Mistério no Hotel Cecil: a verdade do que aconteceu com Elisa Lam

Mistério Cecil Hotel Elisa Lam

O caso real da série da Netflix

Em 28 de janeiro de 2013, a estudante canadense Elisa Lam se hospedou no Hotel Cecil no centro de Los Angeles. Três dias depois, a jovem de 21 anos – que viajava sozinha – foi dada como desaparecida. Depois de três semanas, as autoridades encontraram seu corpo em uma caixa d’água no telhado do hotel.

Continua após as recomendações

Acima, relatamos os fatos verdadeiros e confirmados da morte de Lam. Aliás, oficialmente, a polícia confirmou que ela morreu por afogamento acidental.

Mas o caso deixou muitas perguntas sem resposta. Quando as imagens de seus últimos momentos apareceram, as pessoas notaram algo de errado. Foi então que alguns acreditaram que isso não era um acidente.

Continua após a publicidade

Aparentemente, o caso serviu de inspiração para algumas séries famosas como American Horror Story: Hotel, de Ryan Murphy, e How To Get Away With Murder. Mas agora, a história virou pano de fundo para uma série documental da Netflix. 

A atração questiona as aparentes inconsistências dentro do caso e explora teorias que as quais um grupo de “investigadores da Internet” impulsionaram. Estes, por sua vez, que assumiram a responsabilidade de revelar o que acreditam ser um encobrimento. Então, qual é a verdade?

O hotel

Mesmo antes da morte de Lam, o Cecil Hotel não ocupava a primeira colocação do TripAdvisor. Situado a poucos metros da área privada de Skid Row de Los Angeles, o hotel é um dos favoritos dos assassinos em série da cidade. Incluindo Jack Unterwegger e Richard Ramirez, também conhecido como Night Crawler. Ambos ficando lá enquanto cometiam seus crimes.

Aliás, a mídia apelidou o local de “Hotel da Morte” pelo número de crimes que lá aconteceram. Então, tudo isso só aumentou o mistério da morte de Lam. Seria ela outra vítima?

Cecil Hotel Elisa Lam

Imagem: Divulgação.

O desaparecimento de Elisa Lam

Lam ligou para seus pais todos os dias de suas férias. Mas no dia 31 de janeiro, o dia em que ela deveria fazer o check-out do hotel e partir para Santa Cruz, ela não fez a ligação. Então, seus pais chamaram a polícia.

A polícia fez uma verificação funcional do hotel com cães farejadores, incluindo o quarto de Lam e o telhado, onde ficavam os tanques de água. Mas eles não conseguiram encontrar nada. De acordo com o LA Times, o sargento Rudy Lopez admitiu mais tarde: “Não revistamos todos os cômodos… só poderíamos fazer isso se tivéssemos um motivo provável para acreditar que um crime foi cometido”.

Em 15 de fevereiro, Lam ainda estava desaparecida e sem pistas. Então a polícia divulgou a última filmagem conhecida de Lam no elevador do Hotel Cecil. O vídeo rapidamente se tornou viral online, devido à estranheza do comportamento de Lam.

Imagem: Divulgação.

As filmagenss

Na filmagem da câmera do elevador, Elisa aparece pressionando todos os botões no painel do meio do elevador, que mantinha as portas abertas. Então, ela apareceu pulando para fora do elevador. E depois entra novamente, aparentando estar nervosa.

Em um ponto, ela parece que está se escondendo de alguém. Então, em outro ponto, ela pula de volta para o corredor, gesticulando e aparentemente falando com outra pessoa. A questão então surgiu: com quem ela estava falando, e eles tiveram algo a ver com seu desaparecimento?

O diretor do documentário, Joe Berlinger, disse ao The Independent: “[A filmagem] é estranha e aparentemente inexplicável. A natureza enigmática do vídeo é realmente o que atraiu muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive eu, a se apaixonar pelo caso e querer resolver seus mistérios ”.

O vídeo teve milhões de acessos em poucos dias, e os detetives da web começaram a especular sobre o que diferentes aspectos poderiam significar.

O que aconteceu?

Várias pessoas apontaram que ela tentava escapar de alguém no corredor. Mas que alguém segurava as portas do elevador pelo lado de fora.

Outros sugeriram que seu comportamento errático poderia ser resultado de drogas, enquanto alguns inventaram teorias de conspiração mais extravagantes. A marcação do tempo, por exemplo, foi apagada e o vídeo manipulado como parte de um encobrimento entre a gerência do hotel e a polícia de Los Angeles.

Outra teoria diz que foram os Illuminati; além disso, um espírito paranormal também está entre a lista das teorias.

A trágica descoberta

Os hóspedes do hotel naquela época começaram a reclamar da água preta que saía das torneiras, que também tinha um gosto esquisito. Foi então que um zelador do hotel verificou os tanques de água no telhado do hotel em 19 de fevereiro, e fez uma descoberta de revirar o estômago: o corpo de Lam estava se decompondo em um dos tanques.

A autópsia revelou que ela estava nua, mas sem sinais de agressão sexual. E, ainda, que tinha morrido por afogamento.

Mas as perguntas permaneceram: como ela conseguiu chegar ao telhado? Por que ela foi para nos tanques de água? Ela estava tentando escapar de alguém? E por que, como um dos policiais primeiro afirmou, o pesado telhado de cimento estava na tampa do tanque se ela mesma entrou lá dentro?

Todas essas questões alimentaram ainda mais especulações. Mais tarde, porém, descobriu-se que Lam era bipolar e sofria de depressão, para os quais ela estava tomando medicamentos.

A autópsia revelou vestígios de seus medicamentos prescritos, o que sugeria que ela havia parado de tomá-los, potencialmente desencadeando um episódio psicótico. Em seu estado de confusão, ela pode muito bem ter entrado nos tanques de água.

O zelador confirmou mais tarde que a tampa do tanque estava aberta quando ele o encontrou, e o legista sugeriu que, enquanto mergulhava na água no tanque, Lam pode ter tirado a roupa para diminuir seu peso, ou pode ter sido um efeito colateral de hipotermia.

Como muitas vezes acontece nesses casos, a morte de Elisa Lam parece ter sido apenas uma tragédia. No entanto, assim como em The Staircase e Making A Murderer, a série da Netflix reabre o debate online sobre o que poderia ter acontecido.

E você, assistiu a série da Netflix? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

Nenhum comentário

Adicione o seu