FargoĀ de Joel Coen e Ethan Coen.
Uma produção do canal FX inspirada no filme de 1996 dos irmãos Coen. A minissérie apresenta os mesmos elementos do filme, porém com história e personagens diferentes. Lester (Martin Freeman) é o protagonista, que, ao encontrar-se com Lorne Malvo (Billy Bob Thornton), vê sua vida mudar completamente com tragédias e acontecimentos não previstos.
Lembrando para quem nĆ£o conhece⦠NoĀ Mix de OpiniƵes, cada colaborador, alĆ©m de fazer sua mini crĆtica, escolhe uma nota, entre 0 e 100, para qualificar o objeto de debate, de acordo com o quadro a seguir:
[Diógenes Ternero, colaborador do Mix]Ā Fargo Ć© sem dĆŗvidas uma das melhores estreias de 2014. Baseado no clĆ”ssico filme dos irmĆ£os Coen, a sĆ©rie apresenta uma nova história, porĆ©m todo o universo do filme estĆ” muito presente. O estilo de filmagem lembra muito os filmes dos irmĆ£os Coen, uma de suas inĆŗmeras caracterĆsticas. O roteiro Ć© excepcional, cheio de detalhes e muito bem desenvolvido. JĆ” o elenco Ć© absolutamente espetacular, responsĆ”veis por criarem personagens marcantes. Billy Bob Thornton, com toda sua competĆŖncia, estĆ” impecĆ”vel no papel do assassino Lorne Malvo. E Martin Freeman como sempre atuando muito bem, dessa vez interpretando Lester Nygaard, um submisso vendedor de seguros. Ć interessante notar em pouco tempo a mudanƧa dos personagens e como determinadas situaƧƵes colaboraram para que isso ocorra. Se vocĆŖ conhece o trabalho dos irmĆ£os Coen, sabe muito bem que o humor negro Ć© muito utilizado, alĆ©m da violĆŖncia distribuĆda de uma forma completamente gratuita. Fargo nĆ£o serĆ” de agrado de todos, principalmente por ter um roteiro sofisticado, diferente do que Ć© visto normalmente. Essa Ć© aquela sĆ©rie diferenciada que surge de tempos em tempos e que vale a pena esperar.
[Douglas Couto, colaborador do Mix]Ā Fargo conseguiu algo muito difĆcil com apenas um episódio: fez uma super apresentação da trama e deu um ótimo desenvolvimento aĀ seus dois personagens principais. O Lester no inicio, apresentou-se como um homem super fracassado que nĆ£o conseguia nem fazer o seu trabalho direito – uma personalidadeĀ totalmente insegura que o ator soube executar de forma perfeita. Percebam o quanto Martin Freeman estava muito bem, atĆ© removeu o sotaque britĆ¢nico. E Billy Bob ThorntonĀ conseguiu demonstrar muito bem, com um olhar profundo e frases pausadas, toda a calma e frieza do personagem – que matou e causou a discórdia a troco de nada. Ao tĆ©rmino do episódio senti que jĆ” os conhecia hĆ” bastante tempo. A estreia ainda apresentou uma quantidade significativa de personagens, e de cara, fez o espectador se importar com alguns deles. Junto aĀ isso, uma trama mostrada da melhor forma possĆvel, com toda aĀ atmosfera do filme presente: as imagens claras, o frio sufocante, a bizarrice da violĆŖncia e o humor negro. NĆ£o poderia ter sido melhor.
[LetĆcia Bastos, colaboradora do Mix]Ā Fargo, o clĆ”ssico cult do irmĆ£os Coen virou sĆ©rie. E desafiando os mais pessimistas, a sĆ©rie Ć© ótima, redondinha, com um roteiro inteligente e personagens marcantes. Certamente uma das melhores estreias de 2014. E acreditem, nĆ£o Ć© uma adaptação direta do Fargo de 1996, nem os mesmos personagens foram mantidos. Quer dizer, a premissa inicial Ć© a mesma, que Ć© uma história ābaseada em fatos reais, mas que os nomes foram alterados. E o resto foi mantido por respeito aos mortosā. E o universo de Fargo tambĆ©m estĆ” ali, com personagens presos naquele ambiente, o estado de espĆrito sufocante que vimos no filme. Pessoas sem horizonte, sem ambiƧƵes e eventualmente oprimidas. O frio Ć© uma metĆ”fora da prisĆ£o que eles se encontram, e a violĆŖncia nunca Ć© gratuita.Ā Com um piloto excepcional, Fargo Ć© uma sĆ©rie que promete.
[Rafael Mattos, colaborador do Mix]Ā O mais notĆ”vel sobre a minissĆ©rie Fargo Ć© ver como a produção conseguiu manter o clima do filme, cheio de humor negro e a neve caracterĆstica incomodando os personagens e tambĆ©m quem estĆ” assistindo. Martin Freeman estĆ” ótimo como o fracassado Lester enquanto Billy Bob Thornton consegue se destacar como o temĆvel – e ao mesmo tempo engraƧado – Lorne. Talvez a Ćŗnica parte nĆ£o tĆ£o acertada foi o sotaque dos personagens que era um elemento forte no filme e que na minissĆ©rie aparece pouco com um “Yah” vez ou outra.
[column size=”3-4″]
[skillbar title=”RESULTADO: Aclamação Universal” level=”98″]
[/column]