Mix Music: Temas de Aberturas de Sitcoms

Continua após as recomendações

O Mix Music de hoje escolheu fazer diferente e, no lugar de analisar uma trilha sonora específica, resolvemos eleger músicas que se popularizaram por serem temas de abertura de sitcoms que marcaram a história da televisão mundial. Para tanto, alguns critérios foram pensados para que pudéssemos construir uma lista coerente.

Continua após a publicidade

Mas antes, uma definição do que é sitcom. A palavra é originada da expressão da língua inglesa “situation comedy”, em português “comédia de situação”, e o formato diz respeito a narrativas mais simplórias e cômicas que geralmente são ambientadas em locais domésticos e/ou de trabalho, podendo ter como protagonista um único personagem ou um grupo, nais quais não há grandes desenvolvimentos dramáticos (aqui se fala não no drama em oposição à comédia, mas no desenvolvimento de tramas e personagens).

Dentre as sitcoms existem duas subcategorias: as sitcoms de múltiplas câmeras e as sitcoms de câmera única. As primeiras são aquelas produções que muitas vezes se confundem com as demais comédias por sua direção, montagem e até mesmo pelo uso de locações reais. Um exemplos mais recente é Unbreakable Kimmy Schimdt e outra já há mais tempo no ar é Modern Family. Já as sitcoms de múltiplas câmeras são aquelas produzidas quase que em sua totalidade em estúdios e chegam a montar falsas cenas externas. As ações são encenadas como se em um teatro, com a presença de plateia e tudo. São aquelas com as risadinhas de fundo quando rola uma piada ou uma situação inusitadas. Exemplos clássicos desse tipo de sitcoms são Friends, Seinfeld, enquanto um mais recente fica por conta de 2 Broke Girls The Big Ben Theory.

Aliás, esses últimos exemplos citados poderiam muito bem compor a lista que criamos, mas se fôssemos colocar todas as séries não sairíamos daqui. Infelizmente. E isso nos leva a um outro dos critérios aqui utilizados: tentou-se fazer um apanhado das comédias de situação ao longo dos últimos 25 anos. Por que esse número? Porque se pensa que o acesso a essas produções dentro desse recorte temporal esteve mais facilitado com o advento da tecnologia e do amplo aporte que a internet traz.

Outro critério ficou por conta da preferência por músicas que tivessem letra (para a gente cantar junto, é óbvio!). O tempo reduzido das sitcoms, posto que a maioria fica na casa dos 20 minutos de duração, e a necessidade de uma trama ágil e muito verborrágica costumam excluir a inserção de canções ao longo do episódio. Inclusive, há sitcoms que nem chegam a ter músicas executadas em seus episódios. Ademais, há uma predisposição a se optar por músicas instrumentais para embalarem as aberturas das comédias de situação. Modern Family é um duplo exemplo.

Ao que não nos ativemos foi a originalidade das canções escolhidas. Justamente porque há casos em que a canção foi especialmente desenvolvida para ser a música tema daquela sitcom e expõe muito sobre seu enredo, como é o caso da já citada Unbreakable Kimmy Schimdt The Fresh Prince of Bel-Air.

Partindo dessas considerações, então, elencamos 10 temas de aberturas de sitcoms e como temos que valorizar a terrinha dividimos essa lista em produções nacionais e internacionais. Vem conferir essa lista – super difícil de construir, por sinal! Aposto que muitas lembranças engraçadas surgirão na memória.

TOP 10 TEMAS DE ABERTURA DE SITCOMS

1) “I’ll Be There For You” – The Rembrandts (Friends, 1994 a 2004)

Não começar esta lista por Friends seria quase um ultraje! A música tema de uma das sitcoms mais famosas da história da televisão embalou a abertura das 10 temporadas, e retratou bem o clima de companheirismo compartilhado entre os seis jovens amigos. Ah, e ela ganhou um videoclipe com a participação do elenco.

