Minha Lady Jane | A História Real Por Trás da Série

A história da série Minha Lady Jane é real? O que é verdade e o que é mentira? Confira tudo sobre a trama.

Minha Lady Jane história real
Imagem: Divulgação.

A série Minha Lady Jane, que estreou hoje no Prime Video, tem inspiração na vida da infame Rainha dos Nove Dias, Jane Grey. No entanto, seria um erro dizer que a série é baseada fielmente na vida real da rainha inglesa.

Os criadores adicionaram elementos fantásticos à narrativa, romantizando a história de Jane Grey e apresentando-a de maneira que ressoe com o clima sociopolítico atual. Vamos explorar o que na série reflete eventos reais e onde os criadores tomaram liberdades criativas.

A História de Jane Grey

Minha Lady Jane história real
Imagem: Divulgação.

Jane Grey, uma jovem de 16 anos, tornou-se rainha da Inglaterra por apenas nove dias em 1553, antes de ser deposta e executada. A série Minha Lady Jane, baseada no best-seller de Brodi Ashton, Cynthia Hand e Jodi Meadows, apresenta uma versão reimaginada e humorística dessa trágica história, incorporando elementos de magia, romance e aventura.

PUBLICIDADE

Fatos Históricos e Ficção em Minha Lady Jane

Minha Lady Jane história real
Imagem: Divulgação.

Na vida real, Jane Grey foi nomeada herdeira pelo Rei Eduardo VI, que era um fervoroso protestante. Eduardo queria garantir que seu sucessor continuasse suas reformas religiosas, excluindo sua meia-irmã católica, Maria, da linha de sucessão. A série, no entanto, mostra Eduardo e Jane compartilhando um forte vínculo pessoal, sugerindo que ele a nomeou por confiar nela, o que não tem registros históricos.

Jane era, de fato, uma mulher extremamente culta, considerada por alguns estudiosos como a mais conhecedora de sua época. Ela se casou com Guildford Dudley, mas logo enfrentou a oposição de Maria, que reuniu apoio suficiente para depor Jane e reivindicar o trono.

Liberdades Criativas da Série

Minha Lady Jane toma várias liberdades criativas. A série minimiza o papel da religião na queda de Jane, optando por um enfoque mais leve e fantasioso. Na realidade, o conflito entre os protestantes e os católicos foi um fator crucial para a breve reinado de Jane e sua subsequente execução.

A série também introduz um conflito fictício entre os “Verity” (pessoas comuns) e os “Ethians” (seres que podem se transformar em animais), desviando-se significativamente dos eventos históricos. Embora esses elementos adicionem uma camada de entretenimento, eles se afastam da verdadeira complexidade e tragédia da vida de Jane Grey.

O Impacto da Série

Imagem: Divulgação.

Embora a série tente abordar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres em uma sociedade patriarcal, ela eventualmente abandona essa linha em favor do conflito entre Edian e humanos. Isso pode ter diminuído a profundidade narrativa e a autenticidade histórica, mas a série ainda oferece performances notáveis e uma visão divertida, embora superficial, da história de Jane Grey.

Minha Lady Jane é uma série leve que mistura história com fantasia, proporcionando uma nova perspectiva sobre a vida de Jane Grey. Embora não seja historicamente precisa, a série pode entreter aqueles que apreciam uma boa dose de reimaginação histórica. Para aqueles que procuram uma representação mais fiel dos eventos, no entanto, a série pode parecer insuficiente.

Com atuações fortes e uma narrativa única, Minha Lady Jane está agora disponível no Prime Video, oferecendo uma nova e fantasiosa visão da breve e trágica vida da Rainha dos Nove Dias.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.