MixDiscussão: Star Trek é a melhor série nerd de todos os tempos

Semana passada a CBS divulgou um teaser trailer de sua nova série baseada na franquia Star Trek (Jornada nas Estrelas aqui no Brasil), aproveitando também o dia do Orgulho Nerd a MixDiscussão da semana trás algumas reflexões para você se convencer de que Star Trek é a melhor série nerd de todos os tempos.

 

 

Continua após a publicidade

Ao contrário de sua franquia rival, Star Trek dedicava-se em retratar as explorações da tripulação de uma nave. Isso facilitava para a apresentação de conceitos de Filosofia e Política, tornando o roteiro muito mais engenhoso e cheio de discussões futuras. A série toda era um gancho para te fazer pensar em questões apresentadas a cada final de episódio. Ao contrário das séries atuais, Star Trek nunca precisou de um grande cliffhanger.

 

 

Star Trek estabeleceu-se na cultura pop em 1967, desde então várias expansões foram realizadas em seu universo.  São 5 seriados de sucesso, vários filmes, jogos, quadrinhos e mais de 200 livros já lançados. Tudo isso começou da cabeça extraordinária de Gene Roddenberry e mantém sua marca entre as criações de ficção científica mais importantes do mundo.

 

 

O seriado conseguiu levar para televisão cientistas importantes como Stephen Hawking que fez uma participação no seriado e Isac Asimov que foi consultor científico da franquia. Um dos ônibus espaciais mais famosos da Agência Aeroespacial Norte-Americana foi chamado “Enterprise”, nave da tripulação original do show. Marthin Luther King também convenceu a atriz Nichelle Nichols a permanecer no papel de Uhura e a fazer história sendo a primeira mulher negra na linha de frente de um seriado americano.

 

 

Star Trek nunca foi uma série sobre naves, alienígenas ou guerras espaciais, a sociedade era o seu grande alvo. Algo parecido com que Douglas Adams fez em sua obra, as discussões antropológicas foi o motivo de todo o sucesso da trama. Claro que o misto com a ficção científica foi positivo para o programa, mas o fundamental em Star Trek é o ser humano e as suas descobertas.

 

 

O show coleciona coleciona referências em séries como Os , Futurama, South Park, The Big Bang Theory, Community e muito mais. Além do Klingonês ser o segundo idioma fictício mais falado no mundo, perdendo apenas para o Esperanto.

 

 

Não vamos adentrar a rixa com Star Wars ou com Doctor Who, Star Trek é a melhor série nerd de todos os tempos porque arrastou milhares de fãs para frente da TV e foi a percursora em dar voz aos nerds que antes eram apenas os excluídos na escola. Quer você queira ou não, Star Trek fez história na televisão.

Avatar

No comments

Add yours