Mix Lista: 7 séries atuais que os fãs dos anos 1980 precisam assistir

Imagem: FX/ABC/Divulgação

Ah, os anos 1980… Uma década que deixou saudade. E, por conta desse saudosismo, é uma década que é lembrada e revivida até hoje. Prova disso é que esse momento vive sendo usado como plano de fundo para muitas séries de TV.

Atualmente, os anos 1980 têm sido a principal escolhe de autores para contarem histórias de superação, evolução, opressão, entre outras.

Pensando nos amantes de tal década, resolvemos fazer uma listinha de 7 séries que abordam a temática dos anos 1980, direta ou indiretamente. Certamente, você vai voltar no tempo ao maratona-las. Confira.

 

1 – The Americans

The Americans é ambientada nos anos 80, durante a Guerra Fria. A trama mostra um casal de espiões russos que viveu décadas como americanos comuns no subúrbio de Washington. Recrutado ainda jovens, aprenderam de tudo para se passarem por americanos. Na terra do Tio-Sam, se casaram e tiveram filhos americanos. E assim, passam anos disfarçados atendendo missões para a URSS. Além disso, o clima de incerteza e desconfiança da Guerra Fria, nos anos 1980, ajuda a embalar essa trama intrigante, e certamente é um prato cheio para quem gosta desses dois ingredientes. Aqui no Brasil está disponível no Fox Play Premium.

Imagem: Divulgação/FX

2 – The Goldbergs

Inegavelmente, essa é uma das melhores séries da atualidade que juntam a cultura pop e os anos 1980. The Goldbergs é produzida por Adam Goldberg, que narra as histórias de sua infância no subúrbio dos Estados Unidos. Com uma câmera na mão, ele vive narrativas que dá orgulho para qualquer fã de Star Wars, John Hughes, Duran Duran ou qualquer outro ícone ligado aos anos 1980. Infelizmente, a série não é transmitida oficialmente no Brasil por nenhum canal, embora seja uma trama que recomendamos.

Resultado de imagem para goldbergs

Imagem: ABC/Divulgação

3 – Wet Hot American Summer

A série é derivada do filme de mesmo nome, que fez muito sucesso em 2001. Com diversos astros e estrelas como Bradley Cooper, Paul Rudd e Amy Poehler, o filme é uma paródia direta aos clichês que recheavam os filmes da década de 1980, incluindo atores mais velhos interpretarem personagens mais novos. Situado em um acampamento de verão, o filme faz piadas exageradas o tempo todo, e a série buscou exatamente essa essência. No longa, o público vivencia o último dia do acampamento, enquanto na série, o primeiro. E o melhor: com todo o elenco original. As duas temporadas estão disponíveis na Netflix.

Imagem: Netflix/Divulgação

4 – Stranger Things

Stranger Things é uma dos maiores sucesso da Netflix. A série se passa na década de 1980, e possui grande influência cultural da época. Desde a trilha sonora, até as inúmeras referências a obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King, considerados as grandes inspirações dos irmãos Duffer para a realização do projeto. Na trama da primeira temporada, um garoto desaparece misteriosamente na pequena cidade de Hawkins, Indiana, e faz seus amigos partirem por sua busca, que, no caminho, encontram uma estranha garota com poderes telecinéticos. Enquanto isso, a segunda temporada, intitulada Stranger Things 2, se passa um ano depois. Além disso, lida com as tentativas dos personagens de retornar à normalidade e as consequências acarretadas pelos acontecimentos da primeira temporada.

Imagem: Netflix/Divulgação

5 – This Is Us

Embora This Is Us não trate exclusivamente da temática dos anos 1980, ela usa dessa década para ambientar parte de sua história. É que a série utiliza de múltiplas “linhas de tempo”, e alguns dos personagens protagonistas estão vivendo na década em questão. Assim, prepara-se para ver muito da moda dos anos 1980, músicas e costumes, servindo de pano de fundo para uma trama emocionante. Além disso, a série é um drama familiar de primeira.

Imagem: Divulgação/NBC

6 – GLOW

GLOW é uma série da Netflix que é, exclusivamente, ambientada nos anos 1980. E ela usa e abusa do exagero da década, ao tratar de um programa de TV que colocava atrizes para lutarem entre si. Todas as atrizes estavam em um momento ruim de suas vidas, sem trabalhos ou desvalorizadas. É quando surge a audição para o Gorgeous Ladies of Wrestling (GLOW). Uma série que utiliza do humor para tratar de assuntos sérios. Dentre eles, aborto, o protagonismo feminino, desigualdade de gênero, entre outras…

Imagem: Netlfix/Divulgação

7 – Pose

Criada por Ryan Murphy (American Horror Story), Pose é garantia de uma trama envolvente. Ela é uma série incubida de tratar de um assunto específico dos anos 1980, os bailes dados por LGBTs. Embora fosse uma comunidade excluída em Nova Iorque, a série mostra suas ambições e lutas. Além disso, ela destaca as disputas pelas quais as “Casas” constituídas por esse grupo travava em troco de troféus e reconhecimentos, uma das outras. No Brasil, a série está disponível no Fox App.

Imagem: FX

 

Leia também: 7 séries que estrearam na Netflix em 2018 que você precisa assistir

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.