher o vencedor, e sim os verdadeiros espectadores do programa.

Depois de um começo (e um meio também) meio capenga, a terceira temporada de Masterchef Brasil se encerrou de maneira triunfante. Foi lindo ver o programa ganhar um ícone personalizado no Twitter, e foi emocionante a forma como o vencedor foi anunciado.

Parabéns Leo, você mereceu!

Nós vemos no Masterchef Profissionais, galera!!!

Por Bernardo Vieira e Letícia Bastos