Matéria Escura | Autor da série confirma o que pensávamos
O Desfecho de Matéria Escura: Explicando o Final da Série. Autor da série confirma o que todos pensávamos sobre.
Matéria Escura deixou alguns aspectos de seu final em uma nota ambígua, mas novos detalhes felizmente emergiram para esclarecer o destino de Jason Dessen, interpretado por Joel Edgerton.
A série de ficção científica da Apple TV+ chegou ao fim recentemente, expandindo a história original do livro homônimo. Mas, ao mesmo tempo, impulsionando seu conceito de multiverso ao máximo.
No episódio final, vimos as várias versões de Jason permitindo que o Jason original ficasse com Daniela e Charlie, deixando de lado seus desejos egoístas para permitir que a família encontrasse paz.
No entanto, esse final levou os fãs a questionarem se o Jason que teve um final feliz era realmente o mesmo que acompanhamos durante toda a temporada. O que aconteceu?
Esclarecendo o Destino de Jason Dessen em Matéria Escura
O final de Matéria Escura causou um certo debate. No episódio 8, a série estabelece que várias versões de Jason Dessen chegaram ao mundo original. Dessa forma, levando alguns fãs a teorizarem que outro Jason poderia ter assumido o lugar do protagonista principal durante a confusão.
Embora a possibilidade de que o Jason que terminou com Daniela e Charlie fosse uma versão diferente do que conhecemos existisse, a maioria dos espectadores suspeitava que o Jason final era para ser o original.
Mas qual é a verdade?
Falando no podcast Bingeworthy do The Playlist, o showrunner Blake Crouch confirmou que o Jason que sai com sua família é, de fato, o mesmo que os espectadores acompanharam desde o início da série.
Quando questionado se o Jason que a série termina é o mesmo do começo, Crouch afirmou que sim. E que, além disso, a intenção não era enganar o público:
“Eu diria… Acho que é uma questão inevitável considerando a ideia de mundos infinitos, versões infinitas de um personagem, infinitos sobre infinitos. Vou dizer, não estávamos jogando um jogo com o público onde era tipo, ‘Oh, mas esse é realmente o bom Jason?’ Esse não era o jogo ou a intenção. Acho que seria algo muito cínico de fazer no final dessa grande jornada emocional.”
No entanto, ele não pôde negar a possibilidade de que Jason tivesse sido trocado, dizendo, “É uma pergunta completamente válida considerando a natureza desse premissa.”
Crouch reafirmou sua posição sobre o final de Jason em uma entrevista ao Collider, dizendo: “Nossa intenção é que este seja o cara com quem começamos, e este é o cara com quem terminamos.”
O ator Joel Edgerton também foi questionado sobre essa possibilidade em uma entrevista ao Collider, sendo perguntado se o Charlie e a Daniela para os quais Jason retorna também poderiam não ser as mesmas versões dos personagens.
Edgerton humorosamente especulou sobre como talheres poderiam ter sido um fator decisivo para um Jason fora do lugar:
“A questão da família é uma boa… Ele poderia finalmente voltar, e se alegrar, e então olhar para a sala de estar, e dizer, ‘Espera um segundo… esses não são nossos garfos e facas. Oh, desculpe, querida. Vou ter que ir embora.'”
A Possibilidade de uma 2ª Temporada de Matéria Escura
A 2ª temporada de Matéria Escura ainda não recebeu o sinal verde oficial. Mas dado o sucesso da primeira temporada, os fãs podem existir em um universo onde uma segunda temporada é possível.
Embora Crouch e sua equipe pareçam insistir que o Jason do final é o original, há muitas outras versões de Jason no multiverso que uma temporada adicional poderia explorar.
Talvez uma 2ª temporada pudesse mergulhar mais nesse conceito. Talvez o Jason que saiu com sua família seja o mesmo. Mas poderia haver um universo alternativo, mas semelhante, onde Jason foi trocado na última hora. Isso poderia criar outra versão vingativa do personagem, pavimentando o caminho para um novo Jason vilão assumir o protagonismo.
Mesmo que a série não siga esse caminho, ainda há uma infinidade de tramas que Matéria Escura não desenvolveu completamente. O que o universo original fará com centenas de diferentes Jasons sem uma família ou um lar verdadeiro para chamar de seu? Qual versão de Leighton os fãs viram no final da série e por que seu traje estava dando vibrações de Mad Max?
O maior gancho vem na forma de Ryan (interpretado por Jimmi Simpson) alcançando Amanda (Alice Braga) na futurística Chicago, aparentemente buscando uma aliança. Ryan parece estar ciente de que Amanda sabe uma ou duas coisas sobre a Caixa, então talvez a dupla possa trabalhar junta para levar a vencedora do Prêmio Pavia de volta para casa.
Com tantas possibilidades e um final que deixou os fãs cheios de perguntas, Matéria Escura certamente criou um universo rico para futuras explorações.