2) “Everywhere You Look” – Jesse Frederick (Full House, 1987 a 1995 )

Os Tanners e cia invadiram as telas no final dos anos 80 e conquistaram nossos corações. “How rude” seria se deixássemos esse hino à família de fora? Ela é tão emblemática que quando a Netflix nos trouxe Fuller House ela nos trouxe junto uma nova versão da música tema, agora na voz de Carly Rae Jepsen.

3) “Boss of Me” – They Might Be Giants (Malcom in The Middle, 2000 a 2007)

Lá no início dos anos 2000, éramos apresentados a uma das famílias mais disfuncionais da televisão. Muitos anos antes da leva de sitcoms sobre família que viria no final da década e renovando o estilo dos que já haviam sido produzidos, os Wilkersons nos presentearam com momentos memoráveis e só de ouvir esse tema de abertura vários desses momentos vem à mente.

4) “The Fresh Prince of Bel-Air Theme Song” – DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince (The Fresh Prince of Bel-Air, 1990 a 1996)

A estreia do meio rapper, meio ator numa série meio biográfica, meio ficção nos deu umas daquelas músicas que se quer aprender de cabo a rabo durante a abertura. Ah, e o The Fresh Prince da composição é o próprio Will Smith.

5) “Handbags and Gladrags” – Big George (The Office/UK, 2011 a 2013)

A canção de Big George foge um pouco da regra de que os temas de abertura de sitcoms têm que ter uma pegada alto astral. Aliás, vide a sátira implícita carregada de marasmo em The Office, a música tema não poderia ser menos melódica.

6) “Toma Lá, Dá Cá” – Eduardo Dusek (Toma Lá, Dá Cá, 2007 a 2009)

A música deu o nome a sitcom ou foi um acaso da criação? Não sabemos. Mas que a canção interpretada por Eduardo Dusek marcou e embalou as noites, por três temporadas, com os moradores do Jambalaya isso temos certeza. É um daqueles casos em que parece que aquele grupo de personagens foi extraído da canção.

7) “A Grande Família” – Dudu Nobre (A Grande Família, 2001 a 2014)

A ode à movimentada e agitada família Silva ganhou uma nova roupagem com o remake da sitcom dos anos 70 e ganhou os lares brasileiros pelo nível de identificação com a letra. Durante os 13 anos em que foi exibida, “A Grande Família” foi gravada por três vozes diferentes: Dudu Nobre (a mais famosa e logenva),  Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho.

8) “Doida Demais” – Lindomar Castilho (Os Normais, 2001 a 2003)

Quem é normal? Quem é doido? Ao longo de suas três temporadas, Vani e Ruy ajudaram a formar o caráter de muita gente por aí e o resgate da canção de Lindomar Castilho não poderia ter casado melhor.

9) “Entre Tapas e Beijos” – Banda Calypso (Tapas & Beijos, 2011 a 2015)

Banda Calypso interpretando uma das canções mais famosas de Leandro & Leonardo, composta por Lindomar Castillho, já era motivo certo de uma boa combinação. Adicione essa mistura a uma sitcom com Andrea Beltrão e Fernanda Torres trabalhando numa loja de vestidos de noivas e passando por várias no envolvimentos amorosos. Apesar do enorme sucesso do Calypso, Sidnei Magal assumiu os vocais da música tema nos dois últimos anos da comédia.

10) “Dona da Banca” – Aleh (A Diarista, 2004 a 2007)

Cláudia Rodrigues e sua Marinete foram a dona do jogo, da banca e de nossas semanas por quatro temporadas ao trazer suas inúmeras peripécias da vida de diarista. “Dona da Banca” tem arranjos mais populares e carrega consigo um quê de swing para aguentar os trancos do dia-a-dia da trabalhadora.

Tags Mix Music
Melina Galante

Melina Galante

Produtora e realizadora audiovisual, no momento em processo acadêmico. 99% seriadora com aquele 1% noveleira. Divide as fases da vida em Buffy, a Caça-Vampiros, Gilmore Girls e Grey's Anatomy. Sua menina dos olhos, porém, é Penny Dreadful. No Mix de Séries escreve as reviews de Modern Family, Orange is the New Black, Scandal e o que vier.

No comments

Add yours