Mix de Opiniões: o que achamos de 11.22.63

O Hulu, plataforma de streaming como o Netflix, resolveu apostar suas fichas em uma adaptação que tinha tudo para dar certo ou tudo para dar errado. Aparentemente, a aposta foi certeira.

Continua após as recomendações

Criada por Bridget Carpenter, que tinha no currículo o roteiro de alguns episódios de Parenthood e Friday Night Lights, 11.22.63 é a adaptação do famoso livro de Stephen King, que no Brasil recebeu o nome de Novembro de 63.

Na série, o professor do ensino médio Jake Epping (James Franco) viaja de volta no tempo para prevenir um dos mais famosos eventos da história, o assassinato do presidente John F. Kennedy. Porém, sua missão é ameaçada por Lee Harvey Oswald, pelo próprio passado que não quer ser modificado e pelo fato de ele se apaixonar.

Continua após a publicidade

 

james-franco 11.22.63

 

Nossos colaboradores se uniram para assistirem e comentarem a estreia da série e você confere agora no nosso Mix de Opiniões o nosso parecer final.

Lembrando para quem não conhece… No Mix de Opiniões, cada colaborador, além de fazer sua mini crítica, escolhe uma nota, entre 0 e 100, para qualificar o objeto de debate, de acordo com o quadro a seguir:

 

tabela-mix-de-opinioes

 

 

Matheus-mix-opinioes[Matheus Pereira, colaborador do Mix]: Quando alguém anuncia uma adaptação de um livro de Stephen King o medo e a dúvida surgem imediatamente. Levar o texto do autor às telas sempre foi tarefa difícil e poucos, muito poucos, foram capazes de fazer um trabalho realmente bom. Frank Darabont, por exemplo, é um dos que melhor adaptaram a obra do escritor, isso porque o roteirista e diretor entendeu que é preciso respeitar e ser fiel ao texto original para tudo dar certo. É o que acontece com 11.22.63. Os roteiristas entenderam que seguir o romance com certo grau de fidelidade seria o melhor caminho. Novembro de 63 – o livro –, afinal, é tão bom que não precisa de mudanças. Assim, a nova minissérie do Hulu é um grande acerto. Fiel aos personagens, às ideias e aos detalhes, o programa se sai muitíssimo bem praticamente todos os sentidos: a recriação de época é impecável e James Franco está perfeito no papel principal. Destaque, também, para Chris Cooper, como o dono da lanchonete que leva Jake e o público para o passado, explicando cada detalhe da empreitada. O primeiro episódio é excelente e tem um ótimo ritmo ao longo de seus 90 minutos. Mas já deixo aqui a opinião: não renovem o projeto para mais temporadas. Sim, é um bom programa; sim, tem muito potencial. Mas 11.22.63 tem o tipo de história que deve ser contada por um tempo limitado. Se esticar estraga, embaralha e perde o sentido. Esperemos então que o Hulu nos entregue uma experiência completa e fechada, que pense na qualidade, e não na audiência.

 

 

mix-opinioes-carol[Carol Marques, colaboradora do Mix]: Eu já estava esperando essa série desde quando foi anunciada, mais pelo enredo e pelo James Franco do que pelo King, porque esse me lembra Under the Dome e isso foi um trauma (quero reembolso de tempo). 11.22.63 é aquele tipo de ficção que te deixa interessado do começo ao fim, naquela vibe de armário que vai pra Nárnia, tomamos esse caminho adulto, onde uma pessoa pode voltar em um dia específico do tempo e viver lá, mudando as coisas. O piloto já foi bem forte, percebemos que tudo o que Jake modifica causa algum dano para alguém próximo. É uma série rica em história, sentimentos e principalmente referências. Figurino e fotografia arrasando e todos apreensivos para ver se Jake segura a onda ou se ele não está dando atenção ao efeito borboleta. Onde toda ação mal calculada tem sua reação, será o objetivo principal de impedir a morte de Kennedy será alcançada? Um homem vale todo esse esforço? Super feliz com essa maré de boas adaptações de livros, unindo duas paixões.

 

 

Amanda-Mix-de-Opinoes[Amanda Moés, colaboradora do Mix]: Não é a primeira série baseada em um livro, muito menos um livro de Stephen King, e duvido que será a última, mas 11.22.63 já tinha um hype natural antes mesmo da premiere e ainda mais depois desse piloto. A abertura é uma mistura de séries de investigação com um toque direto de Stephen King, escritor do livro em que é baseado e um dos produtores. Jake Epping, personagem de Franco, é o clássico professor com uma vida ordinária, com clássica amizade com alguém, Al Templeton, que o mostra como ir para o passado. A primeira hora, é bem corrida e com todos os fatos acontecendo entrelaçados e Jake se adaptando tão bem graças as dicas que recebeu de Templeton. A ironia fica por conta do próprio passado, que faz o possível para não ser modificado, uma espécie de inimigo natural de Epping e do que ele foi fazer. James Franco, além de produtor, é o ator principal e parece se adaptar muito bem ao personagem. Como Templeton avisa, o passado pode revidar e isso que ele faz perto do final do episódio, então a cativante história do aluno de Epping chama atenção e vira a motivação para ele continuar no passado, se deve ou não ajuda-lo. Como vemos na série, a influência da morte de JFK vai até hoje, e é um dos assuntos mais não superados pela população que tinha uma fé grandiosa no presidente. Essa abordagem aplica um tom ainda mais instigante para a série, que tem tudo para fazer um “evento” grandioso.

 

[skillbar title=”RESULTADO: Aclamação Mundial” level=”88″]

 

Recomendamos portanto este piloto, e claro queremos saber sua opinião. O que achou da estreia?

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=NXUx__qQGew[/youtube]

1 comentário

Adicione o seu
  1. Avatar
    lucas_santtos 23 fevereiro, 2016 at 10:53 Responder

    A série me ganhou rapidamente com esse piloto. Fui ver com um certo receio porque ando meio com medo dessas adaptações, mas olha, os noventa minutos de episódios foram de uma agilidade que quando terminou fiquei aqui, querendo mais, porque já estava totalmente apaixonado por aquilo tudo. Ambientação está ótima, o elenco também, aliás, James Franco me impressionou muito. Estou contigo Matheus sobre a ideia de que a série não deva ser renovada, acho que uma única temporada é o suficiente e pode fechar toda a história da melhor maneira.

Post a new comment

Tags 11.22.63