Matéria Escura Episódio 9 é o último | Final explicado da série

Explicação do Episódio Final de Matéria Escura: Revelações e Pontas Soltas no episódio 9 da série e outros detalhes.

Matéria Escura final explicado
Imagem: Divulgação.

O episódio 9 de Matéria Escura traz um fechamento bem elaborado para muitas tramas subjacentes, mas também deixa várias questões intrigantes em aberto, abrindo caminho para uma possível segunda temporada.

Após explorar as viagens multiversais de Jason e apresentar várias versões alternativas dele no episódio 8, o episódio 9 destaca como o “Júpiter” Jason se reconecta com sua família enquanto tenta protegê-los de seus outros eus. Enquanto isso, uma versão marcada de Jason1 tortura Jason2, lembrando-o da bagunça que ele criou.

Protegendo a Família em Matéria Escura

Matéria Escura final explicado
Imagem: Divulgação.

Apesar dos desafios enfrentados nos episódios 8 e 9 de Matéria Escura, “Júpiter” Jason consegue proteger sua família. Ele percebe que precisa escapar para outro mundo paralelo com eles para garantir que possam viver em paz. Com isso, a primeira temporada de Matéria Escura chega ao fim, revelando pouco sobre o destino dos outros Jasons e o mundo para o qual Daniela, “Júpiter” Jason e Charlie acabam indo. Sem revelar muito, o final também sugere que há mais na história de Ryan1, Amanda, Blaire e Dawn do que aparenta.

PUBLICIDADE

Qual Mundo Paralelo Jason, Charlie e Daniela Escolheram?

O final da primeira temporada de Matéria Escura mantém uma ambiguidade sobre qual universo os três personagens acabam após deixarem seu mundo original. Isso sugere que Jason os levou para um mundo familiar que ele já visitou ou manifestou um mundo inteiramente novo para mantê-los seguros dos outros Jasons. Como quase todos os mundos que ele encontrou durante suas viagens multiversais eram pós-apocalípticos e perigosos para humanos, ele provavelmente escolheu o mundo utópico onde deixou Amanda.

Independentemente de onde Jason, Daniela e Charlie acabem nos episódios de Matéria Escura, eles eventualmente encontrarão outras variantes malignas de Jason que querem Daniela e Charlie de volta. É importante notar que Charlie abre a porta para o novo universo na cena climática, sugerindo que Jason deixou ele decidir qual mundo paralelo escolher. Isso impediria outros Jasons de rastreá-los e também permitiria que vivessem em um mundo que Jason ainda não explorou.

Encontro de Ryan1 e Amanda Explicado

Matéria Escura final explicado
Imagem: Divulgação.

Antes dos créditos finais, a primeira temporada de Matéria Escura mostra Ryan1 preparando a droga central em seu mundo e depois encontrando Amanda. Na breve cena, Amanda pergunta se eles se conhecem, e Ryan1 responde que, embora não se conheçam, ele estava procurando por ela. Dado que Jason2 não mencionou Amanda para Ryan1 durante sua breve interação no universo original de Jason1, parece estranho que Ryan1 saiba sobre ela.

A cena sugere que Ryan1 sabe de alguma forma que Amanda, assim como ele, é originalmente de um mundo diferente. No entanto, como Ryan1 começa a criar mais da droga central no final da primeira temporada de Matéria Escura, ele provavelmente planeja voltar para a Caixa e explorar mais mundos. Ele percebe os riscos associados e provavelmente quer que Amanda o guie sobre como a Caixa funciona. A última cena de Ryan1 e Amanda em Matéria Escura aparentemente confirma que os dois formarão uma parceria em uma possível segunda temporada.

Por que os Outros Jasons Deixaram Daniela e Charlie Irem?

Matéria Escura final explicado
Imagem: Divulgação.

Durante o final da primeira temporada de Matéria Escura, Jason luta para proteger Daniela e Charlie, enquanto muitas outras variantes tentam atacá-lo. As coisas pioram quando Daniela pega o laptop de Jason, abre o quadro de mensagens com outros Jasons e informa que escolheu ficar com o “Júpiter” Jason. Embora muitos Jasons não recebam bem essa notícia e se preparem para a guerra, vários outros percebem que não podem ter Daniela e Charlie.

Em vez de lutar entre si, eles entendem que devem priorizar a felicidade de Daniela e Charlie em vez de serem guiados por sua busca egoísta de se reunir com a família. Como resultado, os Jasons que compartilham essas crenças aparecem perto da Caixa para se despedir. Alguns Jasons reconsideram sua decisão, mas um Jason lidera o escolhido Jason, Daniela e Charlie para um local seguro.

O Que Significa o Final de Matéria Escura para Leighton, Dawn e Blaire?

No final, Matéria Escura também dá uma visão de Dawn (presumivelmente do universo de Jason2), Leighton (do universo de Jason1) e Blaire (do universo de Jason2). Enquanto Dawn olha para a Caixa pensando em usá-la, Blaire finalmente se prepara para voltar à Caixa depois de temê-la por muito tempo. Enquanto isso, Leighton parece estar se divertindo enquanto viaja de um mundo paralelo para outro em sua busca pelo melhor universo alternativo.

Ao não revelar em qual mundo Jason, Daniela e Charlie se estabelecem, Matéria Escura deixa os espectadores com um grande gancho, tornando difícil não se perguntar se os três personagens realmente escaparam do perigo dos Jasons malignos. A sequência final também prepara o terreno para o retorno de Ryan1, Amanda, Blaire e Leighton na segunda temporada, abrindo as portas para mais aventuras multiversais. Será interessante ver como a segunda temporada equilibrará as narrativas dos outros personagens enquanto continua a explorar o fascinante conceito de mundos paralelos.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.